Rayanne Morais, 24 anos, representando Armação dos Búzios, foi eleita a Miss Rio de Janeiro 2012 em concurso realizado neste sábado (25) – e concluído na madrugada de domingo, em Volta Redonda.

Rayanne se junta às belas Miss São Paulo e Miss Minas Gerais eleitas semanas atrás e fecha a lista de candidatas ao Miss Brasil 2012, que acontece em 29 de setembro, em Fortaleza.

A bela, conhecida na mídia por ser noiva do cantor Latino, adora polêmica. Em seu perfil no Instagram diz ser a “eterna Miss Universo”. O único problema é que ela nem sequer chegou a disputar o Miss Universo…

Mais um capítulo da polêmica edição 2012 do Miss Universo Rio de Janeiro. Todas as candidatas se uniram contra a vitória de Rayanne Morais e escreveram um manifesto, publicado pelo jornal carioca Extra.

As acusações vão desde a presença de jurados amigos da vencedora até a estatura que dizem, é menor que o 1,70m exigida pelo concurso como altura mínima, além da idade superior a 25 anos e também a mudança na regra ‘no meio do caminho’ que abriu espaço para que ela concorresse. Leia a íntegra da carta:

“Nós, misses estaduais, candidatas ao mesmo concurso em que Rayanne Morais, também gostaríamos de deixar nossa versão da história pra que todos os lados sejam expostos e a história seja bem mais completa.

Somos Misses, somos mulheres, somos seres humanos acima de tudo. Então merecemos respeito de quem quer que seja. Coisa que não passou perto de nós no último sábado, dia 25 de agosto de 2012. Um concurso que é considerado o maior de todos os tempos e que tinha tudo pra oferecer uma visibilidade incrível para todas, se tornou para nós, misses Municipais do Rio, uma verdadeira palhaçada. Fomos feitas de idiotas, palhaças e figurantes. Não só nós, mas todos que nos apoiavam e se envolveram. Familiares, patrocinadores, moradores da nossa cidade, torcida… Todos.

Rayanne Moraes como todos sabem, tem sua história no mundo miss. Em 2009 ficou em segundo lugar no Miss Brasil. E como regra do concurso, ela não poderia voltar como candidata porque, sendo segundo lugar no Miss Brasil, ganhou o título para representar o nosso país em outro concurso; o “Miss Internacional”. E essa foi a primeira polêmica. Quem já representou o Brasil em concursos internacionais, não poderia mais participar de nenhum concurso da franquia “Miss Universo”. Tal regra foi mudada recentemente e coincidiu com a divulgação de retorno de Rayanne Morais ao mundo dos concursos. Mas porque mudar uma regra que só beneficiaria uma candidata? Somente Rayanne pôde se beneficiar com a mudança pois, faltando somente o concurso no Rio de Janeiro, outras candidatas que já representaram o Brasil internacionalmente não puderam usufruir de tal vantagem.

Pessoas com influência no mundo Miss comentavam todos os dias em sites especializados que o título de Rayanne já havia sido comprado. No dia 16 de agosto, foi publicado um comentário no grupo Miss SemCensura no Facebook que afirmava ter conhecimento de uma reunião a portas fechadas na Band. Presentes: Rayanne, Latino e clã Saad. Curiosa, uma de nós perguntou à Rayanne se realmente houve uma reunião e ela confirmou.

A coordenadora do concurso, a sr.a Susana Cardoso nos comunicou a possível participação da mineira como se fosse totalmente limpa e correta. Mal paramos pra pensar na desigualdade que seria essa competição e várias outras coisas vieram à tona: Rayanne é de Minas. Ninguém pode participar em outros estados quando bem entende. Rayanne não foi coroada Miss Armação dos Búzios (como todas as outras misses precisam ser, por regra em contrato, e como todas as outras foram). Rayanne tem visivelmente bem menos que 1,70m, o que em contrato também não é permitido; 1,70m é a altura mínima. A idade limite para participar é 25 anos não completos. Rayanne declara ter 24 anos mas ninguém sabe a idade verdadeira da candidata. Cada site e vídeo nos dá uma idade diferente. No concurso Miss Brasil 2009, Adriane Galisteu anunciou a Miss Minas Gerais com 23 anos. Se assim for, hoje ela teria 27 anos.

