InícioDiversosCrianças e óculos de sol: saiba como escolher o modelo ideal para...

Crianças e óculos de sol: saiba como escolher o modelo ideal para os pequenos

-

Modelos devem ser resistentes ao impacto, além de seguros e bem ajustados ao formato do rosto

Com as temperaturas aumentando é cada vez mais comum ver crianças de todas as idades usando óculos de sol. E com isto surge a dúvida em pais e responsáveis: criança pode usar óculos de sol? Especialistas garantem que sim. Crianças de todas as idades podem e devem usar, mas somente após uma visita ao oftalmologista e apenas modelos adquiridos em óticas.

“O principal fator da escolha dos óculos de crianças são as lentes, que devem bloquear os raios UVA e UVB. Outro ponto é selecionar modelos que sejam resistentes ao impacto, preferencialmente de policarbonato, e as armações também precisam ser seguras e bem ajustadas ao formato do rosto da criança”, conta o oftalmologista Vinícius Tadashi Okuyama, do Plunes Centro Médico, de Curitiba (PR).  

Óculos infantil da coleção Frozen da Chilli Beans
Óculos infantil da coleção Frozen da Chilli Beans – Divulgação

Recentemente a Chilli Beans, gigante do setor, inaugurou um novo formato totalmente direcionado para óculos de grau e as linhas infantis são campeãs de vendas. “O formato Ótica Chilli Beans permite comprar óculos para crianças de todas as idades com a segurança de ser um produto com aval de especialistas, em materiais como policarbonato ou ultem”, explica Brunno Kukulka, sócio da Chilli Beans do Shopping Curitiba, ParkShopping Barigui e Jockey Plaza.

Os óculos para os pequenos também seguem as últimas tendências da moda com modelos como gatinho, bossa nova, fashion, new sport e quadrado, e as coleções têm opções em todas as cores e com lentes nas cores azul, cinza, degradê, marrom, preta, rosa, roxa e vermelha.

Para os pais e responsáveis que enfrentam algum tipo de dificuldade em inserir os óculos escuros entre as crianças e adolescentes que precisam usar, a dica é focar em uma abordagem positiva. “Demonstre entusiasmo, leve a criança a ótica para que participe do processo de escolha da armação, sugira cores e personagens, por exemplo. Não desista da adaptação e busque manter o diálogo quando as dificuldades surgirem”, afirmam as médicas Patricia Kiyori Watanabe e Natasha Danilow Fachin de Oliveira. Outra boa dica é conversar sobre personagens de desenhos ou filmes, pessoas famosas, parentes e amigos que a criança admira e usam óculos, este truque pode auxiliar na adaptação ao uso.

Idade para ir ao oftalmologista

A visita ao oftalmologista é o primeiro passo antes de comprar os óculos e pode ser feita a partir dos seis meses de idade. Entre os seis meses e os cinco anos é realizado o exame oftalmológico completo, dos cinco aos dez anos o exame oftalmológico é realizado com a periodicidade informada pelo médico. Em pré-adolescentes, dos dez aos 16 anos, o exame oftalmológico completo permanece e nesta faixa etária podem ocorrer as variações maiores no grau e na saúde ocular.

Instagram Adoro Plantas