Melhores câmeras de celulares 2014 [Atualizado]

Por  |  16 Comentários

Qual celular tem a melhor câmera hoje? Muitos responderão, de forma automática, que as melhores câmeras se encontram nos modelos mais recentes de iPhone, Samsung Galaxy, Sony Xperia e Nokia Lumia. Em parte pode ser verdade. Nas pesquisas que fiz para este artigo, praticamente todos os modelos estão em nosso post especial dos melhores celulares do mundo.

Pouco a pouco os celulares estão substituindo as câmeras digitais. A quantidade de pessoas que preferem “economizar” e levar apenas um smartphone, ao invés de também uma câmera digital, é cada vez maior. E com razão. Na maioria das situações eles dão conta do recado com sobra – mas claro que ainda falta o zoom óptico, que espero apareça logo.

Visitei os mais importantes sites de tecnologia, que têm acesso a todos os modelos disponíveis no mercado, e não foi possível definir a melhor câmera. São diversos os modelos de ponta que podem reivindicar este post e por isso todos estão reunidos aqui. Ou seja, o veredicto final será aquele, dentre estes excelentes celulares, que atenda a sua necessidade e seja compatível com seu bolso.

Celulares com as melhores câmeras:

Samsung Galaxy S5

Apresentado em fevereiro de 2014, o Galaxy S5 traz uma câmera traseira de 16 MP atrás e dianteira de 2 MP. Entre os principais recursos se destacam o foco em objetos em 0,3 segundo, foco seletivo (destaca um objeto ou pessoa e deixa o restante desfocado) e gravação de vídeos em 4k (ultrarresolução).

Nokia Lumia 1020

Um super celular da Nokia com sensor de 41 MP. Realmente a empresa quer abocanhar o título de o melhor celular para fotografia, independente do modelo escolhido. O único defeito, para quem procura celulares de ponta, é mesmo o sistema operacional Windows Phone, longe das opções que trazem os rivais Android e iOS, mas o foco aqui, literalmente, é celular para fotos. O Lumia 1020 tem estabilização de imagem óptico, que evita as imagens tremidas, comuns em fotos feitas com o celular. Um excelente recurso é o app Camera Pro, onde o “fotógrafo” pode alterar o ISO, velocidade do obturador, balanço de branco e outras configurações. Não se preocupe que a Nokia pensou em todo mundo e preparou um tutorial para os iniciantes. Veja o app (e o celular) em ação:

Clique e veja exemplos de fotos tiradas com o Lumia 1020.

Samsung Galaxy S4 Zoom

Como o nome diz, o grande diferencial do S4 Zoom, é o zoom. Mas não o tradicional digital, existente em todos os celulares. O dispositivo traz um zoom ótico de 10x que, infelizmente, o deixou com cara de câmera e uma comprometeu a espessura, que teve de aumentar para abrir as lentes extras. De qualquer forma, em testes feitos pela Folha de S.Paulo, entre o Galaxy S4 Zoom vs Nokia Lumia 1020, o Samsung teve as fotos com melhor qualidade, segundo a publicação. Se não se importar com o visual estilo câmera, é sem dúvida um excelente investimento. As especificações técnicas da câmera são: 16 MP, zoom óptico de 10x zoom (24-240mm), estabilizador de imagens e flash Xenon. Tudo numa tela de 4.3 polegadas.

Samsung Galaxy S4 Zoom

Clique e veja exemplos de fotos tiradas com o Galaxy S4 Zoom.

Nokia 808 PureView

A Nokia tem tradição quando o assunto é fotografia. Foi a primeira fabricante a tratar o assunto com a devida atenção. E um dos modelo top de linha quando se pensa em celular para fotografia, é o Nokia 808 PureView. A câmera é super potente: 41 MP, o que gera imagens com as resoluções de 7728 x 5368, 7728 x 4354 pixels. De certa forma o zoom é substituído pela enorme resolução que torna possível selecionar um pequeno pedaço e cortar o restante, ainda assim ficando com um arquivo grande o suficiente para ampliações. Sua tela tem 4″ e ele pesa apenas 169 g. A abertura da câmera é f/2.4 e o alcance mínimo de foto é de 15 cm. Em relação a sensibilidade à luz ela trabalha com ISO automático, ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800 e ISO 1600. No que diz respeito a filmagens, a resolução é de 1080p (Full HD, 1920 x 1080), com 30 fps. Ele traz também câmera secundária, mas voltada apenas para chamadas em vídeo, já que tem resolução de apenas 640 x 480 pixels.

Clique e veja exemplos de fotos tiradas com o Nokia 808 PureView.

