Cataflix – a reciclagem pelo olhar de quem faz ela acontecer, lança novos episódios no YouTube

Cataflix - a reciclagem pelo olhar de quem faz ela acontecer
Cataflix - a reciclagem pelo olhar de quem faz ela acontecer

Com apoio da Tetra Pak, episódios fazem parte do programa Cataki+ Longa Vida

O Cataflix é um programa dentro do canal do Youtube do Pimp My Carroça, ONG que desde 2012 luta pelo reconhecimento social e econômico das catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Com mais de 15 mil visualizações desde que foi lançado em 2020, dois novos episódios estão prestes a entrar no ar, dessa vez, tratando do universo das embalagens longa vida. O conteúdo inédito, apresentado por Carlos Thadeu e Caio César, faz parte da Cataki+LongaVida, uma nova iniciativa voltada para catadoras e catadores autônomos e cooperativas de materiais recicláveis da cidade de São Paulo.

Os episódios: “Embalagem da Tetra Pak: onde ela está no ciclo de reciclagem?” e “Cataki+LongaVida e a importância de remunerar” serão lançados, respectivamente, nos dias 8 e 15 de outubro às 12h.

O objetivo do programa é criar uma plataforma de conteúdo com informações relevantes sobre a reciclagem e o universo dos catadores. O público do programa vai desde o gerador de resíduo, até o catador, visto que um não vive sem o outro. Contudo, os youtubers do Pimp My Carroça são profissionais da reciclagem, ou seja: chegou a hora do catador se enxergar no Youtube.

O cenário de cada episódio é um painel de grafite, feito exclusivamente para o programa por um grafiteiro convidado, e cada cenário retrata o tema do programa em questão.

Serviço:

Cataflix Novos Episódios

Episódio 7 – Embalagem da Tetra Pak: onde ela está no ciclo de reciclagem? – 08 de outubro/ 12h

Episódio 8 – Cataki+LongaVida e a importância de remunerar – 15 de outubro/ 12h

Sobre as Embalagens Longa Vida 

Para garantir a segurança dos alimentos, as embalagens da Tetra Pak são compostas de papel, plástico e alumínio. A indústria recicladora consegue separar esses elementos e  utilizá-los na fabricação de novos produtos, agora fabricados com materiais reciclados. 

Nas fábricas de papel, por exemplo, há um equipamento que agita as embalagens com água, hidratando as fibras de celulose e separando-as do polietileno e do alumínio. As fibras de papel recicladas podem se transformar em caixas de papelão, tubetes, chapas, palmilhas, produtos em polpa moldada, entre outros.

 Já o plástico e o alumínio, são reciclados juntos, se transformando em placas e telhas na construção civil, canetas, sacolas, poltronas, peças de bicicleta e muito mais. Tudo o que estava na caixinha ganha uma nova utilidade. 

Após o consumo, separe os materiais recicláveis do lixo orgânico e rejeitos e encaminhe para a coleta seletiva. Se não houver coleta seletiva na sua região, higienize, compacte, guarde as caixinhas e encontre um ponto de coleta mais próximo no Rota da Reciclagem (www.rotadareciclagem).

Sobre o Cataki 

Lançado em 2017 pela ONG Pimp My Carroça, o Cataki é o aplicativo que faz a conexão direta entre o gerador de resíduos e o catador de materiais recicláveis. Atualmente, há aproximadamente 4 mil catadores conectados na plataforma – e espalhados por mais de mil cidades do Brasil. Até hoje, já foram realizados cerca de 300 mil downloads do Cataki. De acordo com uma pesquisa realizada pela Move Social, em média, o Cataki aumenta em 64% a renda dos catadores cadastrados no app. 

Disponível gratuitamente para iOS e Android, o app permite que o usuário visualize o profissional da reciclagem mais próximo e negocie a retirada e o pagamento pelo serviço. Em 2018, durante evento na sede da UNESCO em Paris, o app ganhou o prêmio Netexplo de Inovação Digital, sendo apontado como a principal plataforma digital de impacto social entre as duas mil iniciativas do mundo todo que participaram da premiação. Com mais de 45 mil votos, o Cataki é também o vencedor do Chivas Venture 2019, na categoria People’s Choice.  A premiação é global e reconhece iniciativas tecnológicas de impacto socioambiental.

Ficha Técnica:

Direção, Montagem: Vras 77

Produção: João Bourroul

Libras: Aline L’Astorina

Legendas: Olivia Costa

Criação: Pimp My Carroça/Cataflix

Coord de Comunicação: Milena Tobias

Apoio: Tetra Pak

Gosta de jardinagem e natureza?

Adoro Plantas no Instagram