Como criar logotipos grátis pela internet [ou baixar prontos]

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Criar logotipos grátis pela internet é muito fácil. Não espere porém um trabalho de alta qualidade, já que nenhum serviço automatizado, por melhor que seja, consegue substituir o talento de um designer gráfico.

Mas, se você precisa e quer apenas um logo rápido e não tem condições financeiras para contratar um profissional, eis alguns sites para desenvolver seus próprios logotipos gratuitamente. Todos apresentam uma interface simples, uns mais outros menos.

Certamente um deles vai atender suas necessidades.

Ao final do post, depois de uma super galeria com exemplos de logotipos criativos, trago um bônus: um link onde você poderá encontrar centenas de logotipos profissionais prontos para baixar! Claro, também são grátis. Você só precisará editar o escolhido com o nome da sua empresa.

Para isso pode usar o PhotoShop ou o gratuito Gimp, que é simples de usar e pode substituir o software da Adobe em tarefas básicas como essa.

Sites para criar logotipos grátis

Site 1: Logaster

Logaster

Logaster é um gerador de logotipos on-line que permite que você crie um ótimo logotipo em poucos minutos.

Tudo que você precisa é escrever o nome e escolher o tipo de negócio que mais se adequa à sua necessidade. O serviço gera dezenas de logotipos conceitos para sua escolha. E o melhor é que você está livre para editar todo o estilo dos seus logos, incluindo cores, texto, ícone e posicionamento, e fazer download.

Logaster suporta os formatos mais populares de imagem, como PNG, PDF, SVG e, claro, JPEG. Além disso, você pode baixar um versão do logotipo para redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus) ou fazer também cartão de visita, envelope em branco, baseados no logotipo que criou. Imperdível!

Site 2: Online Logo Maker

A interface parece complicada numa primeira vista, mas ao começar a usar você verá que as opções são bem intuitivas. Este site de criação de logos permite que você escolha imagens, importe imagem do seu computador e personalize os textos.

Ao final é só clicar no último ícone (Download logo) e escolher o tamanho desejado. Ele criará um arquivo .png, ou seja, com fundo transparente. Simples e cumpre o esperado.

Site 3: smallseotools.com

Os logotipos são considerados um dos elementos essenciais da estratégia de marketing de uma marca. As pessoas geralmente se familiarizam com uma marca pelo seu logotipo. Se o logotipo de uma empresa não for único e atraente, pode ser difícil para uma marca atrair a atração de pessoas. O método tradicional de criar um logotipo para uma marca era agitado e tedioso, já que você precisava da assistência de um designer profissional a esse respeito. Essa abordagem exigiu uma quantidade enorme de recursos e tempo, e também a qualidade do logotipo não estava boa. Mas agora temos muitas ferramentas on-line incríveis que podem nos ajudar a criar um emblema visual de alta qualidade para uma empresa num piscar de olhos. Muitas plataformas online como smallseotools.com também oferecem ferramentas de design de logotipo online gratuitas que podem ser usadas para criar um logotipo exclusivo para sua empresa. Existem muitos modelos profissionais integrados oferecidos a partir dessas ferramentas online que tornam mais fácil para uma pessoa fazer um logotipo sem grandes esforços. Apenas alguns cliques em seu smartphone permitirão que você faça um logotipo atraente e significativo para sua marca que pode chamar a atenção das pessoas.

Site 4: Free Logo Creator

Pensei em não indicar este site, já que ele não é muito amigável, vamos dizer assim. Você só terá opção de texto, sem imagens, e a cada alteração é preciso clicar no botão “Generate” para ver como ficou. Ele não trabalha em tempo real. Enfim, é uma opção, longe de ser a melhor.

Site 5: Logotype Maker

Este site é incrivelmente simples e repleto de opções para criar logotipos, porém ele tem uma imensa desvantagem: o tamanho.

Na hora de fazer o download do logo ele fornece apenas o formato de 150×62 pixels, o que é muito pequeno. Se o logo for para um site/blog onde o espaço é limitado, sem problemas, mas na maioria das vezes este tamanho não será suficiente.

Site 6: CoolText

O site não oferece lindas opções, mas alguma pode combinar com o que você precisa. Para usar não tem segredo. É entrar no site, escolher o estilo do logo que você deseja e personalizar com as cores e algumas opções. Feito isso clique em Render Logo e veja como ficou. Quando estiver satisfeito é só clicar em Download Image.

Site 7: Logomarca Gratuita

O último indicado é o site Logomarca Gratuita. Ele é sem dúvida o jeito mais rápido de se criar um logo, mas é extremamente limitado. Digite o texto desejado, escolha entre as 10 opções disponíveis e clique em Criar. Só isso. Se gostou clique com o botão direito na imagem e depois em “Salvar imagem como…” (ou clique e arraste para a sua área de trabalho). O site não permite personalizar nada.

Logotipos profissionais prontos para baixar

Se quiser logotipos com aparência profissional prontos, tanto em PSD ou EPS, etc sugiro que acesse o freepik, que é um excelente banco de imagens com logotipos e muito mais para ajudar nos seus projetos.

Mais uma vez recomendo que, se puder, contrate um bom designer. Nenhum serviço de criação online se compara a um logo feito por um profissional. Pensando nisso, leia a seguir um artigo bem completo com alguns conceitos de design para quem quer criar seu próprio logo.

