Faça você mesmo: Gaveteiro quadro-negro!

Por  |  Comente

Esse tutorial foi uma das primeiras coisas que eu coloquei em prática quando fui para o meu apartamento. O que eu mais queria era poder colocar minha personalidade em cada cantinho do meu novo espaço e nada me agradou mais do que a ideia de poder colocar recadinhos nas gavetas para os meus convidados.

Gaveteiro quadro-negro

A primeira coisa que eu decidi foi comprar uma cômoda bem baratinha (é o meu primeiro apartamento, então fui completamente sem nada), já que fiquei com medo de gastar uma grana preta e estragar o móvel. Acabei dando sorte e encontrei uma boa e barata na loja online “Lojas MM“. Então fica a dica, caso apareça o medo de danificar aquela cômoda que é uma relíquia de família. :-)

Para começar esse tutorial vamos aos materiais, certo? Você vai precisar de:

  • A própria cômoda que vai receber a pintura;
  • Lixas;
  • Tinta para quadro-negro OU papel contact para quadro-negro;
  • Pinceis;
  • Parafusadeira;
  • Tintas para dar cor na cômoda;
  • Giz.

Com todos os materiais em mãos comece retirando as gavetas da cômoda e lixe todo o móvel. Não se esqueça de lixar as gavetas também, ok?

Gaveteiro quadro-negro

Quando o móvel estiver bem liso ele estará pronto para receber a tinta! Pegue as tintas coloridas que você escolheu e pinte os cantos da cômoda. Se você quiser não precisa colorir ela, mas eu acho bacana dar esse toque de cor para deixar ainda mais descontraído e não correr o risco de cair em um monocromático tedioso (já que a intenção desse tutorial é exatamente o oposto!).

Gaveteiro quadro-negro

Espere a tinta secar bem e de mais uma lixada, só que dessa vez passe a lixa bem suavemente. Quando você sentir que a madeira está bem “delicada” ao toque aplique mais uma mão de tinta e deixe secar novamente.

Agora é hora de voltar atenções para as gavetas. Pegue cada uma delas e, usando a parafusadeira, retire os puxadores. Após retirar os puxadores de todas as gavetas, comece a aplicar a tinta de quadro-negro ou o papel contact. Usando qualquer um dos dois materiais o procedimento é bem simples!

Gaveteiro quadro-negro

Primeiro aplique a tinta nas bordas da gaveta (queremos que essa área seque logo para não termos problemas ao encaixar as gavetas). Quando sua gaveta estiver completamente pintada deixe-a secar por mais ou menos 1 hora.

Gaveteiro quadro-negro

Depois que tudo estiver bem sequinho você já tem a sua maravilhosa cômoda quadro-negro! Digo por experiência própria que ela agrada a todos os convidados, inclusive, quando minha afilhada vem ao meu apartamento enche a cômoda de desenhos e quando minha mãe vem ela coloca uns recadinhos fofos.

Gaveteiro quadro-negro

Espero que vocês tenham gostado! A ideia da cômoda e as fotos vieram do blog americano SewWoodsy.

Ela tem 20 anos e cursa o quarto semestre de Letras na UFRGS. Se interessa por todo o tipo de assunto e acha que não existem algo chato ou difícil de abordar. Atualmente é bolsista de letras e está se especializando na área de revisão e redação. roberta.laurence@gmail.com.

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>