b4waste une varejistas e consumidores em experiência de consumo sustentável

3 Mins Read
Luciano Kleiman, Daniel Neuma e Hyung Jun Kim

Mais de 34% da produção mundial de alimentos termina no lixo, todo ano. Seria o suficiente para alimentar os dois bilhões de pessoas que passam fome no planeta. Só no Brasil, desperdiçamos 8,7 milhões de toneladas de produtos alimentícios. Essa é a dor comum que une os empresários Luciano Kleiman e Daniel Neumam: encontrar uma forma de minimizar esse problema, levando comida com qualidade e preço acessível diretamente para o prato do consumidor, nasce aí o app b4waste.

Essa solução une tecnologia à sustentabilidade em um app que localiza estabelecimentos com alimentos em prazo de vencimento nos estoques de varejistas e oferece mais uma chance para esses produtos serem diretamente vendidos para consumidores que fazem questão de qualidade, preço e um consumo consciente e sustentável. Uma nova chance para gerar menos lixo, dar mais significado e opções à mesa do brasileiro.

O ciclo virtuoso começa no varejo. As carnes frescas, aves e peixes, por exemplo, têm apenas 72 horas para serem consumidas em um restaurante. Supermercados e empórios perdem até 2% dos seus produtos em função do vencimento. Por que não vender esse excedente antes que esse prazo se esgote? Melhor: com no mínimo 50% de desconto!

Passei anos vendo as perdas e desperdício desde a cozinha industrial às lojas da rede The Gourmet Tea. As perdas se concentram especialmente na durabilidade, com itens restritos ao consumo em apenas três dias. Essa mesma ‘dor’ que eu e Luciano enxergamos, move mais que o setor, move o mundo”, afirma Daniel.

Com b4waste, esses varejistas têm a possibilidade de gerar um caixa até então inexistente. Podem atrair novos clientes para os seus pontos de venda, com receitas ao invés de despesas. Conseguem agregar valor, vendendo também outros produtos e atraindo cada vez mais a atenção ao PDV Digital. Diminuem seus custos de descarte e alinham suas marcas com valores de sustentabilidade cada vez mais importantes em qualquer projeto de branding. E tem todo o controle da sua operação.

Do outro lado, sua majestade, o consumidor, têm a oportunidade de gastar menos por produtos em perfeito estado, de excelentes marcas, com uma compra centralizada em apenas um app, contribuindo para a conservação do planeta e acelerando a cadeia produtiva de empreendedores locais.

O ciclo se torna virtuoso ao enxergarmos que todas as pontas são beneficiadas: indústria, varejo e consumo. E o principal, nosso planeta agradece menos recursos desperdiçados”, completa Luciano.

Unindo as pontas, um app seguro, com gestão de vitrine, produtos e pedidos nas mãos dos varejistas – que podem inserir, mudar e controlar o seu negócio virtual de forma rápida e fácil – e toda a segurança e ferramentas de geolocalização à disposição de compradores cada vez mais exigentes – que ganham no preço do produto, na qualidade e no frete.

Sobre b4waste

É o Primeiro app que que encontra alimentos em prazo de vencimento nos estoques de varejistas e oferece mais uma chance para esses produtos serem diretamente vendidos para consumidores que fazem questão de qualidade, preço e um consumo consciente e sustentável.

Criado pelos empresários Luciano Kleiman – ex-CEO da Grand Cru, também com atuação na Adidas e Birkenstock – Hyung Jun Kim, assíduo em startups da venture capital alemã Rocket Internet e Daniel Neuman – fundador da The Gourmet Tea. A experiência desses empreendedores fez nascer esse que é o primeiro app a unir diretamente aqueles que tem produtos que precisam encontrar um destino antes do vencimento diretamente com o consumidor ávido por uma experiência de compra completa, com bom preço e marcas de valor.

Responsabilidade social e ambiental

Três refeições desperdiçadas equivalem à emissão de CO² de um carro rodando sem parar por 24 horas ou 48 km percorridos por um jato. Isso sem falar na emissão de gases por degradação de alimentos que podem ser até 300 vezes mais nocivos que o próprio gás carbônico.

O aplicativo também busca novas categorias e segmentos, dentro do mesmo conceito, conectando comerciantes e o público final. O setor de cosméticos e lifestyle já faz parte das opções disponíveis no aplicativo.

b4waste é o ponto de partida para reduzir o impacto desse desperdício estimulando um novo comportamento para todos que entendem seu papel sustentável nas cadeias de consumo e não admitem essa lógica perversa de descarte contínuo.

Informações à Imprensa: Agência VIVA

Sair da versão mobile