Renata Schiavinato tem 20 anos, é modelo, natural de Uberlândia e no futuro pretende ser Engenheira Mecatrônica. Porém o foco da bela no momento é a disputa do Miss Minas Gerais 2013, que acontece em 07 de agosto. A vencedora garante vaga no Miss Brasil. Conheça um pouco mais sobre a linda:

Renata Schiavinato

Renata Schiavinato

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

RENATA SCHIAVINATO: Com concurso começou no ano de 2010 onde eu participei do FACES, um concurso de beleza promovido pela agência de modelo FORD com a loja Pernambucanas, tive a honra de representar a minha cidade que é Uberlândia e posteriormente o meu estado na categoria adulto! Antes trabalhava como modelo, carreira que ainda estou e gosto bastante!

2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

RENATA: Infelizmente eu acho que sim, as pessoas têm o péssimo hábito de julgar as outras sem conhecer. Normalmente julgam mulheres bonitas por serem burras, serem mulheres ocas e por aí vai, mas acredito que isso está diminuindo pois ultimamente as mulheres estão tendo a oportunidade de mostrar que passam de um rosto bonito, fora que a carreira de miss e modelo exigem bastante de nós, saber falar um segundo idioma é fundamental.

3. Como é a preparação de uma candidata para um concurso da grandeza do Miss Minas Gerais? E aproveitando a pergunta, precisou mudar a alimentação, deixando de lado coisas que adora?

RENATA: Acredito que a preparação para qualquer concurso exige um pouco mais do que é a nossa rotina, mas tudo vale a pena. Eu tenho o péssimo hábito de comer muito chocolate e coisas do tipo, não vou dizer que deixei de lado, mas estou reduzindo a quantidade, tentando evitar um pouco! Focando mais na academia e tentando dormir melhor!

4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e jurados ou a competição com as outras candidatas?

RENATA: O mais difícil para mim vem a ser a competição comigo mesma. Me critico demais, tenho a mania de por defeitos em mim mesma. Tento estar sempre me superando, acredito que a nossa maior concorrente é sempre nós mesmas e as limitações que acabamos impondo. Todas as meninas são lindas, acredito que todas têm uma chance de ser a escolhida, afinal se estamos lá é porque tivemos algo que já chamou a atenção das pessoas que nos selecionaram, agora é sermos nós mesmas e dar o melhor de nós.

Renata Schiavinato

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

RENATA: Pretendo sim! Além de trabalhar como modelo eu pretendo fazer engenharia mecatrônica e estou estudando para isso! Já comecei duas faculdades antes nos cursos de administração e relações internacionais porém não me identifiquei com elas!

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

RENATA: Eu gosto bastante de sair com as minhas amigas, tomar um lanche, ir ao cinema, sair com a minha mãe mesmo que seja para ir ao banco, ficar no computador e estudar, em relação a ter que abdicar de algo isso não me foi preciso, acho que quando queremos algo achamos um tempinho para tudo!

7. O que um homem precisa para conquistá-la?

RENATA: Aaaah, acho que ele sendo sincero e me respeitando basta! O resto construímos juntos!

8. Quem é sua inspiração e por quê?

RENATA: A minha mãe é a minha musa! Um exemplo de mulher! Sou filha de médico e, devido a profissão, o meu pai sempre foi muito ausente. Embora moremos na mesma casa, ou ele esta trabalhando, estudando ou descansado; e a minha mãe sempre dedicou a vida dela para cuidar de mim e do meu irmão!

Renata Schiavinato

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

RENATA: Acho que a beleza começa no nosso interior, acredito que quando estamos em paz com nós mesmos o sorriso é mais sincero, o olhar é mais puro e é isso que torna as pessoas bonitas! Pequenos detalhes que fazem a diferença!

10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

RENATA SCHIAVINATO: Trabalhar como modelo é um trabalho como outro qualquer, não é fácil, não adianta chegar achando que é só glamour, é preciso sacrificar algumas coisas, assim como tudo na vida, quando escolhemos por algo temos automaticamente que abrir mão de outras coisas.