Existe idade ideal para a criança começar a ir à escola?
A pediatra Bruna de Paula tira dúvidas dos pais sobre o momento de iniciar a vida escolar das crianças
O período de matrículas escolares chegou e, para muitas famílias, surge a dúvida: será que já devo colocar meu filho na escola? O questionamento é feito por pais de crianças menores, já que a legislação brasileira determina que a obrigatoriedade para o ingresso nas instituições de ensino é a partir dos quatro anos de idade.
As preocupações em deixar o filho na escola antes da idade estabelecida pela lei são diversas, como: medo da criança adoecer com mais frequência, dificuldade na comunicação para aquelas que ainda não falam, o estresse emocional daquelas que ainda não estão prontas para ficar longe dos pais e o medo de riscos que o filho pode correr sem a supervisão dos responsáveis. Por outro lado, existe a preocupação com o desenvolvimento da criança. Muitas famílias questionam se, ficando em casa, o filho vai aprender a socializar com facilidade e se vai acompanhar o aprendizado dos demais que estão na escola há mais tempo, por exemplo. Além disso, ainda há a necessidade, principalmente das mães, de trabalhar para ajudar nas despesas da casa.
Em meio a tantos questionamentos, a pediatra Bruna de Paula, esclarece que não há uma idade ideal para a criança começar a frequentar a escola e que a decisão de deixar os pequenos em casa ou não vai de acordo com a necessidade de cada família. “A decisão depende de fatores individuais, culturais e familiares, mas algumas informações podem ser determinantes para a decisão, como: avaliar se a criança está pronta emocionalmente para a escola, se consegue se adaptar facilmente a novos ambientes e tolera ficar longe dos pais. E ainda, se já interage com outras crianças, se tem capacidade de seguir regras e de se comunicar verbalmente”, explica a médica.
Sobre a socialização e o desenvolvimento da criança, a pediatra explica que “não há uma resposta única para essa questão, pois o impacto de começar na escola mais tarde varia de acordo com o desenvolvimento individual da criança, o ambiente familiar e as oportunidades que ela tem de socializar e aprender fora da escola. Se a criança tem acesso a estímulos cognitivos em casa (brincadeiras educativas, leitura, conversas, atividades criativas), ou oportunidade de socializar em outros ambientes como pracinhas, casas de parentes e vizinhos, ir pra escola mais tarde pode não prejudicar seu desenvolvimento social”, esclarece Bruna.
Ainda de acordo com a médica, “crianças que convivem regularmente com outras crianças ou adultos em ambientes saudáveis podem desenvolver habilidades sociais e cognitivas de maneira adequada. Cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento e nem todas estão emocionalmente ou cognitivamente prontas para entrar na escola muito cedo. Forçar uma entrada precoce pode, em alguns casos, ser mais prejudicial do que benéfico, causando estresse desnecessário”, ressalta.
Prós e contras de frequentar a escola antes dos quatro anos
Para te ajudar a decidir quando matricular seu filho em uma instituição de ensino, a pediatra Bruna de Paula fez uma lista de prós e contras da criança começar a frequentar a escola antes dos quatro anos de idade.
Prós:
• Desenvolvimento social devido a interação com outras crianças, estimulando habilidades como compartilhar, esperar a vez, resolver conflitos e brincar em grupo;
* Desenvolvimento cognitivo ao expor a criança a novos conhecimentos, experiências e brincadeiras educativas;
* Aprendizado de como criar e tolerar rotinas, como horários de alimentação, brincadeiras e descanso;
* Desenvolvimento da autonomia / independência, pois fora de casa realizam pequenas tarefas sozinhas, como guardar brinquedos ou se alimentar com menos ajuda;
* Desenvolvimento da fala, pois necessitam se comunicar para interagir e expressar suas necessidades e sentimentos.
Contras:
• Maior risco de doenças, principalmente respiratórias e gastrointestinais, devido à exposição mais frequente a germes em uma idade quando o sistema imunológico está em desenvolvimento;
* Estresse emocional em crianças que não estão prontas para ficarem separadas tanto tempo dos pais;
* Redução do tempo de contato familiar, o que é essencial para a segurança emocional nos primeiros anos;
* Sobrecarga em um ambiente escolar com muitas atividades, barulhos e interações sociais, o que pode afetar o comportamento e o bem-estar emocional, gerando cansaço ou irritabilidade;
* Atraso de desenvolvimento da criança se o ambiente escolar não for bem estruturado ou a equipe não for bem treinada.
Sobre a Pediatra
Bruna de Paula é pediatra há mais de 15 anos, com especialização em Terapia Intensiva Pediátrica, e é idealizadora do Método Comer, um programa de acompanhamento nutricional para a dificuldade alimentar infantil. O objetivo do método é levar conhecimento às famílias que sofrem com a introdução alimentar e com a recusa dos filhos aos novos alimentos.
A médica atende presencialmente em Vitória, no Espírito Santo, e também de forma online.
Acompanhe a doutora Bruna de Paula pelo perfil do Instagram: @dra.brunadepaula.pediatra e pelo Youtube: Dra Bruna de Paula Pediatra.
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