Neste sábado acontece o pré-lançamento do primeiro livro do cabeleireiro e especialista em cabelos crespos e cacheados, Juninho Loes. A Jornada de Willa – Cabelo Preto Tem História, nasceu do desejo profundo de resgatar e afirmar a beleza, a história e o compromisso com a valorização da identidade negra desde a infância.
A obra infantil, traz como protagonistas sua filha, Willa, e sua avó, Nazira (falecida), para conduzir os pequenos leitores por uma narrativa sensível e acolhedora sobre autoestima, racismo estrutural e ancestralidade.
“Além de valorizar o cabelo crespo e a estética negra, o livro tem um papel essencial na formação de uma nova geração mais consciente e empoderada. Quero que seja um recurso nas escolas, nas casas, nos salões e nos espaços onde ainda há silenciamento. Que ajude pais, mães e educadores a iniciarem conversas com sensibilidade, mas também com firmeza. É uma ferramenta educativa, política e amorosa, porque amar-se, no nosso caso, é um ato revolucionário”, diz o especialista.
Como profissional da beleza e ativista do movimento negro, Juninho afirma o quanto o cabelo crespo ainda carrega marcas de opressão e negação, e que escrever para crianças foi uma forma de romper esse ciclo cedo, pois quando os pais se letram, eles ressignificam a forma que foram ensinados a ver o cabelo crespo e entregam às crianças, uma narrativa onde possam se enxergar com orgulho, dignidade e pertencimento.
O pré-lançamento da publicação independente do livro A Jornada de Willa – Cabelo Preto Tem História, acontece neste sábado (26.07) das 14h às 17h, no salão Loes Saúde & Beleza, localizado na Rua Astolfo Vieira de Rezende, 47 – Interlagos, São Paulo. Os exemplares podem ser adquiridos pelo Whatsapp (11) 97267-0203 ou Instagram @juninholoes e @loesoficial.