Allianz Assistance alerta sobre os cuidados com o veículo durante o inverno

Com índices recorde de baixas temperaturas registradas pelo país, especialistas alertam sobre os principais cuidados para evitar transtornos.

São Paulo, agosto de 2021 – A chegada do inverno é sinônimo de baixas temperaturas e frio intenso. Com as recentes mudanças climáticas, o mundo tem observado situações extremas de frio. No último mês, a passagem de uma massa de ar polar pelo país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, ocasionou recorde de baixas temperaturas.

Em alguns munícipios, além de nevar, a sensação térmica em alguns lugares, como a região da serra gaúcha era de até -20º C. Já a capital paulista chegou perto de registrar a temperatura mais baixa dos últimos 21 anos. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) índices negativos foram registrados em alguns munícipios do interior do estado, como Rancharia, que marcou -4,1ºC nos termômetros. Com isso, diversos cuidados precisam ser tomados, entre eles a manutenção dos automóveis.

Para orientar os motoristas, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24h da Allianz Partners, mostra dicas importantes para este período.

Manutenção de veículos: atenção redobrada durante o inverno

Segundo os especialistas, o inverno exige uma atenção redobrada a alguns itens pouco lembrados na manutenção regular dos veículos, que incluem desde o cuidado com peças, como bateria, reservatório de partida frio, velas e cabos de vela, além de outras medidas simples como, por exemplo, a calibragem de pneus.

O ideal é que as peças citadas acima sejam verificadas regularmente, conforme orientações do manual de revisões de cada veículo, contudo, é recomendável uma revisão extra no período do inverno. Já a calibragem dos pneus é ideal que seja feita pelo menos uma vez por semana.

Cuidados com os pneus

Deve-se sempre observar o desgaste dos pneus. O indicador TWI é um item obrigatório, presente em todos os pneus e que permite de forma visual observar o desgaste dos mesmos. Por meio dele, é possível verificar o momento ideal de realizar a troca, que deve ser feita um pouco antes de alcançar o limite deste indicador.


Vale lembrar que os pneus são os responsáveis pelo contato do veículo com o solo e consequentemente pela eficiência em contorno de curvas, tração para se movimentar e grip no momento de uma frenagem, seja ela de emergência ou não. Por isso, é muito importante que se faça a inspeção e substituição (caso necessário) dos pneus no período de inverno e chuvas.

Erros mais comuns para evitar durante o inverno

Os especialistas chamam a atenção também para o fato de que nesse período é comum dias muito gelados e chuvosos e, com isso, surge a necessidade de manter diversos itens ligados ao mesmo tempo no veículo, tais como: limpador de para-brisa, faróis e ar quente . Todos esses itens, ligados ao mesmo tempo exigem muita eficiência da bateria e alternador do veículo, logo é preciso mantê-los em dia. Contudo, procedimentos como ligar e desligar os veículos, partidas longas ou repetitivas não são aconselháveis.

No geral, todos os veículos precisam de cuidados nesse período, porém, carros movidos somente a etanol ou flex, e que estejam abastecidos com esse tipo de combustível, merecem maior atenção. Até mesmo aqueles movidos a diesel podem sofrer com baixas temperaturas e apresentar dificuldades de partida.

Com as novas tecnologias nos veículos mais novos deixou de ser necessário aguardar até que o veículo esquente para sua rodagem, porém é aconselhável que aguarde pelo menos o tempo necessário para que a rotação do motor após a partida baixe um pouco antes de sair com o veículo.

Já para os que possuem marcador de rotação, o famoso conta-giros, é necessário ficar atento para que esse esteja marcando no máximo mil rotações por minuto. Isso irá estender um tempo precioso na vida útil do veículo. Especificamente para veículos como motores flex, o abastecimento com gasolina durante o inverno é o mais indicado.

Em relação a pintura do veículo, não há com o que se preocupar, já que ela não é comprometida pela temperatura, seja ela muito baixa ou alta, porém o fator sujeira pode desgastar ou queimar a pintura. Por isso é aconselhável manter o veículo limpo.

Sobre a Allianz Assistance

A Allianz Assistance fornece soluções globais de assistência para automóveis, viagens, saúde e residência; facilitando a vida de nossos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, tanto em emergências quanto no dia a dia. Graças à nossa rede de prestadores de serviços, incluindo mais de 900.000 parceiros médicos globais, podemos antecipar as necessidades de nossos clientes, garantindo que eles sempre sejam cuidados. Fornecemos soluções de tecnologia para tornar a vida das pessoas mais simples e segura, onde quer que elas estejam. A Allianz Assistance é a marca especialista em assistência, seguros e serviços da Allianz Partners.

Para mais informações: 
https://www.allianz-partners.com/pt_BR/produtos-e-solucoes/assistencia.html

Instagram Adoro Plantas

Recomendados para você

Relacionados