Grupo de estudantes criam aplicativo que ajuda eleitor a se lembrar do trabalho de seu político na hora do voto
Um grupo de estudantes preocupados com a memória curta do eleitor criou o aplicativo Sr.Cidadão, que reúne em um só lugar, de maneira resumida e acessível, dados de políticos, seu trabalho nas casas legislativas e informações de campanhas.
O Sr.Cidadão colhe informações espalhadas em várias fontes oficiais e disponibiliza para o eleitor para que ele possa interagir (gostar ou não gostar) com o trabalho do político.
No aplicativo o cidadão é convidado a escolher quais casas legislativas, quais estados e quais políticos deseja monitorar e, a partir daí recebe alertas periódicos do trabalho do seu político favorito: presença ao trabalho, votação em matérias em plenário e dados eleitorais (evolução dos bens, gastos e doações recebidas).
Ao interagir com os alertas recebidos, o Sr.Cidadão cria uma espécie de Conselheiro do Voto para o eleitor, apresentando então aquele político mais e menos curtido pelo cidadão. Cria-se então de forma simples uma visualização materializada do alinhamento (ou não) entre o político e o cidadão.
O aplicativo foca na figura do político e seus atos enquanto representante do povo, apresenta e resume o seu trabalho e dados financeiros. Com o resumo dos atos do político e a interação com o aplicativo, o cidadão cria então massa crítica para saber se está ou não bem representado.
História
A ideia do aplicativo nasceu após os fatos do Mensalão em meados de 2005. Queríamos responder à pergunta: como é possível o povo votar em políticos que não os representa?
Inicialmente o projeto coletava matérias na internet e disponibilizava em um site (que hoje não mais existe). Porém, a leitura de matérias jornalísticas demanda tempo, o que geralmente o usuário de tecnologia não quer gastar. O projeto foi “cancelado”.
O tempo passou e um novo escândalo de corrupção veio à tona, a Lava Jato. Apesar da instauração da operação e o surgimento de novos fatos, a pergunta motivadora do projeto continuou a mesma: como é possível o povo votar em políticos que não os representa?
O foco do projeto mudou, e a tecnologia também. Agora existem fontes de dados oficiais, a lei da transparência e a explosão tecnológica dos smart phones.
Porém, não há facilidade de consulta, interação e convergência de dados entre os fontes oficiais das casas políticas (ex: Câmara, Senado, TSE etc). É nesta lacuna que focamos o projeto Sr.Cidadão.
Coletamos, processamos, resumimos e possibilitamos a interação simples na palma da mão do eleitor. E mais: ajudamos a aumentar a memória do brasileiro.
Queremos ajudar a trocar a pergunta que nos motivou neste projeto pela afirmação: o povo vota em quem os representa!
Principais funcionalidades do aplicativo
Meus Alertas (linha do Tempo): apresenta votações e assiduidade no tempo, com possibilidade de envio de mensagem para o político e resposta dentro do próprio App.
Conselheiro do Voto: resumo com aqueles políticos mais e menos curtidos pelo usuário.
Votações Importantes: apresenta votações expressivas, e disponibiliza como votou cada um dos políticos. Dá possibilidade de interação (mensagem, gostar ou não).
Estatísticas: Informações resumidas sobre políticos mais curtidos e menos curtidos, por todos os usuários.
Preferências do usuário: dá possibilidade de escolher as casas legislativas, partidos e os estados que se deseja monitorar e customização de recebimento de alertas.
Compartilhamento nas redes sociais de: voto de um político específico, ficha de bens, gastos e receitas de campanha (em ago/2017)., quadro resumo de votações de matérias
Onde encontrar
Google Play
Site official: www.srcidadao.com.br
Email de contato: contato@srcidadao.com.br
Em breve na Apple Store
No Comment! Be the first one.