Logotipos criativos – os melhores exemplos

Logotipos criativos são obrigatórios para uma marca que deseja se fazer presente na mente dos consumidores. Eles se comportam como cartões de visitas de uma marca. Além do nome, que muitas vezes não é óbvio, deve demonstrar aquilo que a empresa faz ou ao menos informar sua área de atuação. Veja alguns exemplos para sua inspiração:

Como Criar um Logotipo

Saiba, em apenas 5 passos, como desenvolver uma logomarca profissional!

1. Saiba que um logotipo é aquilo que ele representa

Antes de criar um logotipo, você deve entender o que é um logotipo, o que representa e aquilo que é recomendado fazer. Um logotipo não é apenas um desenho – o logotipo reflete a marca comercial de uma empresa através do uso das formas, fontes, cores e/ou imagens.

Um logotipo tem de inspirar confiança, reconhecimento e admiração pela empresa ou produto. Este deve ser o objetivo de um designer ao criar um logotipo.

2. Conhecer os princípios efetivos do design de logotipos

Agora que você sabe o que um logotipo deve fazer, e que ele deveria representar, deve aprender sobre o que faz um grande logotipo: as regras e princípios básicos de design para um logotipo eficaz.

1. Um logotipo deve ser simples
Um projeto simples permite fácil reconhecimento e permite que o logotipo seja versátil e memorável.

2. Um logotipo deve ser memorizável
Seguindo de perto o princípio da simplicidade, é o princípio da memorização. Um projeto eficaz deve ser fácil de memorizar e isso é conseguido através de um logotipo, ainda que simples, adequado.

3. Um logotipo deve ser atemporal
Um logotipo eficaz deve ser atemporal – ou seja, deve resistir ao teste do tempo. Será que o logotipo ainda será eficaz em 10, 20, 50 anos?

4. Um logotipo deve ser versátil
Um logotipo eficaz deve ser capaz de trabalhar com uma variedade de mídias e aplicativos. Por isso, o logotipo deve ser projetado preferencialmente em formato vetorial (Corel Draw, Illustrator), para assegurar que ele possa ser redimensionado para qualquer tamanho. Importante, a logomarca deve ficar boa em apenas uma cor também.

5. Um logotipo deve ser adequado
Você deve posicionar o logotipo de forma adequada para sua finalidade. Por exemplo, se você está projetando o logotipo “X” para uma loja de brinquedos de crianças, seria apropriado usar uma fonte infantil bem como, um similar esquema de cores. Isso não seria tão apropriado para um logo de um escritório de advocacia.

3. Saiba identificar sucessos e enganos

Logos de sucesso

Agora que você sabe quais são as regras do desenho de uma logomarca, você pode distinguir perfeitamente as diferenças entre uma boa e uma má criação… Saber o que os outros logotipos conseguiram e por que eles conseguiram dá uma grande visão sobre o que realmente faz um bom logo.

Por exemplo, vamos olhar para o clássico Nike. Esse logotipo foi criado por Caroline Davidson em 1971 por apenas 35 dólares (isso mesmo…) no entanto, é um logotipo forte, memorável, eficaz, sem cor e facilmente escalonável. É simples, fluido e rápido, e representa a asa da famosa estátua da “Nike”, deusa grega da vitória – algo perfeito para um negócio de vestuário esportivo.

Nike é apenas um dos muitos logos perfeitos. Pense em outras marcas famosas que você conhece e verifique os logos – o que os torna bem-sucedidos?

Para obter mais qualidade em logos menos conhecidos, recomendo visitar sites especializados em logos, como o Logo Of The Day e ir a sua livraria ou biblioteca folhear livros de design de logotipos.

Logos não tão bem sucedidos

Nós também podemos aprender muito com os logos que não foram tão bem sucedidos como os da foto acima. Alguns logotipos podem descrever coisas que nem sempre sejam visíveis para o designer (como no logotipo do meio acima) ou podem ser apenas uma concepção ruim, como no logotipo à direita.

4. Estabelecer o seu próprio processo de design

Agora que sabemos o que é um logotipo, o que os princípios e normas de desenho da logomarca são e o que faz um sucesso do logo, podemos finalmente começar o processo de design em si.

A experiência pessoal é o fator chave na criação do seu projeto.

Em suma, um processo de design de um logotipo consiste em:

  • Resumo do projeto
  • Pesquisa & Debate
  • Desenho
  • Tipologia e conceitualização (ver passo 5)
  • Enviar ao cliente para revisão
  • Revisar e dar os últimos retoques
  • Enviar arquivos do cliente ao prestador de serviço, se necessário (bureau, gráfica, etc)

5. Aprenda A Software & Complete O logotipo

Depois que você concluiu o processo de concepção, é o momento de começar a dominar o seu software (Adobe Illustrator é o padrão da indústria), mas lembre que você não pode criar um logotipo pulando direto para o computador… primeiro o esboço. A não ser que não goste nem de esboçar “na mão”, aí vá direto para o Photoshop ou similar para pincelar suas ideias antes de começar a arte final.

Depois você tiver suas ideias e esboços iniciais, resultadas do “briefing”, pode então, saltar para o computador e iniciar a digitalização de seu logotipo.

Depois que tiver o(s) conceito(s) digitalizado e finalizado, pode enviá-lo para o seu cliente, obter as revisões e, finalmente, seguir a criação até finalizar o logotipo profissional. É isso.

Estes 5 passos foram baseados no artigo “How To Design A Logo” do excelente site Just Creative Design.

Conclusão

Portando não há mais desculpas para não ter seu próprio logotipo. Seja em sites simples ou mais elaborados e com mais opções, como a Logaster, as ferramentas estão à sua disposição. Aproveite!

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