6 dicas de como vender mais rapidamente seu imóvel usado para comprar um novo

3 Mins Read
Como vender mais rapidamente seu imóvel

Proptech especializada em imóveis novos separou dicas para quem está no processo de compra e venda

São Paulo, outubro de 2022 – Comprar um imóvel novo mediante à venda do antigo é a situação mais comum entre os brasileiros. Em alguns casos, o apartamento dos sonhos é adquirido ainda na planta e, quando pronto, os compradores precisam vender rapidamente a antiga residência para completar o valor do imóvel entregue. Caso não consigam, a mudança fica travada. 

Para orientar sobre os principais passos que agilizam a venda do imóvel usado, o Apto – proptech especializada em lançamentos e prontos para morar – preparou 6 dicas a fim de atrair mais interessados e finalizar a negociação no tempo certo. 

  • Deixe o imóvel pronto para a venda

O Home Staging é a técnica perfeita para quem está vendendo, pois ele é um serviço que valoriza os espaços, facilitando a venda e, até mesmo, aumentando o valor do imóvel. Isto é, consiste na preparação de um imóvel para potencializar os seus pontos fortes, melhorando sua estética e criando mais atrativos. Os pilares do Home Staging são: estudos de design de interiores, estratégias de marketing e divulgação, e conhecimentos sobre o mercado imobiliário e o perfil dos compradores. 

Existem várias técnicas de Home Staging que podem ser aplicadas nos imóveis,  transformando-os sem precisar de um grande investimento:

  • direcionar esforços para os ambientes mais importantes e que chamam mais atenção: sala de estar, quarto e cozinha;
  • preferir cores neutras, porque têm a tendência de agradar o maior número de interessados;
  • valorizar a iluminação dos ambientes, para proporcionar sensação de conforto e bem-estar
  • Documentação atualizada é fundamental

A documentação do imóvel é uma das causas que mais podem atrasar a concretização da venda. Registro do imóvel atualizado, IPTU do último ano e termo de quitação à mão são essenciais. Caso more em apartamento, o condomínio pago regularmente (com carta da administradora) fará diferença. 

Além disso, a documentação pessoal do proprietário com certidões de protestos negativos dos tabeliães da cidade também são outro ponto a favor. 

  • Anuncie pelo valor correto

Determinar o preço é sempre um desafio. Por isso, uma pesquisa apurada com corretores e outros anunciantes serão diretrizes importantes nessa decisão. Em sites de usados, por exemplo, é possível encontrar referências de imóveis semelhantes no bairro. Mas o valor pode variar de acordo com pontos positivos (reformas ou pinturas recentes) ou negativos (rachaduras, vazamentos, elétrica antiga). 

  • Abertura para negociar

Mesmo com um bom preço, compradores estão sempre em busca de negociações. Estar aberto a isso é um ótimo passo para agilizar a venda. Interessados de diferentes perfis terão possibilidades e formas de pagamento variadas, geralmente com entrada e parcelamento. Ser flexível e valorizar oportunidades, por vezes “perdendo” 1 a 3% do valor original, pode ser a chave para fechar a negociação. 

  • “Venda” pelas fotos

O anúncio é o primeiro contato do possível comprador com o imóvel. Para conquistar mais interessados, as fotos precisam impactar para que a pessoa se imagine morando lá. 

Aqui vão 3 dicas para valorizar o imóvel pelas fotos:

  • Organize a casa: Se o espaço estiver desocupado, limpe a casa e deixe espelhos e vidros brilhando. Caso ainda resida no local, organize a casa, guarde a bagunça, alinhe enfeites e quadros;
  • Iluminação: Fotografe prioritariamente durante o dia, de preferência com muito sol. Abra as janelas e acenda as luzes, pois a claridade alegra o ambiente;
  • Profissional: Fotógrafos especializados em imóveis conhecem os melhores ângulos para valorizar seu anúncio. Mas, se não puder investir, um celular com uma boa câmera faz o truque.
  • Atendimento faz diferença

O indicado é contar com um corretor. Especialistas, eles sabem dizer quais são os pontos importantes para valorizar e também sabem tirar dúvidas do comprador e do vendedor durante a venda. Na hora da visita, acompanhar e trazer detalhes como a voltagem das tomadas, quais são as torneiras quentes da casa, se vai deixar algum móvel ou eletrodoméstico, o quão segura é a rua, onde ficam os principais comércios, dentre outras informações, também são dicas fundamentais para fechar de vez o negócio. 

Sobre o Apto

Fundado em 2015 pelo executivo Alex Frachetta, o Apto é uma plataforma de lançamentos imobiliários com imóveis novos das construtoras e imobiliárias de todo o Brasil. O objetivo da startup é colaborar com a transformação digital no setor, inovando na apresentação de imóveis na planta, em construção e prontos para morar. Com presença em todas as capitais e principais cidades do país, o Apto tem mais de 200 clientes e motivou R$785 milhões em vendas em 2021.

Sair da versão mobile