Pesquise sobre nomes e sobrenomes pelo mundo

Esse site é para aqueles que, como eu, gostam de saber mais sobre nomes e sobrenomes. O Public Profiler reúne nada menos que 10,8 milhões de sobrenomes usando informações de registros eleitorais e listas telefônicas.

Atualmente cobre um bilhão de pessoas em 26 países, mostrando a origem dos nomes e para onde eles se espalharam, mas é uma pena que ainda não inclui o Brasil.

O serviço também revela quais nomes próprios — de uma lista de 6,5 milhões — estão mais associados a diferentes sobrenomes.

Encontre parentes distantes

O site foi desenvolvido por uma equipe da Universidade College London. O professor Paul Longley, um dos pesquisadores, disse que “a informação não é apenas histórica, mas também geográfica.”

“Nós podemos ligar nomes a lugares — um nome, agora, não é apenas uma indicação de quem você é, mas também de onde você está”, afirmou.

Os índices estão em “FPM” (Freqüência por milhão de habitantes). Por exemplo, se o seu nome aparece com índice de 200 na Itália, quer dizer que para cada 1 milhão de habitantes, 200 possuem o sobrenome. Ao clicar no país são mostrados os estados onde os nomes estão presentes, além de outras informações. É muito interessante.

A maior parte dos sobrenomes surgiu em determinados locais e permanecem mais comuns nessas áreas, mas muitos se espalharam para outros lugares devido à migração.

Longley disse que o site está tendo dificuldades para atender à alta demanda.

“Nós estamos sendo inundados com pedidos e nós pedimos às pessoas para que sejam pacientes. Há, obviamente, muito interesse em nomes de famílias e história de famílias globalmente”, afirma.

Sobrenomes italianos

Se você, assim como eu, tem ascendência italiana e quer saber os lugares da Itália que abrigam mais pessoas com o mesmo sobrenome, minha dica é o site L’Italia dei Cognomi. Digite seu sobrenome e tenha informações detalhadas direto da fonte.

Google+

Artigos via e-mail

Digite seu endereço de email para receber notificações de novos artigos por email.