Apple iPhone 5S

O celular da Apple é o preferido de muitos por conta da inegável qualidade e eficiente propaganda. A câmera principal do modelo 5S tem um sensor de 8 MP e conta com uma abertura de f/2.2. Ele traz também um estabilizador de imagem e flash dual LED, o que melhora também o resultado de fotos feitas em condições de pouca luz. Na questão de software ele traz opção HDR, Panorama e a possibilidade de gravar vídeos em câmera lenta. Para terminar tem o modo Burst, em que você pode tirar fotos em sequência – até 10 fotos por segundo. Veja os recursos em ação no vídeo abaixo:

Li uma notícia de que o Chicago Sun Times, respeitado jornal dos EUA, distribuiu iPhones para seus jornalistas e praticamente aboliu os fotógrafos, o que em minha opinião não é nada inteligente, mas…

Clique e veja exemplos de fotos tiradas com o iPhone 5S.

Samsung Galaxy S4

O fato de o Galaxy S4 aparecer depois do iPhone não quer dizer nada, já que os modelos aqui apresentados estão em ordem aleatória. As câmeras deste top de linha, sendo a principal com 13 MP de resolução, o colocam em condições de brigar de igual pra igual com qualquer smartphone, seja voltado para fotos ou não, e traz recursos incríveis. Entre eles destaco a remoção de objetos ou pessoas indesejadas das fotos, criação de GIFs animados, possibilidade de fotografar, ao mesmo tempo, com as câmeras dianteira e traseira e muito mais.

Clique e veja exemplos de fotos tiradas com o Galaxy S4.

Sony Xperia Z Ultra

Quando se pensa em comprar uma câmera digital, Sony é a primeira ou segunda opção (no máximo) que vem à mente. A Canon ainda não fabrica celulares, então muitos nem cogitam outro aparelho senão um Sony. E o Xperia Z Ultra é sensacional, para dizer o mínimo. A tela tem 6,4″ em Full HD. Portanto ele pode ser definido como um tablet, mas também faz chamadas, tanto que traz até um pequeno acessório para você não chamar tanta atenção ao atender ligações. O aparelho tem 6,5 mm de espessura e pesa apenas 212 g. Sua câmera principal traz 8 MP e pode ser submersa em até 3 metros de profundidade. Isso mesmo, ele é à prova d’água! E não tenha pressa. Eles garantem que você pode dar um mergulho de 30 minutos até 1 hora sem nenhum problema. A câmera é equipada com o sensor de imagens Exmor-RS com o sensor de luz BSI – exatamente o mesmo tipo de tecnologia presente nas câmeras digitais da marca. Ele garante fotos detalhadas com menos ruído, mesmo em condições de baixa iluminação. O modo HDR também pode ser usado para vídeos, não apenas nas fotos. Outro recurso que facilita para todos é o Superior Auto; com ele você não precisa conhecer configurações específicas da câmera, já que o próprio recurso combina reconhecimento de cena com tecnologia de processamento de imagem de alto desempenho (HDR e redução de ruído) e se auto configura para os melhores ajustes – otimizado para 36 diferentes tipos de cenas.

Clique e veja exemplos de fotos tiradas com o Sony Xperia Z Ultra.

Sony Xperia Z1

Você quer um Sony, mas uma tela tão grande, quanto o modelo acima, é inviável? Então o Xperia Z1 é pra você. A própria Sony afirma que o smartphone usa os mesmos componentes das câmeras digitais da marca. É equipado com o sensor de imagem Exmor RS de 1/2.3” 20.7MP, as lentes G da Sony e o BIONZ para processamento de imagem. Traz também Superior Auto e SteadyShot, com as melhores configurações para fotos e vídeos suaves e estáveis mesmo em condições de pouca luz. Enfim. este também pode reivindicar o título de o melhor celular para fotos.

Clique e veja exemplos de fotos tiradas com o Sony Xperia Z1.

HTC One

O HTC One foi eleito pelo TechRadar como o melhor celular do mundo; portanto, nesta lista dos melhores para fotos também não poderia ficar de fora. Ele traz uma tela com proporção de 16:9 – a mesma de vídeos gravados em HD onde você pode fazer fotos HDR, panorâmicas, com diversos efeitos e filtros, além de poder controlar manualmente tanto ISO quanto o balanço de brancos. Outras especificações da câmera são: abertura de F2.0, lente de 28 mm, estabilizador de imagem, retoques com remoção de objetos, fotos em sequência e gravação de vídeo Full HD de 1080p também em HDR. Outro recurso importante é o Smart Flash, que escolhe, de forma automática, cinco configurações de flash, dependendo da distância do objeto fotografado. Agora a informação mais surpreendente: sua câmera é de 4 megapixels. Isso mesmo, 4 MP!!! O diferencial é que, segundo eles, a tecnologia é de UltraPixels, que faz com que as fotos capturem 300% a mais de luz quando comparada aos celulares concorrentes.

