A bela Raissa Santana é a Miss Brasil 2016! A representante do Paraná foi coroada em 1º de outubro, no Citibank Hall, em São Paulo, pela gaúcha Marthina Brandt, MB 2015 (aliás, te convido a ler a excelente entrevista onde Marthina conta para a revista Marie Claire ter descoberto um câncer em plena preparação para o MU do ano passado).

Veja também: Miss Brasil 2017 – candidatas e informações

Apesar do título ir para o ranking do Paraná, os baianos podem comemorar muito, já que Raissa nasceu na Bahia e se mudou para o Paraná quando criança.

E depois da vitória de uma loira, voltamos a ter uma Miss Brasil negra, finalmente! E Raissa é apenas a segunda negra coroada Miss Brasil Universo em todos os tempos! A primeira (e única até então) foi Deise Nunes, em 1986; há exatos 30 anos.

Esta foi a primeira edição do MB 100% sob o comando da Be Emotion, linha de produtos de beleza da Polishop. Tirando o fato da premiação da Miss Be Emotion (no lugar da tradicional Miss Simpatia) praticamente tudo continuou como antes, em termos de organização; inclusive as constantes alterações nas datas dos estaduais. Uma pena.

>> Miss Universo 2016: veja todas as candidatas

Claro que pequenas evoluções aconteceram, como a coroação em traje de gala; um pedido antigo dos fãs do mundo miss, mas é pouco para esses mesmos fãs que almejam ver novamente uma brasileira com a coroa de Miss Universo. Óbvio que o fato de pela primeira vez termos tido seis candidatas negras é algo a se comemorar. Apesar de não sabermos com certeza se isso foi imposto pela organização.

Mas Raissa Santana não tem nada a ver com isso e agora começa uma intensa preparação, justamente, para o Miss Universo, que acontece em 30 de janeiro de 2017.

A Miss Brasil 2016 ganhou além da coroa e da vaga no Miss Universo, uma viagem com acompanhante para a Itália, onde irá conhecer a matriz da Gama Italy (fabricante dos produtos Be Emotion) na cidade de Bologna; ganhou também um conjunto de jóias da Vivara e 1 carro Kia Picanto 0 km. E para finalizar, um contrato com a Polishop no valor de R$ 100 mil.

Já a segunda e terceira colocadas ganharam uma viagem com acompanhante para Cartagena das Índias (Colômbia) e um conjunto de jóias da Vivara.

Resultado do Miss Brasil 2016 Be Emotion:

Vencedora: (Paraná) Raissa Santana
2º lugar: (Rio Grande do Norte) Danielle Marion
3º lugar: (Maranhão) Deise D’anne

Completaram o TOP 5 do Miss Brasil 2016:

(Alagoas) Gabriele Marinho
(Ceará) Morgana Carlos

Completaram o TOP 10 do Miss Brasil 2016:

(Goiás) Mônica França
(Minas Gerais) Paloma Marques
(Rio Grande do Sul) Leticia Borghetti Kuhn
(São Paulo) Sabrina Paiva
(Sergipe) Carol Valença

Completaram o TOP 15 do Miss Brasil 2016:

(Amazonas) Brena Dianná (mais votada na internet)
(Bahia) Victoria Esteves
(Espírito Santo) Beatriz Leite
(Mato Grosso) Taiany Zimpel
(Pernambuco) Tallita Martins

Outras premiações do Miss Brasil 2016:

Miss Be Emotion (desafio de maquiagem): (Paraná) Raissa Santana
Vencedora do Desafio Fashion: (Paraná) Raissa Santana

Veja também: Miss World 2016: veja todas as candidatas

Este ano a organização retornou com as inscrições via internet e também realizou a transmissão do Miss Rio Grande do Sul para todo o Brasil, o que merece aplausos. Prometeram fazer o mesmo com o Rio de Janeiro, mas algo saiu errado; tendo havido inclusive o cancelamento de uma seletiva já realizada deixando todos sem entender nada. A coordenadora foi afastada? Não tivemos nenhum esclarecimento até a publicação deste post.

