O MasterChef Júnior 2015 chegou a fim: Lorenzo, de 13 anos, é o grande vencedor da primeira temporada, que reuniu crianças de 8 a 13 anos de idade. Foram 20 concorrentes (ao menos no programa de estreia, em 20 de outubro). A novidade é que foram dois eliminados por edição, para que as crianças dividissem o peso desse momento nada agradável. A crítica negativa fica para a looooonga duração de cada episódio. Não é fácil acompanhar um programa que começa por volta das 22h30 e vai terminar perto de 1h da madrugada. Poderiam dividir em dois; terça e quinta, por exemplo… Mas não dá pra cobrar organização da Band; nunca foi o forte.

A notícia da vitória de Lorenzo no MasterChef Júnior foi publicada inicialmente pelo colunista da ‘Folha de S. Paulo’, Fernando Oliveira, e republicada em diversos sites que cobrem televisão.

Enfim, neste post você confere quem foram os concorrentes, além da cobertura dos episódios semanais do programa.

Quem já viu a versão Júnior dos Estados Unidos ou Espanha sabe do potencial dessa criançada. A maioria dos pratos criados, que eu assisti pelo menos, deu um banho nos adultos do MasterChef Brasil. E pelo que pudemos ver, este alto nível também se fez presente na versão brasileira.

A febre de reality shows gastronômicos não é nova para quem acompanha a TV paga. Mas nos canais abertos o destaque sem dúvida é a versão brasileira do consagrado MasterChef; já produzido em mais de 40 países. O MasterChef Brasil deu à Band recordes de audiência – apesar do recente Batalha dos Confeiteiros, da Record, ter superado o rival, na média de pontos (10 a 8), segundo o IBOPE –, empatando e superando a Globo, mesmo que apenas por alguns minutos. Provavelmente é o único programa da emissora com esse poder, já que dos demais, em termos de qualidade, infelizmente não podemos dizer o mesmo – a exceção de algumas figuras do seu casting jornalístico.

Para 2016 a terceira temporada do MasterChef adulto já está garantida, e será a primeira após a fusão da Shine (dona do formato), com a Endemol (dona do Big Brother).

O primeiro vencedor do MasterChef Júnior, Lorenzo, faturou um curso de gastronomia com três meses de duração; com aulas especiais dos jurados, além de uma viagem à Disney com direito a cinco acompanhantes, 1.000 reais por mês em compras no Carrefour e o troféu de 1º MasterChef Júnior do Brasil.

Enquete MasterChef

Perguntamos de qual jurado os leitores mais gostavam, e o resultado foi:

Enquete MasterChef

MasterChef Júnior | Participantes

Conheça os 20 concorrentes que estrelaram a primeira edição do MasterChef Júnior; em ordem alfabética – Fotos: Divulgação/Band:

Aisha (9 anos)

Foto da Aisha

Andrey (13 anos)

Saiu no 1º episódio
Foto do Andrey

Augusto (11 anos)

Saiu no 1º episódio
Foto do Augusto

Daphne (13 anos)

Foto da Daphne

Eduardo (13 anos)

Foto do Eduardo

Gleyson (12 anos)

Saiu no 1º episódio
Foto do Gleyson

Hytalo (11 anos)

Saiu no 1º episódio
Foto do Hytalo

Ivana (9 anos)

Foto da Ivana

Johnny (10 anos)

Foto do Johnny

Laura (11 anos)

Foto da Laura

Lívia (12 anos)

Foto da Livia

Lorenzo (13 anos)

Foto do Lorenzo

Luiza (10 anos)

Saiu no 1º episódio
Foto da Luiza

Mateus (12 anos)

Foto do Mateus

Matheus (11 anos)

Foto do Matheus

Piera (11 anos)

Saiu no 1º episódio
Foto da Piera

Sofia (12 anos)

Foto da Sofia

Tomás (13 anos)

Foto do Tomas

Valentina (12 anos)

Foto da Valentina

Vivi (11 anos)

Foto da Vivi

E se você tem crianças que já demonstram interesse nas panelas, uma sugestão é matriculá-las numa escola de gastronomia que, obviamente, ofereça estrutura para isso, como a “EAT Scuola”, de São Paulo, que ministra cursos para adultos e crianças.