Clique e veja exemplos de fotos tiradas com o HTC One.

Leitores elegem câmera do iPhone 5S como a melhor entre smartphones:

O site Phone Arena fez dezenas de fotos com seis modelos de celulares de ponta e publicou as imagens para os leitores perguntando quais fotos eles mais gostaram. O resultado elegeu o iPhone 5S como a melhor câmera. Veja as porcentagens:

iPhone 5S – 34,7%
Sony Xperia Z1 – 17,7%
LG G2 – 16%
HTC One – 12,2%
Samsung Galaxy S 4 – 12,2%
Sony Xperia Z1 Compact – 6,9%

É isso. Este foi o post com as melhores câmeras de celulares atualmente no mercado. Pretendo atualizá-lo sempre que novidades forem lançadas. Faltou algum modelo top de linha? Compartilhe sua opinião, deixe suas dicas.

Fontes: Tom’s Guide | What Digital Camera

Paulistano, atuou como designer de 1993 a 2008 quando começou o Curiosando, onde aborda diversos temas, além da cobertura do Miss Brasil desde 2010.

16 Comentários

  1. ANDRE

    15 de novembro de 2014 at 5:55 AM

    minha pergunta é ? e o sansung note 3 que para mim e o melhor!!!

  2. JC OB

    6 de novembro de 2014 at 10:37 PM

    Pessoal, está saindo o "monstro" da Motorola o DROID TURBO, com câmara de 21 MP, velocidade de 2,7 GHz, 3 Gb de RAM e 64 Gb de memória interna, realmente para os padrões atuais é um monstro. A Motorola está a cada dia mais se superando! Tenho um Moto G, e a qualidade, rapidez e interatividade desse celular em relação ao preço é show!

  3. Josuel

    6 de junho de 2014 at 12:49 PM

    Deixa. Eu com o Xperia z1!!! I olha. Q vem aí o z3

  4. Ingrid

    4 de junho de 2014 at 9:09 AM

    Pelo amor de Deus ne, htc e 5mp … Pra mim um celular OTIMO, EM CONTA e o MOTO X ! esse e o celular mais inteligente que conheço… RECOMENDO, samsung e marca, igual aplle ! voces tem que ver e a qualidade do celular… A motorola nao era uma das melhores, hoje em dia ta batendo de 10! Nao e atoa que superou o iphone 5! Eu indico, MOTO X

  5. Everton

    3 de junho de 2014 at 12:20 AM

    Oi queria saber quem fez esta seleção dos celulares com as melhores câmeras só mundo. Essa seleção vem de alguma fonte confiável?

    • Rodrigo Piva

      3 de junho de 2014 at 9:35 AM

      As fontes são sites internacionais especializados em tecnologia, como "Tom’s Guide" e "What Digital Camera". Os links dos mesmos estão ao final do post.

  6. mateus

    26 de maio de 2014 at 12:13 AM

    Lumia eh galaxy e iPhone são bom smartphones mas não supera a linha
    Lumia e lumia 1020 tem a melhor câmera de smartphones do mercado mundial!!!

  7. roge

    16 de maio de 2014 at 1:56 PM

    Moto x é um sucesso uma imagem nota 10. Como o melhor custo/benefício

  8. Oliver

    8 de maio de 2014 at 10:27 AM

    Tenho um HTC e ainda não vi celular que supere a qualidade da foto deste.

  9. Giba

    3 de março de 2014 at 1:21 PM

    Só não concordo com o comentário sobre o Windows Phone. Porque ele é simplesmente, fluído, prático, objetivo, muito bom.

  10. Filipe

    4 de janeiro de 2014 at 6:49 PM

    Pra quem n sabe usar….tiro fotos melhores c ele do q um amigo meu c um ZQ….

  11. Rodrigo

    21 de dezembro de 2013 at 7:25 PM

    Faltou a Câmera do Lumia 925, que é 100000x melhor do que a do S4

  12. Eddy

    18 de dezembro de 2013 at 9:32 AM

    A matéria é apenas um resumo de cada aparelho, ficou bem redigida, entretanto acho que deveria fazer um quadro comparativo para que ai sim pudesse o leitor ter uma visão mais clara entre cada um, pois da forma que a matéria é apresentada o leitor que tem de criar os comparativos e creio que o abjetivo da matéria é informativo e como tal deveria ser composta de quadro comparativos e gráficos. Mais parabéns.

  13. thiago

    30 de novembro de 2013 at 5:38 AM

    Experimenta a do razr i modo hdr

    • mauro

      30 de novembro de 2013 at 12:13 PM

      um lixo, camera do razr i

      • João carvalho simoes

        26 de abril de 2014 at 8:36 AM

        Falta o LG g2

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>