Começamos a notar o tratamento diferenciado já no primeiro dia da “semana de confinamento” em Volta Redonda. A organizadora corria atrás dos jornalistas distribuindo panfletos trazidos pela candidata Rayanne dizendo que a mesma era noiva do Latino. Neste panfleto havia informações sobre suas medidas (1,74m de altura, 90 de quadril, 60 de cintura e 90 de busto) e seu currículo com títulos de Miss, curso de oratória nos EUA, entre outros cursos.

Vários outros episódios durante a semana do concurso nos mostrou o quanto tudo estava armado pra que ela fosse beneficiada e se destacasse de todo o resto do grupo. Durante semanas, a coordenadora do Miss Rio de Janeiro, a sr.a Susana Cardoso, nos dizia que seria obrigatório o uso do vestido cedido pelo estilista que estava patrocinando o evento. Mas somente no dia anterior da nossa ida para o hotel é que foi divulgado que poderíamos usar o vestido, sapato e acessório que quiséssemos no desfile de gala. Eu, por exemplo, só soube quando já estava no hotel, não havendo tempo de conseguir vestido nenhum, até porque não poderíamos sair nem nos comunicar com ninguém, só podíamos usar o telefone de noite. Rayanne usou um luxuoso vestido do estilista Alexandre Dutra, o mesmo estilista que vestiu Leila Lopes, Miss Universo 2011. Não foi difícil se destacar entre nós com tanto luxo e bordados.

Outra informação que caiu como uma bomba em nossas cabeças foi um vídeo onde a ex-Miss Minas Gerais 2009 declarava ter sido convidada para representar o Estado do Rio de Janeiro no Miss Brasil. Nessa entrevista, realizada em maio de 2012, ela dizia também ter cancelado os planos de casamento para outubro pois precisaria continuar solteira no ano de seu reinado. Com isso, ficou claro que além de dar como certo o título de “Miss Rio de Janeiro”, seria certo também o título de “Miss Brasil”. Tal convite, se feito pela organização do concurso, implicaria má fé da mesma no recolhimento de inscrições para concursos municipais onde mais de 100 candidatas foram iludidas com a disponibilidade de uma vaga de Miss RJ que nunca existiu.

A presença de jurados com relacionamento de amizade com os noivos (comprovada por fotos) foi o ápice da armação. Entre eles, posso citar o promoter David Brazil, grande amigo de Latino, Flavio Prescott, amigo e cabelereiro de Rayanne e a socialite Liege Monteiro de Carvalho, amiga de Latino.

Muitos nos perguntaram porque não abandonamos o concurso se estávamos tão insatisfeitas. Porque ao contrário de Rayanne, as regras do contrato eram válidas para nós. Quem abandonasse o concurso, deveria pagar uma multa de 30 mil reais. Sob essa ameaça contratual, fomos obrigadas a resistir, mesmo nos sentindo humilhadas e coagidas em servir de figuração. No mesmo contrato que estipulava a altura mínima, havia uma cláusula dizendo que a vencedora não poderia se afastar do Estado do RJ nos 3 dias seguintes ao concurso. Em menos de 24 horas, Rayanne já estava em um avião, rumos aos Estados Unidos.

A participação de Rayanne no concurso foi totalmente marcada por vaias. Vaias que a mídia até agora fez questão de omitir ou dividir com aplausos que nunca existiram. Vaias tão fortes que impediram a transmissão na televisão pois ficou impossível editar o áudio. Vaias que nos deram força para nos manifestar contra tudo que aconteceu abraçando nossa amiga Isabel Correa, a segunda colocada. Nos retiramos do palco e, quando tentamos voltar de mãos dadas para cumprimentar o público, fomos impedidas por seguranças.

