Decorar é uma arte desafiadora. Quando você busca fazer por si só precisa aprender as regras e os erros comuns a serem evitados para que o seu sonho não se torne uma decepção (veja as regras – 10 dicas de decoração de interiores).

Proporções desiguais

Móveis grandes em ambientes pequenos não é aconselhável. Geralmente as pessoas não se atentam ao tamanho das paredes e aos objetos que já estão no ambiente antes de comprar novos itens de decoração.

Tudo precisa estar harmônico, nem tudo muito grande nem tudo muito pequeno, para evitar que o ambiente fique pesado ou vazio demais. Meça tudo antes.


Falta de organização

No meio da reforma ou decoração de um ambiente é fácil se perder com tantos itens e cores, planeje tudo antes, faça um esboço no computador de como ficará no final para que não entre em desespero. Refine o olhar e comece com os objetos maiores e a cor das paredes, depois vá acrescentando os outros itens de decoração.


Decoração exagerada

É sempre um perigo comprar itens demais sem planejamento e o resultado ser desastroso. Opte sempre por qualidade e não quantidade. É melhor optar por alguns itens de qualidade e mais tarde comprar um pouco mais (se necessário), do que comprar vários itens pelo preço baixo, especialmente quando se trata de mobiliário. 

Decoração exagerada

Estilo x Conforto

Móveis elegantes nem sempre são confortáveis, no entanto, isso não significa que se deve sacrificar o estilo ou o conforto, ambos podem e devem andar juntos. Tendências vêm e vão e existem vários móveis estilosos e confortáveis no mercado, pesquise bem e faça uma lista de lojas para visitar.

Pressa

A pressa é a inimiga da perfeição, isso se aplica a tudo e em todos os setores. Planeje, pesquise, crie um projeto, monte um orçamento com datas de entrega e leve sempre em consideração os prazos dos fornecedores.

Estilo e conforto

Fonte: interiorholic