Mulheres mais importantes de todos os tempos
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher resolvi destacar algumas das mulheres mais importantes de todos os tempos, o que não é nada fácil.
Personalidades marcantes, como Cleópatra e Anita Garibaldi, por exemplo, não poderiam faltar na lista. Confira os nomes e fique à vontade para indicar belas personalidades que não foram incluídas.
Aqui você manda!
Cleópatra
É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade. Foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte. (Imagem: Busto de Cleópatra em Berlim)
Joana d’Arc
Francesa, heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na luta contra os borguinhões e os aliados ingleses. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva. (Imagem: A Prisão de Joana D’Arc / Adolphe Alexandre Dillens)
Carlota Joaquina
Espanhola que foi princesa do Brasil e rainha de Portugal por seu casamento com D. João VI de Bragança. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa por ter conspirado contra o príncipe. (Imagem: Manuel António de Castro)
Princesa Isabel
Foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi a terceira Chefe de Estado brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I. Foi cognominada a Redentora por ter, através da Lei Áurea, abolido a escravidão no Brasil.
Maria Quitéria
Nascida em Feira de Santana, 27 de julho de 1792, foi militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d’Arc brasileira, é a ‘patrono’ do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.
Anita Garibaldi
Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Laguna (SC) em 30 de agosto de 1821 e morreu em Mandriole, Itália em 4 de agosto de 1849. Foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”. É considerada uma das mulheres mais fortes e corajosas da história.
Mata Hari
Margaretha Gertruida Zelle, conhecida muldialmente como “Mata Hari”, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem que foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial. Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em uma espécie de símbolo da ousadia feminina.
Cora Coralina
Seu verdadeiro nome era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida em Goiás, em 20 de agosto de 1889 foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.
Carmen Miranda
Carmen Miranda ou Maria do Carmo Miranda da Cunha, nasceu em 5 de agosto de 1955. Seu sucesso não ficou restrito ao Brasil; se estendeu pelos Estados Unidos. Já trabalhou em rádio, teatro, cinema e televisão
Madre Teresa de Calcutá
Agnes Gonxha Bojaxhiu conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada por muitos como a missionária do século XX.
Evita Perón
María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita, foi atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente. Para muitos, Eva Perón foi, na verdade, a única voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador da Argentina.
Princesa Diana
Nascida Diana Frances Spencer foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro da Rainha Elizabeth II. Seus dois filhos, os príncipes William e Harry.
Após seu casamento tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo, admirada principalmente por seu trabalho de caridade em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.
Margaret Thatcher
Primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Governo na Grã-Bretanha. Entre 1970 e 1974, foi ministra da Educação e dos Assuntos Científicos no Governo de Edward Heath, ao qual substituiu na liderança do Partido Conservador em 1975. Após a derrota dos Trabalhistas de James Callaghan, formou governo em 1979.
Maria da Penha
Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar. Na prática a lei precisa e muito evoluir, mas foi sem dúvida um passo importantíssimo. (Crédito: Maradona/Secom)
Yoani Sánchez
Licenciada em Filologia em 2000 pela Universidade de Havana, alcançou fama internacional e inúmeros prêmios por seus artigos e suas críticas sobre a situação social de Cuba sob o governo do ditador Fidel Castro e de seu sucessor, Raúl Castro. É conhecida por seu blog Generación Y, editado desde abril de 2007, com dificuldades porque não pode acessá-lo de casa; motivo que a levou a se definir como uma blogueira “cega”. A revista Time a incluiu em sua lista de “cem pessoas mais influentes de 2008”, dizendo que “debaixo do nariz de um regime que nunca tolerou dissensão, Sánchez exerce um direito não garantido aos jornalistas que trabalham com papel: liberdade de expressão”.
Você!
Mãe, Filha, enfim, leitora que me prestigia com sua nobre visita. Muitíssimo obrigado e Parabéns pelo seu dia!
App avisa sempre que você passar por um local onde uma mulher fez história. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS. As criadoras do projeto ainda convidam os usuários a sugerir outras mulheres, de outros lugares do mundo para fazer parte. Se você quiser fazer uma sugestão pode enviar um e-mail para sparkteam@sparksummit.com com uma mini-biografia da mulher que você gostaria de ver localizada no app.
http://www.brasilpost.com.br/2015/03/24/app-mulher-historia_n_6934528.html
nossa
Marcelo a liberdade esta dentro da sua mente, você é que a libera ou não e basta cumprir um só mandamento para ser correto e feliz, ” trata o teu semelhante como a ti mesmo” o resto é comercio.