Enfim, Rayanne pode ter levado a coroa. Mas nós ficamos com a majestade.”

Aproveito para agradecer novamente ao Mathheus Notarangelo que ajudou demais, tanto com informações sobre datas e misses, quanto na busca de fotos que estavam impossíveis de serem encontradas. E principalmente pela rapidez nas informações. Não fosse ele não saberia o top 10, muito menos o resultado, que só seria conhecido horas depois. Valeu Mathheus!

Rayanne Morais superou outras 20 candidatas para herdar a tão almejada coroa da bela, Mariana Figueiredo, Miss Rio de Janeiro 2011. Inicialmente a Band transmitiria ao vivo o concurso, mas na sexta-feira (24) avisou que exibiria apenas um VT à 1h da madrugada de segunda-feira (27), provavelmente depois do programa Pânico. Péssima notícia para quem esperava assistir ao vivo.

Miss Rio de Janeiro 2012

A Miss RJ 2012 tem agora um grande desafio. Fazer com que o Rio, que tem 8 títulos no Miss Brasil (mesmo número que São Paulo e Minas e atrás apenas do Rio Grande do Sul que tem 11 conquistas) volte a eleger a miss nacional. A última fluminense eleita Miss Brasil foi no longínquo ano de 1981 – enquanto São Paulo elegeu sua última MB em 1994 e Minas em 2010. Será que Rayanne vai terminar com esse jejum? Experiência ela tem…

O Miss Rio de Janeiro 2012

POLÊMICA – Antes das fotos e do resultado final, leia o desabafo de uma das participantes, a bela Luiza Lorellay:

Polêmica sobre o Miss Rio de Janeiro 2012

Vou ignorar todos os comentários, dizendo que nós misses somos recalcadas, e que estamos com inveja da Rayanne Moraes. Não faz nem sentido responder. E se você não está interessado, dizendo que não quer saber dos bastidores do concurso, daquele que só quer ver o show pronto e lindo, é só não ler.

Vou escrever tudo o que tenho pra escrever, porque já deu por aqui. Não aguento mais abrir o facebook e só ler sobre isso. Tá chato. Só sei que vamos correr atrás, até não existir mais o que reclamar. Pode demorar até pra sempre, mas a gente não vai se aquietar não. Até porque o tanto que nos fizeram de idiotas, nos dá força pra não cansar e não desistir.

Vou deixar a Rayanne de lado nessa postagem pra não confundir. Porque mesmo que ela esteja completamente errada, chegou invadindo tendo certeza da vitória, minha raiva não está concentrada nela. Vou focar na direção e coordenação louca, que fizeram todo de palhaços.

Estava tudo lindo, tudo tranquilo pra a gente, quando a Susana veio dizer que a Rayanne estava querendo muito participar do concurso, que é o sonho dela… pediu quase implorando. blábláblá. Disse que conversou com ela, e que a Rayanne era a miss mais linda que ela já tinha visto. Linda, simpática… maquiagem, roupas e postura perfeitas. Desse jeito. Mas disse que estava pensando muito, porque era um tanto injusto com a gente, já que a Rayanne é tão preparada e perfeita. Jogou essa bomba na nossa cara… e depois disso não falou mais nada. Enrolou a gente sem confirmar nada, até no dia anterior do concurso, quando a fofilda apareceu no curso da Susana, Miss Armação dos Búzios. Sendo que nem coroada foi. Não tinha nem faixa.

Falar das regras mudadas só pra beneficiar ela já está chato, porque disso todo mundo já ficou carequinha de saber. Dizer que ela tem menos de 1,70 também é ridículo, porque qualquer um vê. E isso está escrito no contrato. É a altura mínima. Mentir, dizendo que tem 90 de busto, 60 de cintura e 90 de quadril é uó… poque essas medidas nem são obrigatórias, mas ela faz questão de mentir. Mesmo tendo um peitão danado, e o quadril maior ainda.

