Aumento do número de divórcio impacta mercado imobiliário
Plataforma Housi sentiu crescimento na procura desse público nos últimos meses; desburocratização dos processos de separação e pandemia aqueceram busca por locação digital
A pandemia de Covid-19 atingiu diferentes setores da economia, mas também acometeu o relacionamento dos brasileiros. Dados recentes do Colégio Notarial do Brasil — Conselho Federal (CNB/CF) – revelam que o aumento do número de divórcios foi 15% maior no segundo semestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, com cartórios brasileiros registrando recorde no número de divórcios, com 43,8 mil processos. Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também mostram uma elevação na quantidade de divórcios. A instituição contabiliza crescimento de 7,4 mil apenas em julho de 2020, representando um aumento de 260% em cima da média de meses anteriores, além de 75% em cinco anos. Esse movimento nos relacionamentos dos brasileiros foi sentido pela startup Housi.
A primeira plataforma de moradia por assinatura do mundo – que oferece um processo para locação 100% digital e sem burocracia – percebeu que parte significativa de seus novos usuários tinha origem em separações recentes:
“A gente tem percebido que, assim como tem se consolidado a desburocratização dos processos de divórcio, parte do aumento da procura por moradia na Housi tem ocorrido pela praticidade do processo de locação. O mundo hoje funciona por demanda e as pessoas não querem mais ter a posse e, sim, a experiência, o serviço. A Housi cumpre esse papel no mercado imobiliário, oferecendo moradia por assinatura, em menos de um minuto. Basta entrar no aplicativo, selecionar o plano, escolher a forma de pagamento e entrar no imóvel. E todas essas facilidades vão ao encontro do desejo de praticidade de pessoas recém-divorciadas”, explica Alexandre Frankel, CEO da Housi.
As unidades da plataforma são prontas para moradia, com mobília e diversos serviços e facilidades agregados, como limpeza, manutenção, suporte 24hs, Netflix, IFood, personal trainer, entre outras dezenas de soluções que otimizam o dia a dia dos moradores, atrativos que podem funcionar como estímulo para quem necessita de moradia com diversidade e facilidade de serviços.
Expansão pelo país e valorização de mercado
Até o início de 2020, a Housi atuava apenas em São Paulo, onde um terço da população já vive de aluguel. Mas foi pensando nesta tendência que, além de administrar imóveis em mais de 200 prédios na capital paulista, a empresa expandiu sua expertise para cerca de 50 cidades, como Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santa Maria, Bento Gonçalves, Santos, Maringá e Salvador. O valor de mercado dos imóveis geridos pela Housi saltou de R$ 3,5 bilhões para R$ 10 bilhões de ativos sob gestão.
Com grande potencial para novas parcerias, a Housi pretende, até o fim do ano, triplicar de tamanho e expandir para 80 novas cidades. Também está nos planos da empresa iniciar uma expansão para a América Latina ainda neste ano.
O movimento de expansão da Housi consolida uma tendência de mercado nacional e internacional de investimento em imóveis residenciais para renda. Em países como EUA e Canadá, esta é a maior classe de ativos para investimento em renda.
Sobre a Housi
A Housi é uma plataforma de serviços de moradia por assinatura planejada com o conceito on demand, que traz uma visão disruptiva ao mercado, integrando serviços, proporcionando experiências e vivência em comunidade. A empresa oferece locação de apartamentos de forma profissional e totalmente digital, simples, sem burocracia e tempo pré-determinado para a moradia. Com pagamento online, atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana e um ecossistema de parceiros que oferecem serviços exclusivos aos seus clientes. Para os investidores imobiliários, a Housi é uma alternativa ao modelo tradicional de gestão de locação, pois oferece uma gestão patrimonial mais eficiente, proporcionando mais rentabilidade e tranquilidade. Para Incorporadores funciona como uma bandeira Residencial para acelerar as vendas dos empreendimentos.