Rafaela Caleffi Pereira se define como “paciente, dedicada e espontânea”. A bela Miss Jaú tem 20 anos, 1,77 m de altura e estará no Miss São Paulo 2013 para tentar manter o título na linda cidade do interior paulista; já que Francine Pantaleão, atual Miss SP, é sua conterrânea. Beleza, como você pode ver nas fotos, não falta. Inteligência e simpatia muito menos, como pode ser constatado nesta entrevista. Em tempo, o Miss São Paulo será realizado no dia 17 de agosto, com transmissão ao vivo da Band para todo o Brasil. Saiba um pouco mais sobre a linda:

Rafaela Caleffi Pereira

Rafaela Caleffi Pereira

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

Rafaela Caleffi Pereira: Sempre assisti aos concursos de beleza e o Miss Universo de 2007 foi muito marcante para mim devido ao carisma e desenvoltura da Natália Guimarães. A partir daí me interessei mais ainda pelo mundo miss. Quanto à minha experiência, participei do concurso ‘Menina Fantástica’ em 2010, onde consegui a classificação entre as duzentas candidatas na etapa de São Paulo. Desde então trabalho como modelo, e este ano, quando foi divulgado o Miss Jaú, toda a minha família e principalmente minha irmã me apoiaram e me incentivaram a participar. Estou muito feliz por representar minha cidade.

2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

Rafaela: Infelizmente, acredito que esse estereótipo ainda persiste. Ainda que nos últimos anos, esse pensamento tenha sido superado, muitas pessoas acreditam que as mulheres bonitas, principalmente misses e modelos, vivem em função da sua beleza e apenas com ela se preocupam. No entanto, a Miss além de ter beleza deve demonstrar muita personalidade e inteligência ao representar sua cidade, estado ou país, além disso, deve apoiar causas sociais e ter conteúdo para responder as perguntas dos jurados com destreza.

3. Como é a preparação de uma candidata para um concurso da grandeza do Miss São Paulo? E aproveitando a pergunta, precisou mudar a alimentação, deixando de lado coisas que adora?

Rafaela: É uma preparação intensa, desde o cabelo e corpo, até o psicológico. Além de estar com uma aparência impecável, devemos ter consciência da responsabilidade de ser Miss. Bom, quanto à alimentação é preciso sempre manter controle, fazer uma dieta balanceada; confesso que para mim o mais difícil é abrir mão do sorvete, sou apaixonada!

Miss Jaú - Rafaela Caleffi Pereira

4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e jurados ou a competição com as outras candidatas?

Rafaela: O mais difícil para mim é desfilar para o público e jurados, afinal serão eles que julgarão e tomarão a decisão final. Apesar disso, a competição com as outras candidatas também é intensa, ainda mais neste ano, que o nível é alto, com muitas meninas lindas.

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

Rafaela: Sim, além de trabalhar como modelo e ser Miss Jaú, curso o terceiro ano de Relações Públicas na UNESP-BAURU.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

Rafaela: Gosto muito de ler, ir ao cinema, jantar com meu namorado e família, e curtir os finais de semana com eles. Até o momento não tive que abdicar de nada, talvez precise transferir a faculdade para São Paulo, mas isso fica para o futuro.

Rafaela Caleffi Pereira - Miss Jaú

7. É difícil controlar o ciúme do namorado, por conta das fotos e desfiles?

Rafaela: A base de um relacionamento deve ser formada por confiança e respeito. Assim, ainda que exista ciúme, a confiança e o respeito no parceiro prevalecerão.

8. Quem é sua inspiração e por quê?

Rafaela: Minha mãe. É uma mulher muito guerreira, que já passou por períodos bastante difíceis e mesmo assim nunca esmoreceu, ensinando a mim e aos meus irmãos que nunca devemos desistir.

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

Rafaela: Compartilho dois: protetor solar todos os dias, principalmente no rosto e nas mãos, e beber muita água para manter sempre pele e cabelos hidratados.

10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

Rafaela Caleffi Pereira: Antes de tudo você deve ter certeza que quer isso. Uma vez certa, é correr atrás com muita humildade e determinação, nunca se esquecer de seus valores e nunca desistir. Minha mãe me disse isso a vida inteira, e acho que vale para todo mundo: “Ninguém é melhor do que você, e você também não é melhor que ninguém. Cada um tem seu espaço, seu momento”.