Ei Claudio eu te pergunto, já que você afirma com tanta autoridade, típica de um sabedor cabal, dos números que nos mostra, quantos civis morreram no Japão durante a segunda guerra? quantos civis morreram quando o pioneiros americanos foram fazendo reforma agrária à bala nas terras dos ameríndios, Comanches, Moicanos e outros, que nem conhecemos o nome por terem sido exterminados, você meu caro cita Stalin e Hitler como se eles não fossem produtos da mesma manipulação, você sabe quem entupiu a Alemanha de ferro e insumos para a industria da guerra??? tanto de um lado como do outro??? quem vendeu mais de dez mil aviões para URSS atacar os seus antigos aliados secreto??? Quem atira um povo contra o outro e depois vende armas para os dois lados, por uma via oficial e outra no mercado negro???? quantos milhares de negros e chineses morreram em minas de ouro e na lavoura e onde foi mesmo que isso aconteceu???? há isso é mentira??? é estória conspirativa???? por favor, não tripudie na inteligência dos outros!!!Há alguma diferença entre um ditador individual e uma ditadura de um grupo hegemônico que se instala no poder e que canta a sua ditadura em uníssono e a impõe não só dentro da sua fronteira, mas fora também??? ditadura é ditadura, individual ou coletiva de esquerda ou de direita, assumida ou dissimulada!!! tudo é ditadura, você perceba ou não, ela existe mesmo que você faça de conta que não, por concordar com ela ou com eles!!!
Epa opa!!! ” Maria do Carmo Miranda da Cunha, nasceu em 5 de agosto de 1955″. O que é isso????? E quanto a Dilma Vana, você pode não ter votado nela ou não gostar dela ou não gostar da forma que ela participa do poder, que não é só dela, não se esqueça que no Brasil temos três poderes, mesmo a oposição faz parte deste poder, já que tudo o que fazem é em função do voto, (poder) recebido. Portanto ela merece sim, pela sua história individual, estar aqui nesta galeria, ela foi mais macho que muito político profissional que anda por aí.
Muito bom… Completo com qs as maiores personalidades desse mundo.. Carmen Miranda, Anita Garibald, Madre Tereza..
o dia da mulher muito importante para toda as mulheres do mundo
faltam mais mulheres brasileiras a ser escritas mas essas que foi posto ai ja está de bom tamanho parabens mulhres corajosas vcs mereci
dete
Voou usar no meu Trabalho…
>.<
Parece que esta faltando uma heroina entre as outras citadas acima.
Nossa querida e eternamente zilda Arns.
Ela merece todos os elogios do mundo!!!
Lura Souza
Parabéns para a mulher, não só nesse dia, mas em todos os dias do ano.
Adominação humana pela força bruta, foi o que fez da sociedade humana ficar marchista e insensível ao sexo oposto. A igreja, com seus dógmas conservadores, contribuiu para piorar mais ainda a situação da mulher.
Felizmente hoje a coisa está melhorando, a mulher poder viver com igualdade de direitos, não em todos os países, o que seria o ideal, mas estamos evoluindo.
Com racionalidade um dia chegaremos lá, pena que a maioria da humanidade ainda não é racional.
Cabe a mulher, como mãe e educadora, moldar seus filhos homens, para não serem marchistas e valorizarem mais a mulher.
Mais duas mulheres que foram importante e que merecem serem lembradas nesse dia especial:
Roza Maria Paulina da Fonseca (1802-1873), mãe do Marechal Deodoro, o 1º presidente do Brasil.
Marie Curie, física polonesa e ganhadora de dois premios Nobel, um de física outro de química. http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie
vou usar no trabalho!
concerteza elas ficarão em nossas memórias.
e
com certeza todas são mulheres que estao nesse saite sao muito importantes para a historia eo mundo
Bem legal colocarei isso no meu trabalho
Adorei essas histórias,já estou fazendo o meu trabalho.
Nossa esse é o melhor saite que achei…Muito bom, vou usar para fazer um trabalho no colegio. vlw
Legal Rodrigo. Sem dúvida todas foram importantíssimas para a história da humanidade. Acredito que neste século 21 as mulheres conquistaram muitas vitórias (merecidas). Abraços.
OLá Rodrigo
Acesso o curiosando td dia, indico sempre, pq sempre tem alguem q olha e pergunta olha q site eh esse..
Bem este comentário é sobre a matéria acima rsrssrs, e realmente tds com mérito do feito na história, mulheres fortes, lindas e com garra.
E agradeço a papai do céu por ter nascido nesse sexo frágil q se mostra cada vez mais força.!
Obrigado pelo carinho, Luci! Seja sempre bem-vinda por aqui!
Beijo
Louvavel os exemplos trazidos e assim como voce, não votei na Dilma, mas torço que ela faça o melhor!
e eu tambem por que eu quero um pais melhor