Top 10 marcas mais valiosas do mundo

Por  |  7 Comentários

A lista das marcas mais valiosas do mundo é elaborada por diversas consultorias e divulgadas em períodos diferentes do ano. Por isso decidi reunir todas elas num único artigo.

Você encontrará aqui as mais relevantes: das consultorias Interbrand, Brand Finance e Rediff Business, que listam as marcas globais mais valiosas em todos os seguimentos.

Logo em seguida você conhecerá as marcas mais valiosas do chamado setor de alto luxo. E para terminar, confira quais são as líderes entre as marcas esportivas em geral, e também do futebol brasileiro. E como bônus, uma curiosidade: saiba o que significam siglas que batizam diversas empresas que conhecemos.

Marcas mais valiosas do mundo

Segundo a Interbrand, as marcas mais valiosas do mundo em 2011 são:

  • 1. Coca-Cola (EUA) US$ 71,861 bilhões
  • 2. IBM (EUA) US$ 69,905 bilhões
  • 3. Microsoft (EUA) US$ 59,087 bilhões
  • 4. Google (EUA) US$ 55,317 bilhões
  • 5. GE (EUA) US$ 42,808 bilhões
  • 6. McDonald’s (EUA) US$ 35,593 bilhões
  • 7. Intel (EUA) US$ 35,217 bilhões
  • 8. Apple (EUA) US$ 33,492 bilhões
  • 9. Disney (EUA) US$ 29,018 bilhões
  • 10. Hewlett-Packard (EUA) US$ 28,479 bilhões

Marcas mais valiosas

Já o estudo da Brand Finance coloca o Google como marca mais valiosa seguido da Apple e Microsoft:

  • 1. Google (EUA) US$ 48,278 bilhões
  • 2. Apple (EUA) US$ 39,301 bilhões
  • 3. Microsoft (EUA) US$ 39,005 bilhões
  • 4. IBM (EUA) US$ 35,981 bilhões
  • 5. Wal-Mart (EUA) US$ 34,987 bilhões
  • 6. Vodafone (Grã-Bretanha) US$ 30,740 bilhões
  • 7. GE (EUA) US$ 29,060 bilhões
  • 8. Toyota (Japão) US$ 28,800 bilhões
  • 9. AT&T (EUA) US$ 28,354 bilhões
  • 10. HSBC (Grã-Bretanha) US$ 27,100 bilhões

O relatório Best Global Brands da consultoria Rediff Business aponta as seguintes marcas como as mais valiosas em 2011:

  • 1. Coca-cola – US$ 71,861 bilhões
  • 2. IBM – US$ 69,905 bilhões
  • 3. Microsoft – US$ 59,087 bilhões
  • 4. Google – US$ 55,317 bilhões
  • 5. General Electric – US$ 42,808 bilhões
  • 6. McDonald’s – US$ 35,593 bilhões
  • 7. Intel – US$ 35,217 bilhões
  • 8. Apple – US$ 33,492 bilhões
  • 9. Walt Disney – US$ 29,018 bilhões
  • 10. Hewlett Packard – US$ 28,479 bilhões

Marcas de luxo mais valiosas do mundo 2012

A Louis Vuitton, avaliada em mais de 25 bilhões de dólares, lidera o ranking das marcas de luxo mais valiosas do mundo em 2012 segundo o estudo BrandZ que é anual e realizado pela Millward Brown Optimor. Confira a lista.

Louis Vuitton

  • 1. Louis Vuitton – US$ 25,9 bilhões
  • 2. Hermes – US$ 19,1 bilhões
  • 3. Rolex – US$ 7,2 bilhões
  • 4. Chanel – US$ 6,7 bilhões
  • 5. Gucci – US$ 6,4 bilhões
  • 6. Prada – US$ 5,7 bilhões
  • 7. Cartier – US$ 4,8 bilhões
  • 8. Hennessy – US$ 4,6 bilhões
  • 9. Moët & Chandon – US$ 4,2 bilhões
  • 10. Burberry – US$ 4,09 bilhões

A Louis Vuitton pertence ao grupo LVMH, que engloba outras marcas de alto luxo como Moët & Chandon, Dom Pérignon, Bvlgari, Givenchy e tem como seu principal acionista o magnata francês Bernard Arnault, um dos homens mais ricos do mundo, segundo a Forbes, cuja fortuna foi avaliada em 41 bilhões de dólares.

Ranking das marcas esportivas mais valiosas do mundo

A gigante norte-americana Nike vale US$ 15,9 bilhões e encabeça lista das marcas esportivas mais valiosas, divulgada pela Forbes. O ranking conta ainda com nomes como ESPN, Adidas e Reebok, entre outros; confira.

1. Nike: US$ 15.9 bilhões

Nike

A líder mundial em artigos esportivos abocanha cerca de 19% do mercado de calçados e patrocina desde atletas como Roger Federer, a times e seleções por todo o planeta.

