Por que as lives no Youtube estão fazendo tanto sucesso?

3 Mins Read

Gabriel Mecca | São diversos motivos para os artistas brasileiros alcançarem números inéditos na plataforma.

Em meio a crise estabelecida pelo coronavírus, uma empresa conseguiu muito lucro: o Youtube. A plataforma de vídeos do Google no Brasil nunca tinha passado por algo parecido. As lives dos músicos brasileiros alcançaram níveis inéditos. Marília Mendonça, e Jorge e Mateus tiveram audiência de mais de três milhões de pessoas. Uma das lives do cantor Gusttavo Lima teve um alcance de 50 milhões. Antes disso, a maior live tinha sido da Beyoncé, que nem chegou na casa do milhão.

Esses grandes números fizeram com que empresas passassem a investir nessa forma de entretenimento. Marcas de cerveja, varejistas, maquininha pop e muitas outras marcas. Mesmo assim, esses shows continuam bombando. Quais são os motivos? É possível encontrar algumas respostas.

Antes de quarentena, esses artistas não pensavam nesse tipo de conteúdo. Raramente faziam alguma ação ao vivo em redes sociais. As agendas lotadas impediam que isso acontecesse. Um artista, como Wesley Safadão, que tem quase 30 shows todos os meses não dava muita atenção para isso.

Com a obrigatoriedade das pessoas ficarem em casa, esses artistas perderam a principal fonte de renda. Nada de arenas lotadas para acompanhar os shows. Foi preciso pensar nesse tipo de ação. Com uma grande equipe por trás, eles entraram nesse universo de maneira diferente. Não apenas com uma câmera, mas uma grande produção. Digno de um programa de televisão.

Pessoas que nunca sonharam em ir num show dos cantores mais populares do Brasil, passaram a ter oportunidade de assistir um em casa. Para ficar mais fácil de visualizar essa situação, pense num show do Zé Neto e Cristiano em São Paulo. Se eles se apresentarem em um estádio, o público será aproximadamente 60 mil pessoas. Com uma live no Youtube, não será apenas o público do show, mas de todos que gostariam de ir no show.

O que fez as lives se tornarem um sucesso foi o formato completamente diferente do que a televisão faz. Os programas que convidam artistas para se apresentarem segue uma linha parecida do que era feito nos anos 90. O cantor, no domingo a tarde, vai na emissora e canta dois ou três sucessos. Quando a televisão era o único meio para ver os artistas, isso dava certo. Mas com a internet, esse formato perde a força.

As emissoras de televisão nunca prepararem um show de quatro horas de um artista. Nem o futebol toma tanto tempo da grade. Preparar um formato diferente de show chamou a atenção do público e aguçou a curiosidade. A partir do momento que foi verificado que o formato é de qualidade, as pessoas passam a compartilhar com seus amigos.

Para finalizar as justificativas de força para as lives do Youtube é a autenticidade dos artistas. Como eles possuem uma agenda lotada, o ritmo de um show acaba se tornando automática. Já existe uma roteirização para uma apresentação de uma hora e meia e duas horas. Eles sabem como fazer a abertura, o momento de interagir com o público, a transição de uma música para outra.

O fato deles estarem na casa deles, tomando cerveja e alguns deles com uma roupa bem básica, aproxima o artista do público. Mostrou que eles têm desejos muito parecidos de uma pessoa comum.

Com as lives sendo um sucesso durante a quarentena, o próximo questionamento por parte dos especialistas é se esse formato irá continuar depois que a rotina voltar ao normal. Será que esse pode ser um desafogo as agendas lotadas? Ou só será algo passageiro?

Sair da versão mobile