10 perguntas para Helena de Castro Rios, Miss Pernambuco 2013

Helena de Castro Rios se define como: “De bem com a vida, apaixonada pelos mundos miss, da moda e da medicina; muito focada e disciplinada!”. Disse ainda: “não sei mais como me autodescrever [risos]“. Então eu completo: 20 anos, 1,74 m, extremamente simpática, belíssima, inteligente e fortíssima candidata à conquista do Miss Pernambuco 2013, onde representará a capital Recife. O concurso acontece de 11 a 18 de julho; com a grande final no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu. A vencedora, claro, garante vaga no Miss Brasil. Conheça um pouco mais da linda miss e futura médica:

Helena de Castro Rios

Helena de Castro Rios

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

HELENA DE CASTRO RIOS: Sempre assisti com meus pais o Miss Brasil e o Miss Universo. Mas a ideia de ser miss só veio ano passado, quando minha prima foi ao certame do Miss Pernambuco. Ela disse que queria me ver lá em 2013, e a partir daí o sonho começou a brotar. Desde então busquei perder peso, melhorar meu físico e procurar um coordenador municipal. Em janeiro deste ano achei o contato do pessoal do Miss Recife e as coisas começaram a acontecer.

2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

HELENA: Acho que esse estereótipo ainda existe. Mas cada vez mais, as meninas vêm provando que podem derrubar essa ideia distorcida. Uma pessoa que trabalha com sua imagem pode sim ser culta, e deve ser! Afinal, a beleza padronizada é efêmera, e a grande maioria das pessoas que trabalham com sua imagem tem consciência disso e cursam faculdade já pensando no futuro. Não tem como dizer que uma pessoa que planeja o seu amanhã é burra.

3. Como é a preparação de uma candidata para um concurso da grandeza do Miss Pernambuco? E aproveitando a pergunta, precisou mudar a alimentação, deixando de lado coisas que adora?

HELENA: A preparação é intensa. São muitas reuniões com a coordenação, correria atrás de patrocinadores, estudo de passarela e de como se portar e vestir como uma miss. Há também os cuidados com o corpo e alimentação. Mudei muitos hábitos de vida na preparação. Tive que me forçar a ir pra academia no início. Hoje, malhar tornou-se o meu momento de descarregar a tensão. Com relação à alimentação, fechei a boca mesmo! Cortei muita coisa da minha dieta, mas os resultados me motivam e mostram que o esforço vale a pena. Por fim, acho que o principal a ser preparado numa candidata a miss é a mente. Aqui no meu estado serão 27 meninas, e apenas uma vai levar a coroa; é preciso ter muita maturidade e respeito ao longo do concurso, pois todas nós compartilhamos o mesmo sonho. Temos que estar preparadas para o sucesso, bem como para lidar com resultados inesperados.

Helena Rios

4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e jurados ou a competição com as outras candidatas?

HELENA: Para mim, a competição é mais difícil. Imagina o que é um monte de meninas sonhando com a mesma coroa juntas 24 horas por dia, durante uma semana! Não tem como não surgir uma tensão.

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

HELENA: Com certeza. Estou no segundo ano do curso médico. Assim que me formar, meu foco será exclusivamente a medicina.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

HELENA: Como meu tempo livre é bem reduzido, gosto de curtir esses momentos com minha familia, meu namorado e meus amigos. As saidinhas noturnas se tornaram menos frequentes; ultimamente tenho preferido fazer programas mais caseiros quando não tenho nenhum compromisso ou pendência. Acho que foi só isso o que abdiquei.

Helena Rios

7. É difícil controlar o ciúme do namorado, por conta das fotos e desfiles?

HELENA: Pra ser sincera, não tive muitos problemas com meu namorado. No início da preparação, ainda com o Miss Recife, a gente sentiu um pouco porque o concurso exigia que treinássemos todos os domingos, e assim foi durante três meses. E é justamente no fim de semana que temos tempo pra ficar juntos. Mas tudo se resolveu apenas com conversa e esa fase mais intensa se foi. A gente tem uma relação muito firme, confiamos um no outro. Sempre tento levá-lo comigo para meus compromissos de modelo e miss para que ele veja que não tem nada demais, e isso o tranquiliza.

8. Quem é sua inspiração e por quê?

HELENA: No mundo miss, adoro a Priscila Machado. Acho incrível a presença dela na passarela, a confiança que ela passa é invejável.

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

HELENA: Minha mania é cuidar da pele! Esfolio e hidrato a pele bastante, tanto a do corpo quanto a do rosto. Ando sempre com protetor solar ao menos no rosto, além de usar outros produtos dermatológicos. Pra mim, uma pele bem cuidada esbanja saúde! Fora isso, ando sempre com rímel.

10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

HELENA DE CASTRO RIOS: Meninas, não desistam dos seus sonhos! Se ainda não tiverem idade para entrar nesse mundo, esperem um pouco. E quando for para tentar, façam tudo direitinho para que dê certo. Se empenhem, cuidem do corpo e da mente, pois somos de fato muito cobradas quanto ao perfil exigido. Família ao lado é sempre fundamental, pelo menos no início da trajetória, para não nos perdermos no meio do caminho. Mesmo que você não vire uma top model ou Miss Brasil, a experiência adquirida fica na memória para sempre.

Helena Rios

Comentários

  1. Nicette Muniz diz

    Se Helena não ganhar em PE nem vou ver o Miss BR pq não quero passar vergonha de novo. Apesar de que ano passado a Paula foi roubada e merecia estar naquele Top 10 ridículo. Mas Helena é muito mais linda, tem q ganhar.

  2. Raul Flausino diz

    Helena é a mais linda até o momento, inclusive das que já estão eleitas para o Miss Brasil. Acredito que este ano o Miss Brasil vai vir para a região Norte ou Nordeste pq o Ceará vai eleger Mariana e o RN elegerá Cristina, que formarão o top 3 com Helena. Paraná e SC correm por fora e até podem surpreender. SP tb vai forte e Minas claro, é a dona da casa. RS este ano sem chance.

  3. Beth Nébias diz

    Ótima entrevista Helena!!! Mostra o nível que você se encontra: altíssimo! O fato de uma estudante de medicina, que ama esta carreira como vc bem disse, se decidir por concorrer ao Miss Pernambuco é a maior prova de amor ao estado em que nasceu. E será um orgulho muito grande pra nós torcermos por você no miss brasil. :-)

  4. Rosangela Maia diz

    AAAiiiiiinnnnnn q fofa!!!! É linda demais!! Rezo para ser representada por ela no Miss Brasil por favor senhores jurados não inventem!!!

  5. Ismael Santos diz

    Acredito que Helena Rios ficará de mãos dadas com Étila Santiago ou Samantha Diniz ou Gabi Cordeiro. E a chance dela vencer seja quem for passa dos 80%. Os outros 20 são gosto pessoal de jurados, que espero tenham bom gosto. hauhauhauhau

  6. Ivete Britto diz

    Helena é minha Miss Brasil, essa menina tem a beleza necessária para representar nosso país na Rússia e além disso é inteligente demais!! Vi uma matéria sobre ela que contou que além de cursar medicina ela havia passado no vestibular em três ou quarto faculdades e uma delas em primeiro lugar. Beleza e inteligência é a combinação perfeita para uma Miss Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *