10 Dicas de decoração de interiores

3 Mins Read

Decorar não é algo simples, pois há inúmeros gostos individuais para descobrir e entender. Tudo começa com o seu próprio estilo.

Ao decorar sua casa leva algum tempo para descobrir o estilo que quer incorporar no projeto, cores e acessórios para móveis, iluminação etc.

Conheça agora as 10 dicas de decoração de interiores para não cometer erros e gafes na sua reforma.

Conheça o seu gosto, estilo e preferências

Podemos gostar de vários estilos, mas é preciso definir uma direção, um estilo único para que seu projeto siga harmonicamente.

Dicas de decoração de interiores

Definir um orçamento

Defina um orçamento que caiba no seu bolso e estipule um prazo limite para evitar problemas financeiros e projetos inacabados. Conheça os preços para todas as coisas básicas, como pintura, mobiliário, papel de parede, lustres e com base neste conhecimento, comece a montar seu orçamento.

Considere o espaço

Ao decorar um ambiente, sempre considere o tamanho do quarto e o que já possui lá. Você não quer enfrentar problemas de limite de espaço após a compra da mobília que você gostou certo? Seja atencioso, tenha sempre as medidas na mão e siga a regra “menos é mais”. Um quarto abarrotado de móveis além de desconfortável, indica desorganização.

Menos é mais

Não coloque sua mobília no caminho, no qual ela pode se tornar um obstáculo. Planeje as áreas de passagem, bem como a finalidade de cada móvel. Isso é essencial para ambientes pequenos.

Foco

Encontre um ponto focal no ambiente a ser decorado. Ele será o ponto que será mais destacado no ambiente e todo o restante será seu coadjuvante. Pode ser uma lareira, uma cama, uma janela ou sacada, etc.

Tema

É necessário descobrir qual tema pretende trabalhar, para trazer a harmonia em sua decoração.

Cores

Pode parecer preconceito, mas há algumas cores que simplesmente não funcionam em conjunto. Por outro lado, usar muitos tons neutros e cores parecidas pode fazer com que seu quarto fique maçante e desinteressante. Se a tinta e os móveis escolhidos forem claros, utilize cortinas e tapetes com cores contrastantes para combinar e dar vida ao ambiente.

Coordenar as dimensões

Coordene os tamanhos das coisas que você colocou no seu quarto. Muitas coisas grandes fazem com que o quarto pareça muito impessoal, “frio” ou muito pequeno, se seu quarto não tiver muito espaço. Já muitas coisas pequenas fazem o quarto parecer confuso e bagunçado. Equilíbrio sempre.

Não escolha a tinta antes dos móveis

A pintura é mais fácil de escolher quando você já tem todos os móveis que você quer no seu quarto. Visualize onde ficarão todos os móveis e qual o ponto focal para escolher uma tinta diferente para determinada parede; para as demais, uma cor neutra, por exemplo.

Visualize antes

Pense em como seu projeto vai ficar. Quais posições estarão os móveis, quais cores serão utilizadas e aplicadas, o que pretende focar, qual iluminação utilizar… imagine tudo antes para depois não se perder no seu próprio estilo e comprar coisas desnecessárias.

Amostras de cores, texturas, fotos de acessórios irão ajudá-lo a imaginar e a criar um estilo para o ambiente. Se está inseguro, procure um conselho de um bom profissional ou sites como da empresa de apartamentos mobiliados Yuca, para se inspirar. [Fonte]

Sair da versão mobile