Dicas para melhorar suas fotos

Os aparelhos celulares se modernizaram e uma das principais funções que os clientes procuram nos smartphones é mesmo a câmera fotográfica que eles trazem em seu interior.

A qualidade da câmera influencia muito a escolha do consumidor quando ele vai comprar um novo aparelho de celular.

E é nesse contexto que a fotografia móvel cresceu e hoje se constitui como um mercado que evolui cada vez mais, andando lado a lado com os demais avanços tecnológicos.

Um bom banco de imagens também pode ser utilizado para você se inspirar e tirar fotos em ângulos parecidos. As imagens tiradas de cima são excelentes.

Dentro de um mesmo aparelho celular, você pode tirar, editar e compartilhar as suas fotos em um curto espaço de tempo, algo que era inimaginável com as tradicionais câmeras fotográficas do século passado.

Se você quer saber como utilizar a tecnologia móvel dos smartphones a favor das suas fotos, veja as nossas 5 dicas para fazer imagens lindas com a sua câmera ou smartphone.

5 dicas de como fazer imagens lindas com a sua câmera ou smartphone

1) Conheça bem o seu aparelho

O seu aparelho celular pode apresentar uma série de funções que você sequer conhece. Nesses casos, é bom ter curiosidade suficiente para conhecer e desbravar todas as ferramentas que o seu smartphone apresenta.

Entenda como a câmera do seu celular funciona e teste todas as possibilidades do aparelho para tirar as suas fotos com a qualidade que você deseja.

É claro que, assim como todo software, a câmera do seu celular também terá algumas limitações. Porém, quando você conhece quais são essas limitações, você consegue contorná-las, compensando-as com outras ferramentas disponíveis no aparelho ou fora dele, no caso dos softwares de edição.

2) Tire fotos com o auxílio de um aplicativo

Não se contentar com a câmera do seu celular pode ser uma boa opção para você que quer tirar fotos que vão chamar a atenção dos seus seguidores nas redes sociais.

Em aplicativos como o Camera+ e o Camera Awesome (disponível exclusivamente no sistema IOS, da Apple), por exemplo, você tem uma série de ferramentas de edição a seu favor.

Além disso, aplicativos como esses contam com ferramentas excelentes para controlar o foco e a exposição de uma imagem.

Em muitos aplicativos, inclusive, é possível fazer o upload das fotos e compartilhar a imagem em todas as suas redes a partir da própria interface do aplicativo.

Porém, embora a utilidade desses aplicativos seja grande, é importante sempre salvar as fotos originais antes de aplicar qualquer efeito disponível. Isso evita que você se arrependa e não possa voltar atrás na edição de uma foto, já que em muitos desses aplicativos, não é possível desfazer a aplicação de determinado efeito.

Dicas para fazer imagens lindas

3) Tenha uma boa iluminação

Um dos aspectos mais importantes para se observar no momento de tirar uma foto é a iluminação. Evite ao máximo usar a iluminação artificial que está representada pelo flash da câmera. O ideal é tirar fotos em um ambiente que conta com iluminação natural.

No caso de fotos noturnas, procurar por um ambiente que já está iluminado é a melhor opção.

Câmeras que tem um sensor pequeno são as que mais precisam de luz para tirar fotos. Então, aproveite a luz do sol, use a luz de uma lanterna ou até mesmo a iluminação de outro celular para tirar as suas fotos. O importante é não usar o flash. Use o flash somente quando for realmente necessário.

4) Preste atenção nos planos de fundo

Não é raro as pessoas tirarem fotos e se preocuparem apenas com o que está no foco da câmera. O que está atrás das pessoas e dos objetos também deve ser considerado parar tirar uma foto de qualidade.

Deve-se evitar tirar fotos cujo plano de fundo distraia a atenção de quem ou do que está no foco da imagem. Planos de fundo que causam estranheza como um reflexo inusitado ou postes saindo da cabeça das pessoas, por exemplo, também é bom de serem evitados.

5) Considere tirar fotos em preto e branco

A nossa última dica é uma questão estética que revela uma tendência que vem crescendo bastante nos últimos tempos. São as fotos em Preto e Branco que tanto fazem sucesso nas redes sociais.

Esse sucesso do efeito preto e branco se deve ao fato de que remover as cores naturais da imagem fornece um forte impacto visual, que foge do que é comum e colorido.

Dicas para fotografar melhor PB

A essência da imagem é atingida quando se utiliza o efeito Preto e Branco. Isso acontece por que uma imagem colorida pode ter conflito de cores entre si, o que não acontece no efeito preto e branco, pois as duas tonalidades se complementam em uma mesma foto.

Lembrando que o efeito Preto e Branco pode melhorar uma imagem tremida ou composta por ruídos visuais. Faça o teste primeiro e veja se o preto e branco funcionou para a sua foto. Se não for esse o caso, desfaça o efeito e aposte no colorido original. Não custa nada tentar.