Saiba como receber cashback em compras pela internet

3 Mins Read
Saiba como receber cashback em compras pela internet

Recurso funciona como acúmulo de crédito em compras online e pode ser tanto resgatado como usado em aquisições futuras de produtos ou serviços.

É possível ganhar dinheiro na internet comprando e, apesar de parecer inusitada, a prática tem se tornado cada vez mais comum. Com os novos hábitos de compra online, os comerciantes passaram a inovar em busca de destaque entre os clientes. Nesse contexto, diversas empresas adotaram o cashback, que significa dinheiro de volta sempre que um consumidor faz a compra de um produto ou serviço.

O recurso funciona como um acúmulo de crédito após cada compra, para que clientes de uma empresa possam usá-lo em compras futuras de produtos ou de serviços. Programas de fidelidade adotam essa estratégia há um tempo, mas, atualmente, existem vários serviços que dão dinheiro de volta, literalmente.

Nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, os programas de cashback tiveram início nos anos 1990. No Brasil, algumas empresas são mais conhecidas pelos usuários do recurso, como Méliuz, Ame Digital, Beblue, InterShop e PicPay. O esquema de reembolso por compra online chegou em terras brasileiras no ano de 2011, pela empresa Méliuz.

De maneira geral, os usuários de cashback recebem uma porcentagem do valor pago em compras de volta em sua conta, no cartão ou no meio pelo qual o pagamento de um produto ou serviço foi feito. Essa é uma forma encontrada pelas companhias para fidelizarem seus clientes e atraírem novos consumidores. 

Como funciona o cashback

Para utilizar as funcionalidades do cashback, o cliente precisa se cadastrar em aplicativo, programa ou site de sua confiança, que tenha parceria com uma empresa que ofereça o serviço. Depois da inscrição feita com os seus dados, o usuário pode acessar as plataformas de compra, escolher suas mercadorias e ativar o retorno dos valores. 

Em alguns modelos de cashback, as lojas parceiras pagam para ter anúncios nos sites e nos aplicativos de empresas que oferecem o serviço. As empresas, em contrapartida, dividem o valor entre os consumidores que compraram. Dessa forma, os três agentes envolvidos podem ganhar. 

Vale ressaltar a importância de estar atento às modalidades de reembolso, pois cada serviço oferece o recurso de acordo com suas regras. Alguns permitem que o consumidor receba o dinheiro de volta na conta bancária, por exemplo. Outros disponibilizam o valor em um tipo de carteira digital, que poderá ser usada nas compras seguintes, com o abatimento da quantia armazenada.

Como receber o cashback em cada serviço

O cashback do PicPay é aplicado toda vez que um usuário desta carteira digital faz um pagamento, recarga ou outra transação. Conforme a operação e a promoção, o cliente recebe uma porcentagem do valor envolvido. O dinheiro armazenado fica como saldo na carteira do cliente, para ser usado em outras movimentações. 

A plataforma também é usada para cobrança de valores. Sobre como receber pagamento pelo PicPay, o usuário pode permitir a transação por meio de boleto, transferência bancária (TED ou DOC) e cartão de débito. 

Na Méliuz, é possível ganhar dinheiro de volta a cada compra feita em e-commerces brasileiros. Basta que o usuário se cadastre no aplicativo ou no site para acessar a lista de parceiros, que lojas físicas, como supermercados e farmácias.

A cada compra em sites parceiros, um valor percentual é acumulado pela Méliuz, formando um saldo total. Após juntar R$ 20, o cliente pode resgatar o montante diretamente na conta corrente ou poupança.

No Ame Digital, carteira digital do grupo B2W, é possível receber parte do dinheiro gasto nas lojas parceiras de volta. É preciso realizar um cadastro no aplicativo e aguardar cerca de 30 dias para usar o crédito em compras futuras nos parceiros do serviço. 

Já o Beblue é uma opção de cashback que funciona somente em estabelecimentos físicos. Para conceder parte do dinheiro de volta, a loja precisa de uma máquina Beblue, que aceita bandeiras de débito e de crédito de diferentes marcas. O resgate só pode ser efetuado depois de o usuário completar R$ 20 de saldo.

Instituições bancárias também oferecem serviço de cashback. O Banco Inter é um exemplo de instituição digital que aposta nessa modalidade para fidelizar clientes. Contudo, pessoas que não são correntistas também podem usufruir de algumas vantagens do programa. De maneira geral, basta adquirir produtos e serviços nas lojas disponíveis na plataforma do InterShop para receber o retorno financeiro. O cashback fica acumulado para as futuras compras. O dinheiro de volta também pode ser aplicados no pagamento das faturas de cartão de crédito, na aplicação de fundos de investimento e no cadastro de chaves PIX.

Sair da versão mobile