Marcela Araki é linda, simpática, dedicada e experiente em concursos de beleza, sua primeira participação foi aos 16 anos. Seu próximo desafio será o Miss Brasil World 2013, que acontece em 6 de abril, no Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba (Rio de Janeiro).

Ela será a representante de Ilhabela, um dos lugares mais lindos do país. Marcela é natural de Ribeirão Preto, tem 21 anos, 1,74 m de altura e sua paixão por concursos de miss vai além de apenas participar deles: ela gosta de estudá-los a fundo. Saiba um pouco de sua preparação e conheça mais sobre esta fortíssima candidata a representar o Brasil no Miss World, o maior concurso de beleza do mundo.

Marcela Araki

Atualização: Em dezembro de 2015, Marcela estreou um site. Acesse marcelaaraki.com e acompanhe mais da vida da belíssima Marcela Araki.

Entrevista exclusiva com Marcela:

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

MARCELA ARAKI: Eu acompanho concursos de beleza desde quando tinha 10 anos. Aos 16, participei de um concurso aqui em Ribeirão Preto que se chama DesCOC. Para minha surpresa, fiquei em segundo lugar, foi inesquecível! Logo depois, recebi um convite para participar do Miss Teen Grande SP. Tive uma preparação muito intensa, dei o melhor de mim, me esforcei de verdade. Saí vitoriosa do meu primeiro concurso, e isso foi muito emocionante para mim, para minha família, para meus amigos. Até hoje quando me lembro me dá um friozinho na barriga, uma alegria no coração. E acho que ter acompanhado desde novinha, sentir que um sonho estava crescendo, desafios surgindo, objetivos sendo traçados me fez ficar encantada com esse mundo e decidida a seguir esse caminho, realizar meu maior sonho. Além de miss, me considero uma missóloga também, porque sou apaixonada por concursos, estudá-los e estudar cada edição, cada candidata! É fascinante!

2. Você acha que miss ainda sofre com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

MARCELA: Acho que “não podem ser inteligentes” não. Mas acredito que muita gente acha que é um mundo fútil, onde somente beleza está sendo julgada e não é o que verdadeiramente acontece. Acho que só quem está por dentro sabe do esforço, da luta que é, tanto para uma miss quanto para a organização do concurso, realizar sonhos, realizar o concurso. Eu mesma falo que existe uma Marcela antes de participar de concursos de Miss e outra Marcela após o meu primeiro concurso. Você cresce, amadurece, aprende a usar as críticas a seu favor. E uma miss precisa ser inteligente, ela é uma embaixadora e de forma alguma pode ser fútil. Uma miss precisa ter um psicológico forte, saber tocar as pessoas.

3. Como está sua preparação para o Miss Brasil World? Precisou mudar a alimentação, deixando de lado alguma coisa que adora comer?

MARCELA: Está a mil. Nesse primeiro mês estou muito focada com o projeto social, minha prova de talentos e claro, preparação física. Quanto a alimentação, eu nunca tive muitos problemas pois quando eu era mais nova, tive uma educação alimentar bem rígida. Meus pais escondiam bolachas, chocolate… Lembro que minha mãe conseguia esconder até o sorvete no freezer para a gente não pegar. Eu e minha irmã tínhamos que pedir para ela, então nunca comíamos muitas besteiras. Meu lanchinho da escola era feito em casa, e nunca foi um salgado. Refrigerante era regra: em uma refeição no domingo, mais que isso não podia. Lógico que quando mais nova eu não gostava muito disso [risos], mas com o tempo vi o quanto foi bom para mim. E tive meus dias de McDonald’s também! Mas para o concurso, estou focada na definição muscular e adaptei toda a minha alimentação e treino para alcançar meu objetivo total nos próximos dois meses.

Marcela Araki

4. O que será mais difícil para você: desfilar para o público e para os jurados ou a competição com as outras candidatas?

MARCELA: Eu acredito que tudo seja uma questão de psicológico. Não estar nervosa diante dos jurados e do público, mostrar segurança. Quanto a competição com as candidatas, eu acho que existe sim, mas é algo que podemos controlar, ou até mesmo evitar, para ficar um concurso agradável.

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

MARCELA: Sim. Pretendo ser uma empreendedora de sucesso, saber negociar, saber usar o marketing a meu favor e a favor da empresa, beneficiando clientes, funcionários e a todos envolvidos.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

MARCELA: Eu gosto de ler, ver um filme, sair com família, amigos e namorado, programas mais tranquilos. Mas para relaxar e voltar com muita energia, minha paixão é praia, o mar. Acredito que em uma preparação as coisas ficam um pouco mais corridas e a gente acaba deixando de lado certos costumes, saídas, enfim. Mas tudo vale a pena!

7. É difícil controlar o ciúme do namorado, por conta das fotos e desfiles?

MARCELA: Ciúmes ele tem sim, mas é algo que ele aprendeu a controlar porque sabe que é meu sonho e é tudo profissional. Acho que quando a gente ama e está junto, a confiança um no outro tem que ser grande. E nós temos isso, é muito bom! Ele me ajuda com treinos na academia, com alimentação, com as fotos, sempre no que pode ajudar!

Marcela Araki

8. Quem é sua inspiração e por quê?

MARCELA: Eu tenho como inspiração meu pai e minha mãe por serem pessoas batalhadoras, exemplares. E tenho também a Princesa Diana. Que mulher elegante, fina, clássica! Sabia andar, sabia saudar alguém com toda a elegância. Sabia usar sua imagem e a imprensa como ninguém e tinha consciência que era uma pessoa influente, e usava isso para ajudar o mundo. Em uma época em que todos acreditavam que a Aids era contraída através do toque, ela se deitou ao lado de um portador e o tocou. Uma mulher impressionante.

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

MARCELA: Leitoras, olha vou falar uma coisinha que mudou minha pele, meu cabelo, meu metabolismo, minha circulação, intestino, saúde, disposição, evita o acúmulo de gordura, enfim tudo: ÁGUA! Gente, eu tomo 4 litros de água por dia! E antes não conseguia tomar tudo isso! Como faço muitas atividades físicas, acho que essa quantidade é excelente para mim. Para uma pessoa com a rotina mais tranquila, uns 3 litros de água acho ideal! Melhora tudo mesmo!

Marcela Araki

10. Para terminar, que conselho você daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo e/ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

MARCELA ARAKI: Não desistam dos seus sonhos por causa de um comentário, de um momento ou por insegurança. Batalhe todo dia e abrace cada oportunidade. De pouquinho em pouquinho conseguimos ir muito longe. Ninguém nasceu vitorioso, ninguém nasceu “perdedor”, todos nós nascemos com escolhas. Corra atrás dos seus sonhos, acredite em você mesma para que o mundo possa acreditar também. Ame o que você faz; pode parecer clichê mas isso é essencial. E principalmente, saiba enxergar os seus erros e superar momentos ruins, use tudo isso para seu crescimento e fortalecimento. Estude, estude, estude. Seja feliz!