Outra coisa que não acreditei quando aconteceu, foi a Susana ter dito pra todas, que tínhamos que usar o vestido do estilista que estava patrocinando, e só no dia, eu soube que no desfile de gala poderíamos usar qualquer vestido e qualquer sapato. Lógico que não deu tempo pra quase ninguém conseguir um vestido a tempo. E mais lógico ainda que a linda da Rayanne foi com O vestido, feito pra ela, e com uma plataforma de 20 cm.

Mas o melhor de tudo, foram os jurados que são amigos do casal, tirando fotos da Rayanne no palco com i Phone! Eles nem olhavam pra mais ninguém! devem ter até postado na mesma hora no Instagram com legenda: “Miss Rio 2012!” hahaha

Quanto ao evento, fiquei decepcionada. Mesmo sabendo o quanto as pessoas que trabalharam nele fizeram de tudo pra ser bonito, mas não teve como. Ainda mais que eu fico comparando com o ano passado.

Nosso camarim era do tamanho do meu quarto no hotel, eu fiquei o tempo todo no banheiro, pra não surtar com tanta mulher louca junta. Não tivemos nem um ensaio geral, não tinha nem andado com o vestido antes do evento, pra saber como seria. Não tivemos prova nem da roupa de abertura, nem do maiô, nem do biquine. Só nos deram na hora de entrar no palco. Absurdo isso.

Meu coordenador correu atrás do dinheiro de inscrição em Cachoeiras, conseguiu e a gente não sabe pra onde vai esse dinheiro. Porque quase tudo o que acontece na semana do concurso é patrocínio. Todo mundo ligou pro Porão Hall pra perguntar quanto eles receberiam pro evento ser lá, e eles disseram que não ganhariam nada. Então fomos perguntar pra Susana o porque do convite ser 35 reais, e lembrando que ano passado ganhamos uns 60 convites, cada miss. Daí ela disse que estava sem patrocínio, e tinha que pagar a band pra passar o concurso é bem caro. Principalmente ao vivo. Que foi outra coisa que nos deixou tontas de tanto que nos enrolavam. Um dia diziam que seria ao vivo, e no outro diziam que passaria no dia seguinte, o que não aconteceu. Cadê o dim dim? Pra que o dim dim? É isso que a gente vai descobrir, povo. Muito dinheiro e pouquíssimo custo.

O resto vcs já sabem por alto. Rayanne nem voltou pro hotel, e disse que iria pra Nova Iorque, sendo que também que está no contrato que a miss precisa ficar no estado pelo menos três dias. mas pra Rayanne, nada é válido. Nada.

Pra quem acho que a gente armou ter entrado no palco na hora da coroação, não foi verdade. Na hora que o top dois estava formado, estávamos na coxia, e gritávamos pela Isabel. Não tínhamos organizado nada, mas na hora que a Priscila anunciou a Rayanne como Miss Rio 2012, foi impulso de todas entrar e abraçar a Isabel, e dizer pra ela que ela que é a verdadeira vencedora. Quem verdadeiramente mereceu.

Dito isso, saiba como foi o concurso:

As candidatas ficaram confinadas, ou concentradas, melhor dizendo, em um hotel desde a semana passada, onde tiveram alimentação balanceada e ensaiaram as coreografias executadas na noite de sábado. Veja algumas imagens deste dia-a-dia:

Miss Rio de Janeiro 2012

Candidatas a Miss Rio de Janeiro 2012

Candidatas a Miss Rio de Janeiro 2012

Resultado Oficial do Miss Universo Rio de Janeiro 2012

Após horas de expectativa o TOP 10 saiu por volta de 1h30 de domingo! E foi o seguinte (em ordem alfabética):

