Como é o exame de corpo de delito?

Por  |  12 Comentários

Na verdade a pergunta correta seria: como são? Já que na verdade existem seis os tipos de exames de corpo de delito. Os exames são feitos pelo legista, que é um médico do Instituto Médico Legal (IML). Infelizmente eles têm tido cada vez mais trabalhos, já que com nossas leis obsoletas a violência domina praticamente todas as cidades brasileiras. O legista é um médico como um clínico geral por exemplo, só que ele passou por um concurso e desenvolveu habilidades para examinar informações corporais.

Qual dos seis exames será feito, depende do caso. O IML realiza o procedimento em pessoas vivas e mortas (necropsia). Em vivos, pode ser feita tanto no criminoso quanto na vítima.

Lesão corporal

É feito quando envolve um episódio de violência e classifica em que ponto a integridade física foi afetada. A vítima relata o ocorrido e o legista procura sinais que comprovem ou não o que foi dito.
Se num acidente, um osso foi quebrado, o legista verifica o quanto essa fratura impossibilita os movimentos da pessoa.

Exame de imputabilidade penal

Para avaliar se o acusado é ou não, capaz de responder pelo crime que cometeu. Pela lei, uma criança não pode responder por um crime, porém se o crime foi cometido contra uma criança, o exame também é realizado para incriminar o agressor. Exames psiquiátricos também são válidos para se considerar a imputabilidade.

Embriagues

Além do bafômetro, que mede a quantidade de álcool no sangue (mas não determina se a pessoa está ou não embriagada), são feitas perguntas passíveis de reações exaltadas pelo médico legista para a avaliação emocional. Após esta fase, passa-se para testes de equilíbrio.

Violência sexual

Exame composto por três pontos: sinais de violência (no corpo de quem sofreu a agressão), presença de material genético masculino e, se a vítima for uma mulher, diagnosticam a possibilidade de gravidez.
Nestes exames, o legista é especialista em ginecologia.

Exame psiquiátrico

É realizado para saber se quem cometeu o crime estava sob influência de drogas ou para avaliar uma pessoa fora de seu estado normal. O legista neste caso é um especialista em psiquiatria. Os trabalhos podem ser iniciados por um psicólogo.

Exame cautelar em detentos

Feito por precaução para a verificação de lesões recentes no preso. O legista examina se a integridade física do indivíduo foi mantida durante seu transporte a caminho da delegacia, tribunal ou em uma transferência de presídio, por exemplo. É realizado sempre que os presos entram e saem da prisão.

Fonte: Centro de Exames, Análises e Pesquisas do IML

Paulistano, atuou como designer de 1993 a 2008 quando começou o Curiosando, onde aborda diversos temas, além da cobertura do Miss Brasil desde 2010.

12 Comentários

  1. Thiago

    1 de outubro de 2013 at 1:14 AM

    Como o legista exame se alguém jogou àlcool sobre outro, como uretra e olhos? E que competência tem ele para afirmar que uma tumefação ou lesão foi infligida pela própria pessoa ou outra?

  2. cauane

    31 de julho de 2012 at 1:37 PM

    quero sabre como vais o corpo de delito

  3. roberio

    23 de maio de 2012 at 2:51 PM

    Meu primo descutiu km a mulher pq ele queria mas ela,ela n aceita o fim do relacionamento e provocou um ematoma nela ,e deu queixa dele e ate fez ensame corpp delito,o que ele tem q fazer e se de positivo?

  4. Roberta Melo

    28 de abril de 2012 at 4:10 PM

    Gostaria de saber mais sobre esse exame, pois tenho uma vizinha que colocava o filho dela para mim provocar, um certo dia ela me xingou e corri atrás dela para brigar, só que o filho dela veio pra cima de mim com dois cadeados grandes de portão nas mãos, eu sabendo que ele é de menor não encostei a mão nele, e uma outra pessoa puxou ele praticamente de cima de mim.

    Não houve nenhum tipo de agressão da minha parte, só que no outro dia fiquei sabendo que ela levou ele para fazer exame de corpo de delito, falando que eu bati no meninodela, como tenho processo contra eles por perturbação de sossego e por calunias, gostaria de saber um pouco mais sobre isso, pois tenho testemunhas de que não bati nele, sendo que depois da confusão ela que deu uns tapas nele dentro do quintal da casa deles.

    fico no aguardo.

  5. Juraci F. Souza

    17 de janeiro de 2012 at 10:10 AM

    Em caso de Idoso acamado e/ou internado em uma unidade de saúde por supeita de maus tratos, e os parentes de posse da solicitação de exame de corpo de delito feito por um delegado de polícia, como realizar o exame de corpo de delito se é impossível ou doloroso para o idoso desloca-lo até o IML, mesmo após uma eventual alta médica, após a qual o idoso permanecerá acamado em sua residência ou clínica de repouso ?

  6. ana paula

    12 de dezembro de 2011 at 4:06 AM

    oi boa noite meu nome e ana paula, e meu marido foi preso por pensao alimenticia qual o tipo de exame de corpo de delito fizeram nele obrigado

  7. cleiton.de.itaperucu

    15 de abril de 2011 at 7:57 PM

    oque significa instituto medico legal porque esse nome la os medicos sao legal

  8. MARCELO

    22 de setembro de 2010 at 1:10 PM

    ONDE NÃO PODE SER REALIZADO O EXAME DE CORPO DE DELITO?

  9. tony

    15 de abril de 2010 at 5:35 AM

    meu filho chegou da escola todo cheio de ematomas foi no colegio e eles falaram que ele ja estava desse jeito ou querendo tira sua responsabilidade por isso vou leva-ló para fazer o exame de corpo delito muito obrigado por suas explicacoes.

  10. Daiane

    6 de janeiro de 2010 at 2:58 PM

    pode a perícia detectar que a vítima foi agredida sem que no seu corpo não aporeça nenhum tipo se ematoma ou machucado.

  11. Doug

    22 de agosto de 2009 at 8:56 PM

    Muito lega gostei muito dessa explicações é bem interesante e lega.

    Vaelu e muito o brigado.

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>