A modelo e futura jornalista Jéssica Dantas Vieira, 20 anos de idade e 1,72 de altura, entrou recentemente para o mundo miss e de cara conquistou o título municipal e o direito de disputar o Miss Espírito Santo 2013, concurso de beleza mais importante do estado que vale uma vaga no Miss Brasil Universo. Organizado pelo Shopping Mestre Álvaro, a direção artística do Miss ES 2013 é da Ragazzo Model Management, representada pelo agente de modelos Alexandre Siqueira. O evento acontece em 26 de junho às 19h, na Praça de Eventos do shopping (entrada gratuita). Conheça mais sobre a linda:

Jéssica Dantas Vieira

Jéssica Dantas Vieira

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

JÉSSICA DANTAS VIEIRA: Tudo começou em meados de 2010, quando fiz alguns trabalhos como modelo para amigos. Nada muito profissional, sempre encarei como uma diversão, algo que me fazia (e faz) bem – realmente um hobby. Desde então outros convites foram surgindo e, com o passar do tempo, fui me apaixonando ainda mais pelo mundo da moda, dos desfiles e de todo esse universo fashion. Nunca havia imaginado ser miss algum dia! (a nós mulheres, isso sempre parece muito distante da realidade, algo que envolve perfeição demais para “qualquer pessoa”, e por isso nunca me senti diferente – ou melhor do que alguém, imaginava que essas coisas não dariam certo para mim). Mas foi exatamente no final do ano passado que, ainda em tom de brincadeira, disse a uma amiga que aceitaria participar do concurso de Miss do nosso município (Venda Nova do Imigrante) caso ela também participasse de um outro concurso super tradicional do Estado. Ela topou, e restou a mim encarar o desafio [risos]. 
Foram algumas semanas de preparação até o grande dia, conheci muita gente bacana, participei de eventos bem legais, e o melhor de tudo: fiz novos ótimos amigos, e como se não bastasse tanta coisa boa, ainda levei o título para casa. Foi maravilhoso, uma sensação indescritível, não tinha noção de como seria a repercussão do resultado, e sem dúvida alguma, foi muito mais do que eu esperava.

2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

JÉSSICA: Sim. Várias pesquisas indicam que, atualmente, as mulheres possuem maior nível de escolaridade e especialização que os homens, e também desempenham grandes cargos nas empresas e repartições. No entanto, ainda sofrem algum tipo de preconceito – seja ela de gênero (pelo simples fato de ser mulher) ou por remuneração desigual.

Se falamos de preconceito e subestimação a esse nível, imagine quando se trata de mulheres que trabalham com elementos ligados à vaidade e ao consumo?! 
Beleza e inteligência não são pares opostos que se repelem, podem sim coexistir muito bem e tornar uma pessoa ainda mais interessante.

3. Como é a preparação de uma candidata para um concurso da grandeza do Miss Espírito Santo? E aproveitando a pergunta, precisou mudar a alimentação, deixando de lado coisas que adora?

JÉSSICA: A preparação para um evento de tal grandeza, como é o caso do Miss Espírito Santo, exige uma dedicação maior da candidata no campo do emocional. 
Hoje em dia é ainda mais perceptível – com todos os aparatos tecnológicos, sobretudo as mídias digitais – que a exposição que enfrentamos, desde o momento em que assinamos a ficha de inscrição até o dia do concurso, é muito grande. Passamos por julgamentos todo o tempo, e vemos de tudo: desde lindos textos de apoio até comentários super maldosos, feitos por pessoas que nunca nos viram pessoalmente. 
Ainda em relação à preparação, no que se trata de treinamento físico ou coisas assim, acredito que sempre é válido. Mas devo confessar que quanto a isso sou um pouco displicente [risos]. Não malho, mas tenho muita vontade de fazer alguma atividade relacionada a dança… Infelizmente academia não é muito meu forte [risos]. 
Não precisei perder medidas, mas tenho buscado diminuir o consumo de doces diários (mas ainda não tive muito sucesso [risos]) e reduzir as frituras, pensando principalmente na melhoria dos meus hábitos alimentares.

Jéssica Dantas Vieira

4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e jurados ou a competição com as outras candidatas?