Jurados do Miss Brasil 2016

Estes foram os jurados responsáveis pela vitória de Raissa Santana:

André Lima (estilista)
Fabio Bartelt (fotógrafo)
Carol Ribeiro (modelo)
Kamila Hansen (modelo)
Monica Salgado (diretora de redação da revista Glamour)
Leila Schuster (jornalista, empresária e Miss Brasil 1993)
Nina Pandolfo (artista plástica)
Paula Lima (cantora)
Ricardo Almeida (estilista)
Ricardo dos Anjos (beauty artist)
Wanderley Nunes (cabeleireiro)
Yan Acioli (personal stylist)

Miss Brasil 2016 | Notícias:

Neste espaço publicamos informações relevantes sobre a edição 2016 do Miss Brasil; sempre que divulgadas. Veja um resumo de algumas dessas notícias:

27 de setembro | Mudança na coroa. Saiu Pedro Muraro, entrou Renata Bessa, da Vivara. Renata, que é Miss Brasil 1995, contou que o design foi uma homenagem aos 80 anos da primeira Miss Brasil, Marta Rocha. Disse ela à Band: “Como há uma pedra preciosa que leva seu nome, não hesitamos em usá-la na coroa. Entre outras pedras preciosas, são 27 gotas facetadas de Martha Rocha, representando 26 Estados e uma gota maior representando a vencedora”.

26 de setembro | Boatos davam conta de que a vencedora já havia sido escolhida. A coroa estava entre AL, RN, RS e SE; sendo AL a campeã. Felizmente para uns, infelizmente para outros, a “notícia” não se concretizou.

25 de setembro | Neste dia liberaram as fotos oficiais, que juntei com os cliques feitos durante o desfile de biquíni para o júri técnico; são essas fotos que ilustram, mais abaixo, a lista completa das candidatas que abrilhantaram o Miss Brasil 2016.

24 de setembro | Divulgados os componentes do júri técnico, responsável pelo top 15; foram eles: Lau Neves (beauty artist), Vânia Goy (editora de beleza da Cosmopolitan Brasil) e Denise Céspede (Diretora da Ford Models). Como se vê, a organização continuou com o perfil ‘top model’.

23 de setembro | Daniele Suzuki foi escolhida como nova apresentadora do Miss Brasil, fazendo par com Cássio Reis.

22 de setembro | Neste dia teve início o “confinamento”; onde as candidatas do Miss Brasil Universo 2016 se reuniram em São Paulo.

06 de setembro | Nesta data a organização anunciou que haveria venda de ingressos; que esgotaram dias antes da grande final.

03 de setembro | O jornal “Extra”, das organizações Globo, publicou que nos bastidores do Miss Brasil já era dada como certa a vitória de Gabriele Marinho. Erraram.

29 de agosto | Anunciada a Miss RJ 2016. Sem concurso nem nada. Várias meninas participaram de uma seletiva semanas antes; posteriormente cancelada sem maiores explicações. E haviam dito que este ano a etapa fluminense seria transmitida em rede nacional… Que pena.

08 de agosto | Mudança na Bahia: a organização informou que a vencedora, Juliana Oliveira, estava grávida; foi substituída por Victoria Esteves, segunda colocada.

17 de junho | O coordenador do Miss Alagoas, Márcio Mattos, informou que não haveria concurso e Gabriele Marinho representaria o estado no Miss Brasil.

13 de junho | Novamente a organização alterou datas de estaduais. Dessa vez foi com RS e PA.

28 de maio | São Paulo elegeu a primeira candidata da edição 2016 do Miss Brasil.

07 de abril | A Band alterou a data de vários estaduais, pra variar.

03 de março | A organização do Miss Brasil Universo informou o perfil esperado da futura eleita (no caso, Raissa Santana): “Mulheres que souberem mostrar que têm personalidade, opinião e beleza única. Ter estilo próprio, elegância e carisma; uma miss que não seja passiva, aquela moça bela e ingênua do passado. Ela é ativa e sua beleza faz parte de um conjunto que combina atributos físicos e personalidade. A organização promete coroar uma mulher que se envolva em projetos sociais com os quais se importa verdadeiramente. Buscamos candidatas que se interessem pelas pessoas e pelas questões do país, saibam discutir os assuntos do momento e se sintam à vontade em diversos ambientes, dos mais simples aos mais sofisticados. Ela deve ser comprometida com o reinado”.

03 de março | Neste dia a Band confirmou a data do Miss Brasil (1º de outubro).

20 de fevereiro | A Polishop e a Band chegaram a um acordo para aumentar a divulgação do concurso. Segundo informaram “as vencedoras contariam com uma exposição nacional maior. A Band iria veicular boletins ao longo do ano em sua grade de programação, mostrando um pouquinho da vida de cada uma das candidatas à coroa. Assim, os espectadores poderão conhecê-las antes do Miss Brasil, escolher sua favorita e torcer. A ideia é aumentar a proximidade e o vínculo do público com o concurso ao longo do ano.” É verdade que isso aconteceu. O problema foi o horário desses tais boletins, sempre muito tarde da noite ou madrugada.

