Dicas para ajeitar a sua pequena área de serviço

Por  |  Comente

Pessoas que moram sozinhas ou dividem apartamento e não recebem mais todo o amor, carinho e conforto dos seus pais sabem o quão importante é a área de serviço para o bom funcionamento do lar. Tal local além de servir de espaço para lavar e secar roupas, também abriga os materiais de limpeza, baldes, vassouras, varal de roupas, entre vários outros itens importantes para a higienização e organização do seu querido lar. Os sortudos que moram em casas ou apartamentos grandes provavelmente possuem uma área de serviço com espaço para guardar tudo o que pertence à própria área de serviço, de modo prático e fácil, e até outros itens que não tem outro lugar melhor para serem guardados na casa.

Porém, hoje em dia, o normal é que as áreas de serviços sejam projetadas em um tamanho bem pequeno, com espaço apenas para o necessário (e olhe lá!), quando não são acopladas à cozinha. Então aqui vão algumas dicas para quem gostaria de organizar a sua pequena área de serviço de modo que ela se torne mais prática e funcional:

  • Tenha varal e prateleiras suspensos. Evitando acidentes com crianças e animais de estimação com os materiais de limpeza, não atrapalhando o trânsito na área de serviço e também deixando as prateleiras em menor contato com a umidade. Ganchos também são uma boa opção para pendurar alguma roupa ou pano.

Varal e prateleiras suspensos

  • O tanque de lavar roupas pode ser posicionado ao lado da máquina, assim ocupam o mesmo espaço na lavanderia.

Tanque de lavar roupas ao lado da máquina

  • Se tiver secadora uma opção é colocá-la acima da máquina de lavar para aproveitar melhor o espaço.

Secadora acima da máquina de lavar

  • Uma dica legal para quem quer otimizar o espaço na sua área de serviço é investir em uma máquina Lava e Seca, que como já diz no próprio nome, lava e seca as roupas, poupando o trabalho chato de estendê-las e de ter que esperar a sua secagem. A lava e seca também traz mais espaço à área de serviço, já que acima dela é possível colocar uma bancada de mármore ou granito (materiais resistentes à água).

Lava e seca

Na imagem eu separei a Lava e Seca Electrolux com capacidade para 10,5Kg de roupas e com entrada de água quente. Também separei a Lava e Seca LG com capacidade para 8,5 kg de roupas e 14 programas de lavagem!

  • Maquinas de lavar com abertura frontal também tem a vantagem de darem espaço para uma bancada na sua parte superior, como na foto a seguir:

Maquinas de lavar com abertura frontal

  • Lembre-se de que o piso não deve ser escorregadio, para evitar acidentes, e deve ser resistente à água. Deixe uma base de aproximadamente 10 centímetros para algum armário que estiver próximo ao chão, assim você evita que ele estrague com a umidade.

Piso não deve ser escorregadio e base para armário próximo ao chão

  • Tenha gavetas com divisórias etiquetadas.
  • Escolha tábuas dobráveis para passar as roupas, assim podem ser guardadas quando não estiverem sendo usadas.
  • Para guardar roupas sujas é melhor escolher tulhas ou cestos plásticos com passagem de ar, para evitar mofo na roupa.
  • Se a sua área de serviço for acoplada a cozinha, uma boa dica é colocar uma porta em vidro para dividir os dois ambientes.
  • Deixe a área de serviço sempre bem ventilada e prefira a iluminação com lâmpadas fluorescentes brancas e fortes.

Espero que eu tenha ajudado vocês com estas dicas! Se tiverem mais alguma, me mandem!

As imagens desse post foram retiradas dos sites Decorpad e Decoist.

Ela tem 20 anos e cursa o quarto semestre de Letras na UFRGS. Se interessa por todo o tipo de assunto e acha que não existem algo chato ou difícil de abordar. Atualmente é bolsista de letras e está se especializando na área de revisão e redação. roberta.laurence@gmail.com.

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>