Black Friday: 10 dicas de cibersegurança para compras online

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Black Friday - 10 dicas de cibersegurança para compras online - Reprodução - Internet

Data é brecha para golpes cibernéticos; especialista alerta para links suspeitos, cartões virtuais e políticas de privacidade

Os consumidores se preparam, em mais um ano, para ofertas da Black Friday que prometem aquecer o mercado e dar início à temporada de compras natalinas. Segundo pesquisa feita pela Offerwise a pedido do Google, dois em cada três brasileiros pretendem realizar compras no dia 24 de novembro. A preferência de 96% dos entrevistados é por compras online, conforme levantamento do Mercado Livre, com pagamento por cartão de crédito (70%) e Pix (56%), aponta estudo da Macfor.

No entanto, a data é uma brecha para golpistas que veem no aumento de transações online a chance de enganar consumidores desavisados. De acordo com a Nord Security, aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe virtual, relacionado principalmente a roubo de dados pessoais e bancários. Isso posiciona o Brasil como o segundo país que mais sofre com ataques virtuais na América Latina.

“Fraudes, sites falsos e esquemas de phishing tornam-se mais recorrentes durante eventos de grande escala como a Black Friday. É essencial que, ao buscar pelas melhores ofertas, consumidores estejam preparados para identificar e evitar possíveis golpes, garantindo uma experiência de compra segura e satisfatória”, afirma Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keeggo, consultoria de tecnologia.

O especialista reforça 10 cuidados de cibersegurança para compras e transações online durante a Black Friday:

1 – Evite clicar em links suspeitos. Muitos golpes são disseminados através de e-mails ou mensagens promocionais falsas. Se receber e-mail ou mensagem com uma oferta, visite o site do vendedor diretamente em vez de clicar no link.

2 – Utilize redes seguras. Evite fazer compras ou acessar informações bancárias enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi públicas, utilizando rede privada virtual (VPN) quando possível.

3 – Use senhas fortes. Cadastre senhas complexas e exclusivas para cada sistema que é acessado e considere usar um gerenciador para criá-las e armazená-las.

4 – Acesse sites seguros. Sempre verifique se o site tem um protocolo “https” em vez de “http”. O “s” indica que a conexão é segura e que os dados estão sendo criptografados.

5 – Verifique a reputação do vendedor. Antes de comprar em um site desconhecido, procure avaliações e feedbacks de outros clientes. 

6 – Atualize softwares. Mantenha sistemas operacionais, navegadores e softwares de segurança atualizados. Muitas atualizações incluem correções de vulnerabilidades que podem ser exploradas por malwares.

7 – Use cartões virtuais. Se o banco oferecer, considere usar cartões de crédito virtuais para compras online. Eles são temporários e têm limite definido, minimizando os danos em caso de fraude.

8 – Monitore contas. Verifique regularmente contas bancárias e de cartão de crédito para identificar e denunciar rapidamente quaisquer transações não autorizadas.

9 – Utilize 2FA. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores em contas online. Isso adiciona camada extra de segurança ao exigir não apenas uma senha, mas também uma segunda forma de verificação.

10 – Verifique políticas de privacidade. Confira se os dados são mantidos de forma segura e se os mesmos são deletados do datacenter quando os acessos são removidos ou revogados.

“A cibersegurança não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre comportamento e consciência. Os cuidados de segurança ofensiva e defensiva ajudam a reduzir riscos associados às compras online durante a Black Friday e outras épocas do ano”, ressalta Jonathan Arend.

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