Miss Brasil 2016 – Enquete:

Em nossa enquete de 2016 abordamos o fato de que a edição 2015 do Miss Brasil, a primeira supervisionada pela Ford Models, elegeu uma miss “padrão modelo” – um pouco mais magra do que de costume.

Padrão Modelo ou Miss

O resultado sobre a preferência de quem votou foi o da imagem acima.

Candidatas do Miss Brasil 2016

E aqui estão as candidatas que estrelaram o Miss Brasil 2016, que consagrou Raissa como a grande vencedora. Créditos das fotos oficiais: Zé Takahashi (esq) e Lucas Ismael/BE Emotion (dir):

Miss Acre 2016 – Jucianne Menezes

Miss Acre 2016 - Jucianne Menezes
A Miss Acre, Jucianne Menezes tem 20 anos e 1,74 m | Modelo e estudante de Engenharia Elétrica – Representou Rio Branco no Miss AC.

Miss Alagoas 2016 – Gabriele Marinho

Miss Alagoas 2016 - Gabriele Marinho
A Miss Alagoas, Gabriele Marinho tem 22 anos e 1,68 m | Modelo e estudante de Publicidade e Propaganda – Foi indicada pela organização do Miss AL.

Miss Amapá 2016 – Joely Teixeira

Miss Amapá 2016 - Joely Teixeira
A Miss Amapá, Joely Teixeira tem 24 anos e 1,72 m | Modelo, formada em Contabilidade, representou Macapá no Miss AP.

Miss Amazonas 2016 – Brena Dianná

Miss Amazonas 2016 - Brena Dianná
A Miss Amazonas, Brena Dianná Modesto tem 22 anos e 1,75 m | Modelo e estudante de Direito, representou Parintins no Miss AM.

Miss Bahia 2016 – Victoria Esteves

Miss Bahia 2016 - Victoria Esteves
A Miss Bahia, Victoria Esteves tem 18 anos e 1,72 m | Modelo e estudante de Direito – Representou Salvador no Miss BA.

Miss Ceará 2016 – Morgana Carlos

Miss Ceará 2016 - Morgana Carlos
A Miss Ceará, Morgana Carlos tem 20 anos e 1,73 m | Modelo e estudante de Odontologia – Representou Quixadá no Miss CE.

Miss Distrito Federal 2016 – Sarah Souza

Miss Distrito Federal 2016 - Sarah Souza
A Miss Distrito Federal, Sarah Souza tem 20 anos e 1,78 m | Modelo e estudante de Arquitetura e Urbanismo – Representou Sudoeste no Miss DF.

Miss Espírito Santo 2016 – Beatriz Leite

Miss Espírito Santo 2016 - Beatriz Leite
A Miss ES, Beatriz Leite tem 18 anos e 1,74 m | Modelo e bailarina.

Miss Goiás 2016 – Mônica França

Miss Goiás 2016 - Mônica França
A Miss Goiás, Mônica França tem 21 anos e 1,75m | Modelo e estudante de Farmácia – Representou Anápolis no Miss GO.

Miss Maranhão 2016 – Deise D’anne

Miss Maranhão 2016 - Deise D'anne
A Miss Maranhão, Deise D’anne tem 26 anos e 1,75 m | Modelo e estudante de Educação Física – Representou Santo Amaro no Miss MA.

Miss Mato Grosso 2016 – Taiany Zimpel

Miss Mato Grosso 2016 - Taiany Zimpel
A Miss Mato Grosso, Taiany Zimpel tem 18 anos e 1,80 m | Modelo e estudante de Direito – Representou Sorriso no Miss MT.

Miss Mato Grosso do Sul 2016 – Yara Deckner Volpe

Miss Mato Grosso do Sul 2016 - Yara Deckner Volpe
A Miss Mato Grosso do Sul, Yara Deckner Volpe tem 20 anos e 1,75 m | Modelo e estudante de Jornalismo.

Miss Minas Gerais 2016 – Paloma Marques

Miss Minas Gerais 2016 - Paloma Marques
A Miss Minas Gerais, Paloma Marques tem 21 anos e 1,78 m | Modelo e estudante de Engenharia Ambiental, representou Senador Firmino na seletiva do Miss MG.

Miss Pará 2016 – Fablina Paixão

Miss Pará 2016 - Fablina Paixão
A Miss Pará, Fablina Paixão tem 18 anos e 1,76 m | Modelo – Representou Marabá no Miss PA.

