De padrões geométricos a texturas e 3D, estas são as últimas tendências em revestimento de cozinha
A cozinha é um dos espaços mais utilizados da casa, por isso é justo que você queira que seja um reflexo preciso da sua estética de design. É onde você prepara as refeições, reúne-se com seus entes queridos e talvez faça a lição de casa com as crianças, se o seu espaço permitir.
E é nesta área da casa que o revestimento desempenha um papel fundamental em aspectos como a iluminação e distribuição de outros elementos que a compõem, por isso a escolha dos materiais adequados, bem como conhecer as tendências de design e a funcionalidade destes, proporcionará um ambiente prático e confortável.
De padrões geométricos a revestimentos com cores vibrantes, texturas e desenhos artísticos, as paredes da cozinha se tornarão uma forma de expressão criativa em 2024. Aqui estão algumas das tendências mais interessantes de revestimento que você pode esperar ver nas cozinhas este ano:
Que tipo de revestimento é melhor para a cozinha?
A cozinha é um dos cômodos da casa mais propensos a manchas e umidade, por isso o ideal é colocar revestimentos que facilitem a limpeza. Entre os tipos de revestimentos mais comuns, destacam-se a cerâmica e o porcelanato. Embora à primeira vista possam parecer muito semelhantes, eles têm características diferentes. O porcelanato destaca-se por ser pouco ou nada poroso, por isso não absorve umidade nem gordura e é mais fácil de limpar que o revestimento cerâmico. Os rejuntes são outro aspecto importante a ter em conta, pois são a zona onde normalmente se acumula mais sujeira. Revestimentos que não apresentam desníveis nas laterais podem evitar a necessidade de rejuntes.
Revestimentos com padrões geométricos
Em 2024, as tendências de decoração para cozinhas buscam romper com a tradição optando por formatos irregulares, como revestimentos hexagonais, por exemplo. Esta tendência permite a composição de novos desenhos e padrões, bem como a possibilidade de criar diferentes acabamentos em zonas específicas da cozinha. Estas formas também permitem chegar a espaços de difícil acesso, como cantos, conferindo-lhe uma utilidade muito importante.
Revestimentos com relevo, tendência que chama a atenção e proporciona dinamismo
Quando se trata de revestir paredes de cozinhas, materiais com relevos e texturas diferenciadas oferecem um mundo de possibilidades. Você pode brincar com volumes, saliências e linhas que podem ser vistas e sentidas fora da peça para conseguir uma decoração mais atraente. Os modelos de porcelanato com relevo têm ganhado cada vez mais a preferência, inclusive como revestimento nas cozinhas.
Revestimentos 3D
Os revestimentos em 3D adicionam muita profundidade e trazem uma perspectiva por meio da luz e da sombra para algumas áreas da cozinha. Essa escolha inusitada facilmente tornam-se um tema interessante de conversa entre as pessoas que frequentam este ambiente pelo seu visual moderno.
Cores neutras: branco, preto e terra
Estes tipos de cores nunca falham. O branco e preto, por exemplo, são duas cores que quando combinadas conferem elegância às cozinhas e que, juntas, são capazes de se adaptar a qualquer tipo de ambiente, misturando o clássico e o moderno no mesmo local. Por outro lado, aqueles tons mais terrosos também têm o seu lugar, pois dão a sensação de aconchego às cozinhas e também um toque rústico para obter ambientes que remetem às casas de família, com cheirinho de bolo com café acabado de coar.
Cores vivas: vida para a cozinha
Mais vida ou mais sofisticação? Você escolhe! Cores vivas também são uma das últimas tendências em revestimentos de cozinha e as tonalidades escolhidas emitemalguns pontos de vivacidade e alegria ao espaço. Tons de amarelo, azul, violeta oularanja podem ser usados nos revestimentos individualmente ou você também pode combiná-los e fazer uma espécie de mosaico na parede da cozinha.
Tendência retrô em revestimentos de cozinha
A tendência dos revestimentos vintage ou retrô busca resgatar materiais que fazem uma releitura do passado, ou seja, com características, desenhos e cores que remetem a décadas anteriores, dando-lhes uma nova função. No caso das cozinhas, estas peças lançadas atualmente com aparência antiga são recursos visuais que dãoum toque muito mais intimista e charmoso a este espaço tão importante da casa.
Parede com revestimentos metro white para a cozinha
O revestimento com azulejos tipo “metro white” ganhou força no ano passado e segue como tendência em 2024. Este material transportar-se com imaginação para o underground dos países europeus e norte-americanos, pois é um tipo de revestimento que surgiu em grandes estações de metrô e trem em cidades como Londres, Nova Iorque e Paris. Este revestimento, com formato de tijolinho brancoretangular, pode ser abundante nas paredes, pois a sua instalação e design são bastante práticos e proporciona um bom acabamento para qualquer espaço.
Aparência de mármore, tendência clássica para cozinhas
A utilização de revestimentos que imitam o mármore é outra das últimas tendências mais comuns nas cozinhas deste ano. Por que não voltar ao mármore que estava na moda há muito tempo? Sofisticado e com um ar próximo do luxo, não é difícil adivinhar por que este material voltou às cozinhas com tanta força quanto classe. Estas imitações de mármore são cerâmicas com uma resistência e versatilidade que permitem a sua colocação tanto em paredes como em pisos.
Mais algumas dicas para complementar com estilo o revestimento da sua cozinha:
Regra geral, o piso é também uma superfície bem visível em uma cozinha. Portanto, tenha em atenção na hora de escolher os materiais para combinar com os outros elementos do revestimento de parede.
Considere também o mobiliário que utiliza, pois o estilo das bancadas, móveis e eletrodomésticos pode acarretar limitações para os outros elementos. Por este motivo, é fundamental adaptar os revestimentos da cozinha ao estilo do mobiliário e vice-versa.
O que se pode concluir é que o design dos revestimentos da cozinha são cada vez mais importantes. Há algumas décadas, este espaço deixou de ser um ambiente prático que deveria girar em torno da preparação de alimentos e passou a ser também um espaço de lazer. Cada vez mais pessoas gostam de cozinhar e confraternizar na cozinha. Daí a necessidade de um ambiente charmoso e aconchegante, que esteja à altura de receber familiares e amigos para uma refeição e um bate-papo agradável.
No Comment! Be the first one.