6 dicas para montar uma loja virtual para vender muito!

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6 dicas para montar uma loja virtual para vender muito!

Os melhores caminhos para ter um negócio online rentável

Com a expansão dos negócios no mundo digital, é impossível pensar em vendas sem associar à alguma loja virtual ou e-commerce, como também é conhecido. Para alcançar clientes em potencial em outras localidades e até mesmo comercializar para o resto do mundo, é importante trabalhar com diferentes canais de venda.

A internet é ampla e não para de gerar novas oportunidades de negócios. Segundo dados da ABComm, só entre março e julho de 2020 foram criadas 150.000 novas lojas on-line no Brasil. Entretanto, dizer que apenas abrir um e-commerce e anunciar produtos garante resultados positivos é mentira. 

Com o mercado tão aquecido e competitivo como vemos hoje, trabalhar com estratégias e planejamento é fundamental para garantir, de fato, rendimentos altos e sucesso nas vendas. Contudo, conseguir um lugar de destaque é privilégio de poucos. Se você quer entender melhor como entrar e se destacar nesse cenário, continue a leitura. 

Por que a loja virtual é um bom negócio?

Uma loja virtual é um canal de vendas na internet, onde as pessoas podem avaliar catálogos de produtos e fazer transações de forma 100% digital. Assim, tanto para o consumidor quanto para quem vende é um formato que garante muitos benefícios. 

Isso ocorre por diversos motivos, como a facilidade de se comprar sem sair de casa, a possibilidade de efetuar uma compra a qualquer hora do dia – visto que uma loja on-line está atuando 24h –, e também a possibilidade de vender para qualquer parte do mundo, dependendo do potencial de logística da empresa. Ou seja, mesmo quem está em outro estado ou país pode comprar. 

Devido a tudo isso, entre os muitos benefícios que tornam a loja virtual um bom negócio estão maior visibilidade, alcance, engajamento e aumento da rentabilidade para o comerciante, que muitas vezes tem um gasto bastante baixo para manter o negócio. 

Como montar uma loja virtual para começar a vender?

O primeiro passo a ser seguido para iniciar com os canais de venda online é a regulamentação do vendedor, ou seja, apresentar um CNPJ válido e operando para a geração de notas fiscais e outros benefícios e tributos. 

O segundo passo importante é avaliar todas as opções disponíveis de domínio, marketing digital e outros detalhes que vão compor as estratégias essenciais para atrair o público para o e-commerce. 

Separamos algumas dicas que vão auxiliar no seu planejamento para começar a vender on-line, veja!

Plataforma de e-commerce

O segundo processo mais importante dessa jornada é definir a plataforma de e-commerce que será utilizada. Há duas opções principais no mercado atualmente: página própria de loja virtual ou a utilização de marketplace. 

Na loja própria, a marca pode vender seus produtos livremente e ter despesas com logística, domínio, estoque, operacional e outros. Mas se seu produto for anunciado através de plataformas de marketplace, deverá pagar uma taxa de acordo com as diretrizes do canal, já que esse é um tipo de shopping virtual onde você pode alugar um espaço. 

Desenvolvimento e implementações

É muito importante avaliar o desenvolvimento da plataforma de e-commerce escolhida pelo seu time. O desenvolvimento e implementações relacionadas a ela devem estar de acordo com o que a empresa acredita ser fundamental.

Opte por plataformas que não apresentam muitas dificuldades de implementação de anúncios e cadastros, dessa forma, as atividades do seu negócio ocorrerão mais rapidamente.

Segurança 

A segurança dos dados e contra fraudes também é um ponto a se considerar quando pensamos em plataformas como canais de venda. Deve-se avaliar se a escolhida oferece soluções de segurança que se adequem ao seu negócio.

Suporte

Quando se anuncia em um marketplace, toda a logística de entrega e até mesmo de estoque em algumas plataformas, é realizada pelo próprio site hospedeiro. Ou seja, é ele quem garante todo o suporte necessário em casos de problemas ou não.

Entender a política de suporte e logística da plataforma escolhida é super importante para ter sua imagem manchada no mercado. 

Entenda seu mercado 

Hoje em dia, há muitas opções de plataformas de e-commerce no mercado, o que torna a escolha relativamente fácil. Mas entender tudo o que elas oferecem pode se tornar complicado se a empresa não sabe qual é o seu nicho, o mercado que atende.

Ter planejamento de vendas com o público-alvo definido ajuda nessa escolha. O ideal é a marca optar por marketplaces que estão dentro do nicho de atividade dela. Por exemplo: se a empresa comercializa produtos eletroeletrônicos e domésticos, vale a pena escolher plataformas que atuam nesse segmento.

Até esse detalhe pode impactar positiva ou negativamente nos resultados das vendas, pois se errar o tipo de marketplace e anunciar em plataformas nas quais o seu público não está, é impossível ter sucesso nas vendas.

Marketing e divulgação

Apesar da grande visibilidade que um canal de vendas oferece, é fundamental trabalhar estratégias de marketing digital para impulsionar as vendas da loja virtual. Veja como você pode atrair mais usuários para os seus anúncios!

Canais de divulgação

Canais de divulgação como as redes sociais são ótimas para atrair o público que deseja conhecer seus produtos. Campanhas planejadas em datas especiais e com o assunto em comum com a persona é uma técnica muito utilizada para melhorar as vendas.

Estratégias de conversão   

Além disso, garantir promoções relâmpagos, atuar com o frete grátis das plataformas e a entrega rápida também são excelentes maneiras de melhorar a conversão e atrair mais público para a sua loja on-line.

Invista em estratégias orgânicas

A melhor estratégia online para atrair usuários e transformá-los em leads é o SEO, Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). Aliado ao marketing de conteúdo, essa estratégia garante a você visibilidade sem precisar fazer um alto investimento em campanhas pagas. 

Além disso, o SEO garante conquistar mais pessoas alinhadas com o seu perfil de produto, ou seja, que também estarão mais dispostas a fechar a compra. Outro ponto importante é que essa é uma forma que gera bastante credibilidade, algo importante se o seu negócio ainda é novo no mercado. 

Análise de resultados 

Muito embora utilizar as técnicas mencionadas já garantam resultados esperados, é fundamental realizar análise de métricas do negócio. Os KPIs, Key Performance Indicator, são indicadores escolhidos pela empresa para avaliar o desempenho em diversos setores.

Com eles, é possível entender o sucesso de uma campanha, anúncio ou até mesmo produto. Também se calcula o valor gasto para atrair cada usuário e se as vendas realizadas cobrem esse valor. 

Há vários indicadores e o empreendedor avalia qual é melhor para o seu negócio, o importante é não deixar de utilizar essas métricas para sempre melhorar o desempenho da marca.

Atendimento de qualidade ao cliente 

Por último e não menos importante: atendimento ao cliente. Proporcionar uma experiência de consumo única e satisfatória garante não só uma venda, mas uma renda recorrente desse cliente que, certamente, irá voltar.

São diversos pontos que a empresa pode melhorar para que o atendimento se torne o diferencial na hora da decisão de compra, tais como:

  • Facilidades de pagamento;
  • Usabilidade do site;
  • Descontos e promoções;
  • Suporte e correção de erros;
  • Pós-venda.

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Conhecimento é a melhor estratégia

Como você percebeu, montar uma loja virtual exige muito mais do que abrir um negócio online. Para quem deseja realmente se destacar é preciso investir em estratégias sólidas e para isso o melhor caminho é sempre se atualizar e buscar conhecimento de fontes confiáveis. Ser empreendedor exige esforço!

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