As aulas têm até quatro horas de duração e eles aprendem de tudo; por exemplo, de onde vêm os alimentos, quais as melhores combinações de sabores, e por aí vai. Um artigo da revista IstoÉ trouxe um depoimento de um aluno de 10 anos feliz por ter aprendido a fazer omelete e bolo de chocolate.

Episódios do MasterChef Júnior

Confira informações dos episódios, como o vencedor (ou vencedores) do melhor prato, além dos nomes dos participantes que deixaram a competição a cada semana. Os episódios foram descritos em ordem decrescente, onde os mais recentes aparecem primeiro.

8º Episódio (08 de dezembro)

Na semifinal do MasterChef Júnior os Quatro competidores foram desafiados a criar pratos com bananas. E contaram com a ajuda de Fernando, Jiang, Raul e Izabel.

O melhor prato foi criado pela dupla Lívia e Fernando. Portanto Lívia se tornou a primeira finalista do programa.

A última prova da semifinal trouxe frutos do mar.

O destaque foi para Lorenzo que se tornou o segundo finalista desta primeira edição do MasterChef Júnior.

7º Episódio (01 de dezembro)

Divididos em dois grupos (azul e vermelho) as crianças cozinharam num buffet de luxo, reproduzindo receitas da renomada chef Bel Coelho; precisaram servir uma refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa) para 20 convidados.

A vitória foi para a equipe Azul (Lorenzo, Lívia e Sofia), dispensados da prova eliminatória e classificados para a semifinal.

Na prova final os chefs mirins tiveram de cozinhar Profiteroles – um cone formado pelas saborosas “carolinas”, vamos dizer assim.

O destaque foi para Ivana, que ganhou a última vaga para a semifinal.

Eduardo e Valentina deixaram o programa.

6º Episódio (24 de novembro)

A última caixa misteriosa da primeira edição do MasterChef Júnior trouxe como desafio a culinária francesa.

Sofia fez o melhor prato e ganhou o direito de escolher três pessoas para uma prova relâmpago: Ivana, Valentina e Lorenzo tiveram que fazer chantilly, batendo manualmente e virando o “resultado” na cabeça dos jurados. Apenas Valentina conseguiu o ponto certo e não derramou nada, ganhando assim o direito de assistir de camarote, junto à Sofia, a Prova Final.

E o tema da prova de eliminação foi Culinária Chinesa, onde os competidores tiveram que trabalhar em duplas (escolhidas por Valentina).

Os jurados decidiram que as duas duplas, formadas por Lorenzo e Ivana e Lívia e Eduardo se destacaram muito, e pela primeira vez ninguém foi eliminado!

5º Episódio (17 de novembro)

As crianças ganharam picolés. Apenas no palito da Ivana estava escrito ‘MasterChef’. Ela precisou então colocar a mão em quatro caixas misteriosas, e cobertas, e acertou todos os ingredientes que estavam escondidos: língua de boi, polvo, cogumelos e pé de galinha. A vantagem foi poder escolher os ingredientes que cada colega iria cozinhar. Além disso teve uma vantagem extra: cinco minutos de conversa com a chef Paola (escolhida por Ivana) para conversar sobre o prato que ela pretendia fazer. Eduardo, porém foi quem fez o melhor prato. Lívia também se destacou e os dois não precisaram cozinhar na Prova Final.

Prova esta que trouxe ao palco três aves: um pato, uma codorna e um peru. Os ingredientes que as crianças precisaram usar.

Matheus e Daphne deixaram a cozinha do MasterChef Júnior.

[Na próxima página você encontra os detalhes dos episódios anteriores]