“Uma pessoa dedicada e apaixonada pelo que faço.” Assim se define Krystin Engel Schwartz, 22 anos e 1,82 m de altura. A bela representa o município de Rio Branco do Sul no Miss Paraná 2013, que acontece em Curitiba, de 15 a 18 de junho, realizado pela BMW Eventos em parceria com a BAND. O concurso elegerá a paranaense que disputa o Miss Brasil. Conheça um pouco mais da linda:

Krystin Engel

Krystin Engel Schwartz

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

KRYSTIN ENGEL: Eu comecei a trabalhar como modelo com 11 anos de idade, e aos 12 viajei para o exterior para trabalhar como modelo profissional. Segui carreira até os meus 16 anos depois voltei para terminar meus estudos.

Este ano foi a primeira vez que participei do concurso de MISS na minha cidade. Como comecei a trabalhar muito cedo com moda, sempre gostei deste meio, e este ano tive a oportunidade de me inscrever no concurso da minha cidade e a felicidade de ser escolhida como a representante do meu município; para representar a beleza, costumes, valores e a cultura do meu povo rio branquense.

2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

KRYSTIN: Acredito que esse preconceito é menor, mas ainda exista, devido ao fato de que muitas meninas e mulheres se auto intitulam modelos e misses se nem sequer conhecer ao certo a profissão ou participar do mercado de trabalho e não conhecem, ou não seguem, a índole de uma miss. Isso acaba passando uma imagem negativa de como é uma MISS.

3. Como é a preparação de uma candidata para um concurso da grandeza do Miss Paraná? E aproveitando a pergunta, precisou mudar a alimentação, deixando de lado coisas que adora?

KRYSTIN: É uma preparação intensa, eu tive pouco tempo para começar a me preparar, pois o MISS na minha cidade aconteceu menos de dois meses antes da primeira seletiva do Miss Paraná, então peguei pesado na academia, mudei minha alimentação e fiz massagens estéticas. Além de uma preparação psicológica, é preciso ler, estudar e se informar sobre tudo o que está acontecendo tanto local quanto global.

Krystin Engel Schwartz Miss Rio Branco do Sul

4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e jurados ou a competição com as outras candidatas?

KRYSTIN: Desfilar para o público e jurados; ansiedade e friozinho na barriga antes de desfilar. Com as candidatas é um clima super bom, começamos a conhecer as meninas antes do desfile, temos um convívio diário e criamos amizades. Apoiamos umas as outras pois todas estão ali nas mesmas condições e querem alcançar o mesmo objetivo.

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

KRYSTIN: Estou cursando o 4° ano de Relação Publicas na PUCPR, sempre soube o que queria cursar e quero me formar logo e começar efetivamente a trabalhar na área. Meu curso só tem a acrescentar coisas boas na minha carreira. Acredito que ser Relações Públicas e ser Miss tem muito em comum, pois os dois se relacionam com pessoas e com a imagem de pessoas, como elas querem ser vistas e representadas.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

KRYSTIN: Não abdiquei de nada para a preparação, apenas aumentei meu tempo de treino na academia. Eu gosto de passar um tempo com minha família, ler e fazer atividades ao ar livre, gosto muito de passear com meus cachorros.

7. O que um homem precisa para conquistá-la?

KRYSTIN: Ser um homem de caráter, ter um sorriso e um olhar sincero. E de preferencia alto.

Krystin Engel Schwartz miss

8. Quem é sua inspiração e por quê?

KRYSTIN: Meu pai. Ele sempre lutou pelo que quis, é esforçado e dedicado, ele ama o que faz e me inspira todos os dias.

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

KRYSTIN: Não é nenhum segredo mas sempre é bom ter uma alimentação saudável e beber muita água. Uma dica para as loiras é lavar o cabelo pelo menos uma vez por semana com chá de camomila, para manter a cor e ilumina-lós.

10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

KRYSTIN ENGEL: Você precisa ter muita dedicação, abrir mão de algumas coisas, força de vontade e foco para alcançar este sonho. Nunca desista!