Distribuindo mais de R$220 milhões em prêmios, a Sorte Online completa 20 anos consolidada como líder em seu segmento

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Distribuindo mais de R$220 milhões em prêmios a Sorte Online completa 20 anos consolidada como líder em seu segmento

Liderando a busca da regulamentação do mercado de intermediação lotérica, empresa intermedia apostas em cerca de 1820 sorteios por ano

São Paulo, novembro de 2023 – Fundada em uma época em que a internet era bem mais limitada e que o conceito de startups era bem menos difundido, nascia a Sorte Online. A plataforma de intermediação de serviços lotéricos foi a primeira empresa a trazer soluções de tecnologia, inovação e disrupção para o mercado de loterias no Brasil. Há 20 anos, nem existia o termo, mas nascia a primeira intermediadora de serviços lotéricos do Brasil, colocando serviços digitais, apostas online e inteligência artificial em favor do entretenimento da “fezinha”. O segmento de e-commerce estava começando e as apostas eram feitas fisicamente, apenas nas casas lotéricas. 

Fundada por Jorge Ribeiro, programador que vislumbrou uma oportunidade de negócio na digitalização desse tipo de serviço, a companhia não é mais a única, mas é líder de seu segmento: já distribuiu mais de R$ 220 milhões em prêmios, processa uma média de 32,7 mil apostas por dia (entre bolões e jogos individuais) e já conta com aproximadamente 100 colaboradores. Deles, inclusive, cerca de um terço está dedicado às áreas de tecnologia e infraestrutura. Isso porque, desde sua criação, a inovação digital é a espinha dorsal da Sorte Online. Quando a internet ainda estava se disseminando no país, os apostadores já conseguiam fazer seus palpites pelo portal. Seu posicionamento faz com que a empresa invista cada vez mais em soluções digitais para oferecer recursos exclusivos aos seus clientes.

“A Sorte Online possui uma veia de inovação muito forte desde sua criação e este traço marcante se solidificou significativamente nestes últimos anos. Nossa equipe de produto, de desenvolvedores e de inteligência de dados está cada vez mais afinada para trazer melhorias em nossa plataforma e apresentar soluções e recursos que vão promover uma experiência ainda melhor para o público”, afirma Márcio Malta, CEO do Sorte Online. 

Os resultados aparecem, por exemplo, na frequência com que se vê as boladas saindo para os apostadores da plataforma. Somente na edição de 2021 da Lotofácil da Independência, três bolões da Sorte Online ganharam o prêmio principal, dois deles com a utilização da tática exclusiva de probabilidade empírica. Esse ano,  a plataforma ganhou seu  11º prêmio desta loteria especial, com mais dois bolões contemplados no sorteio. “O uso de inteligência de dados no processo de elaboração das apostas é um dos pontos de destaque. Por meio de um sistema desenvolvido pela nossa equipe, são utilizados dados e análises estatísticas, e até mesmo um sistema de cálculo de probabilidade empírica, para criar bolões de loterias, que são o carro chefe da nossa marca”, diz Malta.

Crescimento

Uma das estratégias adotadas para alavancar o crescimento tem sido a parceria com grandes players do mercado, como fintechs, programas de fidelidades e wallets. O objetivo é diversificar os canais de atuação da empresa e facilitar ainda mais o acesso aos serviços, alcançando um público maior. A estratégia tem alcançado ótimos resultados e somente em 2022, houve um crescimento de 24,9% em relação ao ano anterior nas aquisições de clientes por meio destas parcerias.

Além disso, em duas décadas, tanto o acesso ao mundo virtual quanto o comportamento do consumidor brasileiro mudaram significativamente. Especialmente nos últimos 10 anos, as pessoas passaram a comprar mais pela internet. Além disso, o período de lockdown imposto pela pandemia da Covid-19 forçou uma vida mais digital no mundo todo. No caso da Sorte Online, a possibilidade de fazer apostas online e em horários mais flexíveis do que presencialmente nas lotéricas físicas, condiz com a nova realidade do comportamento do consumidor, ajudando a aumentar o número de clientes do mercado lotérico por dar acesso alternativo às apostas.