TOP 10 Miss Rio de Janeiro 2012

  • Armação dos Búzios
  • Arraial do Cabo
  • Cachoeiras de Macacu
  • Niterói
  • Nova Iguaçu
  • Paraty
  • Petrópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Volta Redonda

Um pouco depois, por volta de 2h, divulgaram diretamente o TOP 3 e depois o TOP 2 entre Isabel e Rayanne (veja a foto abaixo, do top 3, e imagine o clima) e em seguida (finalmente) o resultado final do concurso que escolheu a representante fluminense ao Miss Brasil deste ano. Confira:

Isabel e Rayanne

E veja a reação das outras candidatas quanto o resultado foi anunciado. Elas ignoraram a vencedora.:

Rayanne ignorada pelas outras candidatas
Rayanne ignorada pelas outras candidatas

1º Lugar: Miss Armação dos Búzios, Rayanne Morais

Rayanne Morais

2º Lugar: Miss Paraty, Isabel Correa

(Também premiada como Miss Talento)
Isabel Correa

3º Lugar: Miss Volta Redonda, Mayara Fernandes

Miss Volta Redonda - Mayara Fernandes

4º Lugar: Miss Rio de Janeiro capital, Renata Silveira

Miss Município do Rio de Janeiro - Renata Silveira

5º Lugar: Miss Arraial do Cabo, Anna Carolina Guida

Anna Carolina Guida

Miss Simpatia: Marcela Bernado, Miss Angra dos Reis

Marcela Bernado

Miss Fotogenia: Rafaela Borba, Miss Nova Iguaçu

Miss Nova Iguaçu - Rafaela Borba

ENQUETE

O Curiosando manteve uma enquete para que os leitores escolhessem suas favoritas. O TOP 10 foi:

Enquete do Curiosando

Candidatas a Miss Rio de Janeiro 2012

E aqui estão as fotos de todas as belas candidatas oficiais a Miss Universo Rio de Janeiro 2012, conquistado por Rayanne Morais.

Miss Angra dos Reis – Marcela Bernado

Marcela Bernado

Miss Armação dos Búzios – Rayanne Morais

Rayanne Morais

Miss Arraial do Cabo – Anna Carolina Guida

Anna Carolina Guida

Miss Barra Mansa – Maíra Bullos

Miss Barra Mansa - Maíra Bullos

Miss Cachoeiras de Macacu – Luiza Lorellay

Luiza Lorellay

Miss Campos dos Goytacazes – Juliana Pires

Juliana Pires

Miss Cantagalo – Duanny Flores

Miss Cantagalo - Duanny Flores

Miss Duque de Caxias – Milene Carvalho

Milene Carvalho

Miss Magé – Thaís Ricardo

Thaís Ricardo

Miss Maricá – Paula Cury

Paula Cury

Miss Mesquita – Sam Alencar

Sam Alencar

Miss Niterói – Nayana Arruti

Nayana Arruti

Miss Nova Friburgo – Maria Fernanda Braga

Maria Fernanda Braga

Miss Nova Iguaçu – Rafaela Borba

Miss Nova Iguaçu - Rafaela Borba

Miss Paraty – Isabel Correa

Isabel Correa

Miss Petrópolis – Camille Leite

Miss Petrópolis - Camille Leite

Miss Rio de Janeiro capital – Renata Silveira

Miss Município do Rio de Janeiro - Renata Silveira

Miss São Gonçalo – Juliana Rios

Juliana Rios

Miss São João de Meriti – Jessica Obaia

Jessica Obaia

Miss Seropédica – Úrsula Anne Milcharek

Miss Seropédica - Úrsula Anne Milcharek

Miss Volta Redonda – Mayara Fernandes

Miss Volta Redonda - Mayara Fernandes

É isso. Estas foram as candidatas da edição 2012 do Miss Rio de Janeiro. Ficou contente com o resultado? Se decepcionou? Deixe seu comentário.