Miss Paraíba 2016 – Mayrla Emilia Vasconcelos

Miss Paraíba 2016 - Mayrla Emilia Vasconcelos
A Miss Paraíba, Mayrla Vasconcelos tem 20 anos e 1,85 m | Modelo e estudante de Farmácia, representou Nova Palmeira no Miss PB.

Miss Paraná 2016 – Raissa Santana

Miss Paraná 2016 - Raissa Santana
A Miss Paraná, Raissa Santana tem 21 anos e 1,75 m | Modelo e estudante de Marketing – Representou Umuarama no Miss PR.

Miss Pernambuco 2016 – Tallita Martins

Miss Pernambuco 2016 - Tallita Martins
A Miss Pernambuco, Tallita Martins tem 20 anos e 1,74 m | Modelo e estudante de Direito – Representou Serra Talhada no Miss PE.

Miss Piauí 2016 – Lara Lobo

Miss Piauí 2016 - Lara Lobo
A Miss Piauí, Lara Lobo tem 20 anos e 1,75 m | Modelo e estudante de Moda e Odontologia – Representou Floriano no Miss PI.

Miss Rio de Janeiro 2016 – Sabrina Amorim

Miss Rio de Janeiro 2016 - Sabrina Amorim
A Miss Rio de Janeiro, Sabrina Amorim tem 18 anos e 1,77 m | Modelo – Foi indicada pela organização do Miss RJ.

Miss Rio Grande do Norte 2016 – Danielle Marion

Miss Rio Grande do Norte 2016 - Danielle Marion
A Miss Rio Grande do Norte, Danielle Marion tem 25 anos e 1,82m | Modelo e estudante de Direito – Representou Mossoró no Miss RN.

Miss Rio Grande do Sul 2016 – Leticia Borghetti Kuhn

Miss Rio Grande do Sul 2016 - Leticia Borghetti Kuhn
A Miss Rio Grande do Sul, Leticia Kuhn tem 22 anos e 1,77m | Modelo e estudante de administração – Representou Tapera no Miss RS.

Miss Rondônia 2016 – Mariana Theol Denny

Miss Rondônia 2016 - Mariana Theol Denny
A Miss Rondônia, Mariana Theol Denny tem 19 anos e 1,75 m | Modelo.

Miss Roraima 2016 – Iane Cardoso

Miss Roraima 2016 - Iane Cardoso
A Miss Roraima, Iane Cardoso tem 23 anos e 1,72 m | Modelo, Advogada e Empresária – Foi indicada pela organização do Miss RR.

Miss Santa Catarina 2016 – Mariana Guerra

Miss Santa Catarina 2016 - Mariana Guerra
A Miss Santa Catarina, Mariana Guerra tem 24 anos e 1,76 m | Modelo e formada em Engenharia de Energia – Representou Araranguá no Miss SC.

Miss São Paulo 2016 – Sabrina Paiva

Miss São Paulo 2016 - Sabrina Paiva
A Miss São Paulo, Sabrina Paiva tem 21 anos e 1,82 m | Modelo e estudante de publicidade e propaganda – Representou Caconde no Miss SP.

Miss Sergipe 2016 – Carol Valença

Miss Sergipe 2016 - Carol Valença
A Miss Sergipe, Carol Valença tem 21 anos e 1,74 m | Modelo e estudante de Engenharia Civil, representou Aracaju no Miss SE.

Miss Tocantins 2016 – Jaqueline Ribeiro Verrel

Miss Tocantins 2016 - Jaqueline Ribeiro Verrel
A Miss Tocantins, Jaqueline Verrel tem 24 anos e 1,75m | Modelo e empresária, representou Dueré no Miss TO; em 2011 ela também foi Miss TO no Miss Brasil.

Curiosidade | Estados que já venceram no Miss Brasil

  • Rio Grande do Sul – 13 vezes
  • Minas Gerais – 8 vezes
  • São Paulo – 8 vezes
  • Rio de Janeiro – 8 vezes
  • Santa Catarina – 5 vezes
  • Paraná – 4 vezes
  • Bahia – 3 vezes
  • Ceará – 3 vezes
  • Mato Grosso – 3 vezes
  • Rio Grande do Norte – 2 vezes
  • Tocantins – 1 vez
  • Mato Grosso do Sul – 1 vez
  • Distrito Federal – 1 vez
  • Pará – 1 vez
  • Amazonas – 1 vez

O que achou de Raissa Santana como Miss Brasil 2016? Próxima parada: Miss Universo! É isso.