Orama Valentim se define como: “Determinada, honesta e acima de tudo temente a Deus. Multifuncional, simples em minha complexidade”. A bela tem 22 anos e 1,74 m, e representa o município de Campos dos Goytacazes no Miss Rio de Janeiro 2013, que será realizado em 10 de agosto; a vencedora garante vaga no Miss Brasil. Conheça um pouco mais sobre a linda:

Orama Valentim

Orama Valentim

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

ORAMA VALENTIM: Primeiramente uma boa noite a você Rodrigo, e a todos os leitores, obrigada pelas perguntas.
Aos 15 anos participei do meu primeiro concurso de beleza e fui eleita garota farol de são Thomé (única praia campista), título do qual me orgulho muito; isto ocorreu em 2006. A partir de então a minha paixão pelas passarelas se manifestou de modo que em seguida, concluí o curso de modelo na Mega Model Agency, fazendo parte do staff da referida agência. Participei de pouquíssimos concursos, um deles foi o Tic Tac Mega model, tendo eu feito parte dos vencedores do Estado do Rio de Janeiro, ainda em 2006. Fiz muitos trabalhos tais como desfiles, editoriais, comerciais de TV, outdoors, mas sempre conciliando com os meus estudos, que aliás sempre foram prioridade em minha vida. Em setembro de 2012 fui eleita Miss Campos 2013, sempre foi um sonho representar a cidade em que nasci e vivo, orgulho imensurável.

2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

ORAMA: Não só acho, mas tenho plena convicção de que este estereótipo envolto de “pré-conceitos” já foi superado: em minha opinião a inteligência compõe a beleza de uma mulher, é a essência, o algo a mais. A beleza física é efêmera, passageira e totalmente passível de mudanças, esta pode ser moldada. Estas mulheres lindas vêm apresentando provas concretas que beleza e inteligência são complementares e fundamentais.

3. Como é a preparação de uma candidata para um concurso da grandeza do Miss Rio de Janeiro? E aproveitando a pergunta, precisou mudar a alimentação, deixando de lado coisas que adora?

ORAMA: No meu caso a preparação está sendo séria e rigorosa. Represento a minha Campos dos Goytacazes com dedicação e muito amor, e nos cuidados durante a preparação para um certame deste calibre não poderia ser diferente: alimentação correta e a prática de exercícios físicos são os principais aliados e sim, os alimentos que mais gosto foram substituídos por aqueles menos atraentes porém fundamentais para um bom desempenho durante o concurso.

4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e jurados ou a competição com as outras candidatas?

ORAMA: Sou autoconfiante e lido muito bem com estes dois tópicos propostos na pergunta: tudo isso faz parte do processo de avaliação, e uma miss deve estar verdadeiramente preparada para todos os tipos de situações, competição deve ser sempre saudável e coberta de diversão, já o desfile é o ponto crucial de apenas mostrar os motivos de estarmos ali, é excitante e desafiador; que ótimo, adoro desafios!

Orama Valentim

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

ORAMA: Além de modelo há 7 anos, sou formada em Eletrotécnica pelo Instituto Federal Fluminense e trabalho em uma multinacional do ramo petrolífero, exerço a minha função em plataformas e navios de petróleo situadas em alto mar e também no exterior. Formada em Inglês. Estou cursando o último período de Sociologia, Antropologia e Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense, tudo isto obviamente, conciliando com a profissão Miss, encaro como um sacerdócio.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

ORAMA: Nas horas vagas gosto muito de ler, pois além de agregar cultura, nos remete a lugares e pensamentos fantásticos e inalcançáveis. Também gosto muito de sair para jantar com o meu namorado e embora eu tenha bastante compromissos, meus momentos de lazer são sagrados.

7. É difícil controlar o ciúme do namorado, por conta das fotos e desfiles?

ORAMA: Tenho um namorado maravilhoso e a confiança é a base de qualquer relacionamento, nos amamos muito e a minha felicidade é a dele também.

8. Quem é sua inspiração e por quê?

ORAMA: Deus; me apropriando das palavras bíblicas: “devemos ser imagem e semelhança de Deus”, procuremos nos inspirar para sermos o máximo que pudermos sua imagem e semelhança, Ele sim é perfeito. Minha MÃE, é a minha razão de ser, meu ponto de partida, alicerce, guerreira e dedicada não foge à luta, honra a sua existência, emana amor e proteção, exemplo de caráter e honestidade, a responsável por tudo que tenho, tudo o que sou, minhas vitórias são única e exclusivamente dela.

