Dra. Letícia Correa, pediatra e neonatologista, indica o que é essencial para o bem-estar das mães
A chegada do bebê é cercada de preparativos: enxoval, berço, carrinho, decoração do quarto, escolha das lembrancinhas para quem visita a família, entre outros detalhes. Mas, para os pediatras, como explica Dra. Letícia Correa, também neonatologista, “o que realmente importa é preparar a mulher para o comportamento do bebê – que chora, precisa trocar fralda, ser amamentado, receber colo – e ela deve se organizar para essas novas tarefas, de modo a conseguir realizar coisas mínimas por si mesma como tomar água, tomar banho, se alimentar e descansar”.
“A cada três horas”, continua Dra. Letícia, “a mulher deverá permanecer de 30 a 40 minutos amamentando; depois é necessário dar colo para o bebê engolir corretamente o leite e só então colocá-lo para dormir – mas, às vezes, ele chora antes de pegar no sono… “
“Quando a mamada termina, o ideal é contar com alguém, ainda que eventualmente, que possa segurar o pequeno dando tempo para a mãe se alimentar, repousar e esticar o corpo.”
Saber que tem alguém por perto traz alívio: “Nos primeiros dias, a mãe não se desconecta do filho, por isso precisa de pessoas de confiança que a auxiliem quando estiver exausta. Ela também necessita de cuidados e atenção.”
Segundo Dra. Letícia “o que uma mulher precisa após o parto é de apoio positivo. Pode vir da própria mãe, da avó, da tia, da madrinha, de amigas, de vizinhas, do companheiro – todos podem e devem ajudar. Ter com quem conversar faz uma grande diferença no bem-estar da mãe.”
Uma rede de apoio sólida deveria estar no topo da lista de preparativos para quem vai dar à luz, a fim de evitar que a mulher fique vulnerável física e emocionalmente, diante de tantas novas demandas: “Tem que pensar na alimentação, quem vai fazer mercado, quem vai cozinhar, se haverá comida congelada ou um plano alternativo. Contar com pessoas para, pelo menos de vez em quando, preparar as refeições, ficar com o bebê, fazer companhia para a mãe e ajudá-la em tarefas simples são providências importantes.”