Como Jogos Amistosos Entre Clubes Fortalecem as Equipes
Para os verdadeiros fãs do futebol, a bola realmente nunca para. Além de um calendário repleto de torneios locais, nacionais e internacionais, há também os jogos amistosos que, geralmente, acontecem entre uma temporada e outra. Além do puro entretenimento, estes jogos oferecem também diversas vantagens para as partes envolvidas.
Amigos, Amigos
Todos conhecem os “amistosos da seleção”, que acontecem antes de competições grandes, como Copa América e Copa do Mundo. A melhor parte dos jogos amistosos, além do espírito esportivo, é que este tipo de jogo ajuda os times envolvidos a manter suas armas afiadas e testar novas soluções em campo, sem a pressão de um jogo de campeonato.
Diversos clubes ao redor do mundo perceberam o potencial deste tipo de jogo e agora é possível também encontrar diversos amistosos internacionais de clubes. Entretanto, os clubes têm uma motivação a mais para organizar jogos amistosos: negócios. A prática já é antiga: há dez anos, clubes nacionais como Palmeiras, Flamengo e Corinthians receberam o time holandês Ajax, para uma série de amistosos no Brasil.
Negócios à Parte
O amistoso contra o Palmeiras foi promovido pela seguradora holandesa Aegon, que patrocinava o time. Dentre os benefícios concedidos ao time holandês, estava o direito a todas as placas de publicidade do estádio. O time participou também de eventos fechados para funcionários da seguradora, além de outros eventos particulares e de publicidade.
Este movimento colocou multinacionais como Panasonic, Burger King e Adidas – fora do contrato de transmissão da Globo – nas placas publicitárias. Este evento abriu os olhos de diversos dirigentes de clubes nacionais para explorar esta oportunidade de negócio. Os jogos de pré-temporada se tornaram uma forma de fazer negócios fora das competições, além de uma oportunidade de manter a forma do time em dia.
Amistosos Lendários
Um jogo não precisa ser uma final de campeonato para ser memorável. Confira abaixo três amistosos que fizeram história.
1974 – Palmeiras x Barcelona
É verdade que o Barcelona ainda não era a superpotência de hoje, mas no Torneio Ramón de Carranza, o time paulista derrotou o espanhol por 2×0, em um jogo em que os alviverdes não tiveram qualquer dificuldade.
1977 – América x Atlético de Madrid
O América talvez seja o time mais querido do Rio de Janeiro, além de ser paixão declarada de Romário. Uma partida que hoje seria cômica, o clube do subúrbio carioca levou a melhor, por 1×0.
1982 – Atlético Mineiro x Paris Saint-Germain
Uma das derrotas mais humilhantes do PSG foi infligida pelo Atlético Mineiro. É verdade que isso foi muito antes de Mbappé e Neymar, mas o Galo imprimiu 3×0 contra os franceses.
No Comment! Be the first one.