Orama Valentim

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

ORAMA: Uma noite bem dormida e simpatia (esta é fundamental): um belo sorriso é o principal segredo para a composição de uma bela mulher.

10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

ORAMA VALENTIM: Primeiramente: por maior que seja o seu sonho, jamais violem os seus princípios, coloquem as suas vidas nas mãos de Deus e o mais, Ele fará! Façam sempre o bem, o que tiver de ser seu, será. Trace metas, siga-as com determinação, vontade de vencer, não paralisem diante dos obstáculos, eles são o termômetro da sua força de vontade, apenas uma etapa e a prova de que não há vitórias sem lutas e, o verdadeiro vencedor, não é aquele que vence todas as batalhas e sim os que não desistem diante das dificuldades!

Grande beijo a todos e que Deus os abençoe!!

  • Carol Bieli

    Vai que essa é sua Orama! Beleza com inteligência NADA SUPERA!!!

    • Gabriela

      tomara que essa candidata ganhe o miss Brasil,e pra nosso orgulho miss universo

  • Milena Andretti

    A mais mais entre todas as candidatas!!!! LINDISSIMA!!!

  • Patrícia Leite

    Orama é a melhor e deve ganhar. Sem mais comentários. :D

  • Jennifer Cambusano

    Estou acompanhando o Miss Rio de Janeiro com atenção. Adoro concursos de miss e invejo a determinação dessas meninas. Parabéns!

  • Isabela Rodrigues

    Perfeitaaaaa!! Amo!

  • Thiago Dutra

    Orama provando que além de possuir beleza (essencial para uma miss) , é também muito culta e inteligente. Oratória nota 10 , assim sabemos que o estado não passará vergonha no Miss Brasil , com uma candidata que mostre que a mulher carioca é uma mulher completa. Go Orama! Determinação e Beleza você tem, resta saber se valorizarão esses fatores primordiais!

  • Bruna Fraga

    Muito bela, culta e preparada. Vai com tudo Orama!

  • Diziane Maia

    Orama é poderosa!!!! A melhor sem dúvida!!!!

  • Jaqueline Traquiti

    Parabéns Orama!!!! Super inteligente e simpática!!!!

  • Débora Vilhena

    LINDAAA!!!!!!

  • NEY

    … ELA É BELÍSSIMA , SE DESTACA ENTRE AS OUTRAS CANDIDATAS … TEM TUUUUDO PARA VENCER O MISS RIO DE JANEIRO 2013… SORTE & MUITA LUZ …

  • Dalila Brito

    Linda demais!!!!! Já ganhou!!!!

  • Diego Nunes

    PERFEITA!!!!! ORAMA É A MELHOR CANDIDATA!!!

  • Priscilla Menezes

    Fora o fato de falar inglês como outra pessoa citou, ela é muito aplicada. Tem uma carreira bem-sucedida e está cursando faculdade pensando em enriquecer ainda mais seus conhecimentos. Quer dizer, não ficou parada no tempo apenas por ser linda! É a candidata dos sonhos, pelo menos dos que querem que o RJ volte a ser estrela no MissBrasil e não coadjuvante.

  • Vera Pereira

    Um dos requisitos mais importantes para quem quer ser Miss Brasil deve ser falar inglês. Qdo a candidata não se sai bem em inglês no Miss Universo perde muitos pontos. Orama tem tb essa qualidade somada a beleza e cultura que demonstrou.

  • Arthur Ramos

    Oremos para que o Rio não faça besteira desperdiçando Orama!!!

  • Marina Vieira

    Excelente sua entrevista Orama!!! Você merece todo o seu sucesso e tudo de bom que ainda vai alcançar.

  • Larissa Sampaio

    Isso sim é uma Miss Rio de Janeiro para a gente sentir orgulho, não vergonha, como tem acontecido nos últimos tempos. Modelo, linda, completamente em forma física e com uma carreira consolidada também fora do mundo da beleza. O que estão esperando para coroar Orama, produção?????

  • Lídia Souza

    Além de lindíssima é inteligentíssima!!!! Conjunto perfeito para ser Miss Brasil!!!!!

  • Robson Cruz

    Diva! Merece a coroa que aliás combina perfeitamente com ela q é uma verdadeira princesa.

  • Cibele Klösser

    LINDA!!!! Parabéns pela entrevista!!!!! Torço muito pra vc vencer!!!!!

  • Carla Salomão

    Orama é uma rainha da beleza. Se Deus quiser será nossa representante no Miss Brasil desse ano para que finalmente possamos ter chances de brilhar.