JÉSSICA: A convivência com as pessoas é algo mais fácil de lidar, sempre busquei agir de forma sincera e conquistar as pessoas com boas energias. Agora, a parte do contato direto com o público e com os jurados é um pouco mais difícil de administrarmos… A ansiedade, a atenção e todo o nervosismo são depositados em nossas ações, o que pode ser decisivo no desempenho na passarela.

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

JÉSSICA: Tenho buscado fazer isso. Curso o 5° período de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que é outra área em que sou plenamente feliz.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

JÉSSICA: Adoro estar com meus amigos, minha família e com meu namorado. Ir ao cinema, à bela região serrana do estado e passar uma tarde na praia são programas sensacionais para mim. Fotografar também é amor, hobby e profissão. [Risos]

Jéssica Dantas Vieira

7. É difícil controlar o ciúme do namorado, por conta das fotos e desfiles?

JÉSSICA: É um pouco difícil lidar com essa questão da exposição. Mas amar é saber aceitar as escolhas do outro e apoiá-las.

8. Quem é sua inspiração e por quê?

JÉSSICA: Em minhas atitudes busco me inspirar em pessoas próximas a mim. Meus pais e professores são grandes exemplos a seguir.

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

JÉSSICA: O truque que decidi compartilhar é um dos melhores que já conheci [risos]. Sabe quando a gente faz aquele penteado maravilhoso que para ficar perfeito precisa finalizar com pomada ou muito spray fixador? Até aí tudo bem, eis que no final da festa ou do evento a gente precisa voltar ao normal e desembaraçar o cabelo… Aí começa o sofrimento [risos]. 
A dica é lavar o cabelo primeiramente com condicionador, desde a raiz. É instantânea a facilidade para deixar o cabelo normal outra vez. 
Para terminar, basta lavar o cabelo normalmente e estará prontinho para outra.

10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

JÉSSICA DANTAS VIEIRA: Corram atrás de seus sonhos, não levem tão a sério o que falam as pessoas que não sabem do seu potencial. Acredite em você, tenha fé, princípios e persistência. Não se submetam a tudo que for sugerido para conseguir os “15 minutos de fama” e, principalmente, não pensem que um “não” dito a vocês é o decreto final de uma carreira. 
É isso, meninas e meninos! Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre mim. Beijos

  • Raphaela Netto

    Só depende de você. Mostre sua beleza e controle o nervosismo que a coroa é tua e de mais ninguém.

  • Claudio Sullivan

    Bela moça heim

  • THARLLEN

    MERECE GANHAR! AMO JÉSSICA! LINDA DE MATAR!

  • Sofia do Prado

    Mulherão! Nas primeiras fotos me lembrou Luciana Gimenez quando nova. Linda mesmo.

  • Angela Guerra

    Beleza natural, beleza de verdade. Apoiadíssima!!

  • Dani Moraes

    Porte certo para o Miss Brasil. Gostei d+

  • Lucas Nakao

    Essa é linda!!

  • Márcio Marinho

    Traços lindos, uma beleza primorosa, e além de tudo isso demonstrou ser culpa e gentil.

  • Linda , inteligente.. uma Miss completa…

  • Jociele Vilela

    Vai com tudo Jéssica que você merece todo este sucesso. Bjs

  • Sarah Alves

    Absolutamente showwww!!!!! Adorei!!!! Linda e super simpática!!! É ESSA!!!! Miss ES UNIV 2013!!

  • JONATHAN CASTRO

    W-O-W!!!!!!!!!!! GATÍSSIMA!!!!!!

  • Roberto Napoli

    Muito boa entrevista.

  • Priscila

    Jéssica, parabéns pela beleza e postura impecáveis… Boa sorte e muito sucesso!!!

  • Marieli Pelosi

    Amei a entrevista !! Maravilhosa por fora e por dentro !!

  • Lucas Barioni

    Gente o ES é a prova que o sudeste é um celeiro de mulheres lindas, o que são esas misses??? começando pela Jéssica, Larissa e Anne. Esse é o meu top3.

  • Lívia Santos

    Espírito Santo está de parabéns. Trouxe meninas lindas e com atitude. Jéssica sabe se impor e levará o estado para o lugar mais alto no Miss Brasil. Tomara que a elejam.

  • Luiza Pereira

    Arrasou!!!!! Além de linda é mega inteligente!!!!