Essa expressividade chamou a atenção da holding internacional Grupo Lottoland, que adquiriu parte da Sorte Online em 2018. Ao fazer parte do grupo, a empresa teve acesso a boas oportunidades de observar e aprender com mercados regulamentados, com exemplos mais maduros de marcas e de relações com governo, especialmente em relação à arrecadação de impostos. “Nos países em que esse relacionamento é mais maduro, vemos impactos positivos e significantes do repasse das taxas recolhidas para benefícios sociais em áreas como esporte, cultura e saúde, como já acontece no Brasil, mas com um alcance bem mais significativo”, afirma Malta.

Desafios

Como costuma acontecer com pioneiros, a Sorte Online entrou no mercado – e segue até hoje – lidando com obstáculos e resistências por romper com o modelo tradicional de um segmento que há muito tempo não apresentava inovações significativas. No geral, os problemas enfrentados pelas empresas do setor decorrem da falta de regulamentação. A inexistência da normatização abre espaço para tentativas de sanções por parte de grupos tradicionais, que enxergam a inovação como uma barreira para seus negócios – e não como oportunidade de levar novas possibilidades aos clientes.  

O que acontece hoje com as intermediadoras de serviços lotéricos já aconteceu com empresas que criaram novos mercados ao inovar no Brasil, como Uber e iFood, por exemplo. Ao implantar novidades significativas, elas acabaram entrando em um espaço ainda sem regras bem definidas, ficando expostas a questionamentos das empresas tradicionais quanto à legitimidade de suas operações, já que players ainda mais antigos, já estabelecidos em seu setor, passam a bater de frente com estes grupos, visando limitar sua atuação. 

Segundo Márcio Malta, o modelo de trabalho da empresa beneficia os apostadores, que economizam tempo e obtêm diversas vantagens jogando pela plataforma, agregando novos consumidores digitais à atual operação da Caixa Econômica Federal e, assim, favorecendo todo o ecossistema. “Todas as apostas feitas em nosso site, assim como os bolões que disponibilizamos, são registradas oficialmente no sistema da Caixa. O cliente monta seu jogo e nós efetuamos a aposta por ele, fazendo apenas um serviço de intermediação. Assim, o consumidor tem a facilidade de jogar sem sair de casa e não há qualquer prejuízo para a operadora, que recebe, em todas as nossas apostas, o mesmo valor que receberia caso o participante tivesse optado por jogar presencialmente”, afirmou. 

A partir da máxima “a união faz a força”, a Sorte Online liderou a formação do grupo nomeado AIDIGLOT (Associação dos Intermediadores Digitais de Jogos Lotéricos), que vem buscando junto ao governo melhorias e regulamentação para o setor. Entre os avanços que vêm sendo conquistados está a iminente votação pelo Congresso Nacional do texto final que regulamenta o setor de forma ampla e coerente, promovendo segurança jurídica, investimentos estrangeiros e fomento à economia. “Também teremos um nível mais alto de compliance do setor, combatendo eventuais efeitos colaterais negativos como a lavagem de dinheiro além do fomento a prática do Jogo Responsável (combate à ludopatia)”, afirma Márcio. “O segmento ainda tem uma representatividade modesta de menos de 0,5% do PIB, enquanto em países regulados este número chega perto ou ultrapassa 3% do Produto Interno Bruto. Ainda esperamos uma redução da carga tributária aplicada, no texto atual com cerca de 33%, objetivando maior canalização das apostas.”

Sobre a Sorte Online

Fundada em 2003, a plataforma se destaca no mercado de loterias online, já tendo distribuído mais de R$ 220 milhões em prêmios para jogadores de todo o país. Com grande pioneirismo e amplos investimentos em tecnologia, a Sorte Online oferece uma plataforma completa, com soluções digitais que permitem maior facilidade e segurança para que os apostadores possam realizar jogos na loteria desejada e ainda tenham acesso às cotas de bolões elaborados. Seu grande diferencial de mercado está no uso de inteligência de dados e estatísticas aplicadas à plataforma, que aumenta exponencialmente as chances de ganhar. Em seu canal online, também é possível acessar dicas, notícias, estatísticas, probabilidades e o resultado das loterias em tempo real. 

Mais informações aqui.

A SOL SERVIÇOS DE INTERMEDIAÇÃO S.A. (“Sorte Online”) não é um agente lotérico oficial, bem como não possui vínculo com a Caixa Econômica Federal. A Sorte Online atua como prestadora de serviços de intermediação para, a pedido e em nome do cliente, nos termos do art. 653 do Código Civil, efetivar apostas nas casas lotéricas oficiais da Caixa Econômica Federal.

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