2. ESPN: US$ 11,5 bilhões

ESPN

O canal recebe em média 5,06 dólares por assinante, o que representa cinco vezes mais que o segundo colocado (NFL Network). O lucro líquido de 2012 deve ser de 3,2 bilhões de dólares. Poucos sabem, mas a ESPN pertence do grupo Disney.

3. Adidas: US$ 6,8 bilhões

Adidas

Patrocinador oficial dos Jogos olímpicos de Londres, da EURO 2012 e responsável por desenvolver a bola usadas nas Copas do Mundo da FIFA, a Adidas lucrou em 2011 US$ 12,9 bilhões, e tudo indica que este ano conseguirá ainda mais.

4. Sky Sports: US$ 4 bilhões

Sky Sports

Presente em mais de 10,6 milhões de domicílios a Sky Sports tem os direitos de transmissão do Campeonato Inglês, do PGA Championship e Ryder Cup (golfe), Aberto dos EUA de tênis além de diversos outros eventos importantes. Conta ainda com o Go Sky, serviço que permite aos assinantes acompanharem eventos ao vivo por tablets e celulares.

5. Under Armour: US$ 3,5 bilhões

Under Armour

Companhia que comercializa artigos esportivos nos Estados Unidos. Em 2012 irá lucrar cerca de US$ 1,8 bilhão, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano passado.

6. Reebok: US$ 1,2 bilhões

Reebok

A marca teve um crescimento modesto em relação a 2011. Apenas 3%. 2012 marcou também a perda para a rival Nike, do fornecimento dos uniformes para a NFL, liga de futebol americano.

7. Yes: US$ 600 milhões

Yes

Canal regional de esportes mais visto dos EUA, a Yes pertence ao time de basebol New York Yankees além do banco de investimentos Goldman Sachs e outros investidores.

8. IMG: US$ 520 milhões

IMG

A IMG é uma empresa global de mídia que deve ter um lucro de US$ 170 milhões em 2012.

9. NESN: US$ 500 milhões

NESN

Mais uma rede de esportes regionais. Cobra em média, 3,56 dólares por mês de cada assinante.

10. MLBAM: US$ 420 milhões

MLBAM

A Major League Baseball Advanced Media deve ter uma receita estimada em US$ 620 milhões em 2012. Ela é a responsável pelo site oficial da liga norte-americana de basebol. As transmissões via internet (streaming) são compartilhadas com ESPN e CBS. Números referentes a novembro de 2012.

É isso. Estas foram as listas das marcas mais valiosas do mundo.

Significado das Siglas que dão nome a empresas:

Sopa de letrinhas

  • 3M: Minnesota Mining and Manufacturing (Minnesota Mineração e Manufatura).
  • asics: do Latim: alma sana in corpore sano (alma sã em corpo são).
  • BASF: Badische Anilin und Soda-Fabrik (fábrica de anilina e soda da região de Baden).
  • C&A: Clemens e August. Irmãos que fundaram a loja de tecidos na Holanda e batizaram com suas iniciais.
  • CVC: Iniciais de Carlos Vicente Cerchiari.
  • HBO: Home Box Office.
  • IBM: International Business Machines (Companhia Internacional de máquinas de negócios).
  • LG: Surgiu da junção das duas marcas sul-coreanas Lucky e GoldStar, mas preferem que se associe as letras ao slogan “life’s good”.
  • m&m: Iniciais dos sobrenomes de Forest Mars e Bruce Murrie.
  • TAM: Táxi Aéreo Marília.
  • tng: Compressão de teenager, “adolescente” em inglês.

Paulistano, atuou como designer de 1993 a 2008 quando começou o Curiosando, onde aborda diversos temas, além da cobertura do Miss Brasil desde 2010.

7 Comentários

  1. Jandson Lima

    16 de janeiro de 2011 at 12:07 PM

    A Google é muito valiosa….

    Mais qual é o porque dela valer tanto?

  2. Wladimir

    7 de maio de 2010 at 11:10 AM

    Nem é de se espantar o Google está em primeiro.

  3. Miguel_Utilnet

    2 de maio de 2010 at 8:07 AM

    A google nao descola do 1° lugar… é uma super empresa.

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

  4. Michel Sanderson

    30 de abril de 2010 at 1:18 AM

    ja era de se esperar que a Google estivesse em primeiro lugar novamente…

  5. diegojunior

    29 de abril de 2010 at 7:31 PM

    o da Apple (valor da marca: US$ 83,1 bi), é tudo isso? achei que outras superariam.

  6. Principe Encantado

    29 de abril de 2010 at 6:22 PM

    Muita grana envolvida.
    Abraços forte

  7. oSabeTudo

    29 de abril de 2010 at 3:25 PM

    Da 6º marca em diante foi uma surpresa pra mim.

    Valeu Amigo.

    Abraços!
    Rogério Gomes

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>