Qual é a diferença entre roadmap e cronograma?

4 Mins Read
Qual é a diferença entre roadmap e cronograma

A gestão de negócios conta com o apoio de ferramentas que podem auxiliar na organização dos processos. Estes são os casos de roadmap e do cronograma, dois instrumentos que embora parecidos, não representam a mesma coisa

Essas duas opções gráficas de recurso visual possuem semelhanças entre si mas também algumas diferenças importantes que podem influenciar na escolha de qual delas usar no seu trabalho, seja no uso físico ou na criação de cronograma ou roadmap online.

Por exemplo, uma delas é muito mais objetiva, focando em poucas informações. Já a outra é mais detalhada, exibindo vários dados que fazem parte do processo de execução do produto ou projeto.

Para te ajudar nessa comparação, preparamos um conteúdo explicando um pouco sobre cada uma e quais as principais diferenças entre roadmap e cronograma. Confira logo abaixo!

O que é um roadmap?

É conhecido como roadmap uma ferramenta de recurso visual que realiza o mapeamento do passo a passo para a execução de um produto ou projeto, seja qual for o seu segmento.

O objetivo é acompanhar todas as etapas, do começo ao fim, para que o trabalho seja mais organizado. Isso é possível porque a equipe fica alinhada às tarefas a cumprir, às funções de cada colaborador e aos prazos de entrega.

Devido a melhor visualização das informações, esse documento serve como uma forma de consulta. Caso os profissionais tenham alguma dúvida no processo, eles podem verificar no roadmap criado.

O que é um cronograma?

O cronograma também é uma ferramenta com foco na organização e gestão de projetos.

Seu uso é mais comum, grande parte das empresas trabalham com esse tipo de recurso visual para determinar datas e atividades.

O objetivo é garantir que o planejamento seja seguido, mas seu foco é maior nos prazos a serem cumpridos pela equipe, assim como a definição de quais tarefas cada profissional deve executar.

Além de ser um instrumento utilizado pelo ramo empresarial, ele pode ser útil para organizar metas pessoais. O cronograma pode ser uma opção para quem sofre com problemas como a procrastinação.

Diferenças entre cronograma e roadmap

É comum que ao ouvir falar sobre as duas ferramentas cause a sensação de que são iguais. Mas agora que você conheceu as características individuais de cada uma, vamos entender o que as diferencia entre si.

As duas apresentam benefícios que colaboram para a organização e gestão de negócios. Porém, enquanto o cronograma é mais objetivo, com foco em determinar prazos e tarefas, o roadmap é um detalhamento mais completo.

Logo, os cronogramas tendem a ser utilizados para garantir que os profissionais envolvidos saibam qual sua responsabilidade com as atividades delegadas e também o tempo disponível para entregá-las prontas.

Já o roadmap serve como um mapeamento completo de todos os passos a serem seguidos na execução de um projeto. Por isso, é mais eficiente no que diz respeito a melhorar a produtividade e o alinhamento de equipes.

Além disso, o roadmap é mais flexível. Caso seja necessário fazer alguma mudança nas datas devido a alterações no planejamento, pode ser editado o documento e consultado pelos profissionais.

Vantagens e desvantagens do cronograma

Ambas as ferramentas apresentam benefícios com o seu uso, mas também podemos olhar alguns pontos que podem ser negativos dependendo do que a sua empresa necessita no momento.

No caso do cronograma, a aplicação pode não atender todos os objetivos do gerenciamento de um negócio de grande porte. Seu foco é mais em datas e não permite acompanhar o projeto inteiro da melhor maneira.

Ele também não serve para identificar possíveis problemas e falhas internas, já que o conhecimento sobre o plano é restrito por parte dos colaboradores que recebem o arquivo.

Porém, se a ideia for encontrar uma ferramenta simples para garantir que os prazos sejam cumpridos pela equipe, o cronograma é uma ótima opção. Isso vai evitar distrações priorizando apenas as informações essenciais.

Vantagens e desvantagens do roadmap

Em contraponto aos fatores citados acima, o roadmap é uma ferramenta mais completa e por isso é mais recomendada para a gestão de grandes projetos e de grandes equipes.

O roadmap contribui para a melhora da comunicação interna, mantendo os profissionais alinhados a cada uma das etapas que devem seguir, assim como as suas funções a serem exercidas e o tempo destinado a isso.

Além disso, essa ferramenta tem como vantagem a possibilidade de identificar problemas no andamento do projeto. Desta forma, é possível estabelecer medidas para solucionar as dificuldades antes de avançar para a próxima fase.

O único ponto que pode ser visto como uma desvantagem no roadmap é a quantidade de informações no documento, já que a equipe precisa observá-las. Mas o recurso visual facilita essa compreensão.

Veja aqui: Mulheres gamers representam 51,5% do público de jogos eletrônicos

Como escolher a melhor ferramenta?

Diante de tudo aqui abordado, é possível notar que ambas as ferramentas são úteis na organização e planejamento de uma empresa. Porém, cada uma com suas características e objetivos próprios.

Então, para escolher qual utilizar na sua gestão, avalie os benefícios oferecidos e para que elas servem. Vale ainda levar em consideração o cenário do seu projeto e as necessidades que precisam ser atendidas.

Agora cabe a você identificar a melhor opção para o seu negócio. Quem sabe até mesmo as duas ferramentas? O importante é atingir as suas metas e conquistar o resultado final esperado!

Sair da versão mobile