Principais dúvidas sobre Seguros de Automóveis
Tamanha a quantidade de pessoas que têm problemas com questões relacionadas a seguros de automóveis, resolvi trazer aqui esta matéria com as dúvidas mais frequentes sobre o tema esclarecidas pela equipe da fundação de defesa de consumidores PRO TESTE.
Saiba também, para efeito de comparação, quais são os seguros mais caros dos EUA e o valor médio cobrado dos carros mais vendidos do Brasil.
Claro, o valor da apólice do seguro também é definido pela taxa de roubo em cada região, e pela característica do segurado. Normalmente casados pagam menos que solteiros e mulheres pagam menos que homens, por serem mais cuidadosas.
A ideia em publicar essa lista dos EUA é para mais uma vez mostrar como no Brasil pagamos caro por muito menos.
Há poucas semanas um jornalista da Forbes achou absurdo que por aqui pagamos mais de 80 mil dólares num Jeep Cherokee, veículo de classe média baixa nos Estados Unidos que aqui tem status de produto premium.
Mostrou ainda que com este valor seria possível adquirir três da versão top de linha lá. Sem contar o IPVA, imposto que só existe por aqui… Confira:
Dúvidas sobre Seguros de Automóveis
Enchente
O consumidor pode contratar diversas coberturas. Porém a básica é a cobertura compreensiva, que abrange os riscos de colisão, incêndio e roubo/furto. Essa cobertura também abrange os riscos decorrentes de submersão total ou parcial do veículo em água doce proveniente de enchentes ou inundações. A garantia para o ressarcimento desses danos encontra-se nas condições gerais do seguro automóvel contratado. Em geral, localizam-se abaixo da descrição do que é a cobertura compreensiva, no item que trata de riscos cobertos.
Os consumidores que possuem um seguro automóvel que contém apenas a cobertura de responsabilidade civil facultativa (RCF), por exemplo, não terão direito a indenização, já que essa cobertura não abrange o dano decorrente de alagamento e/ou inundação.
O que fazer
Se você já confirmou que tem direito a indenização, o primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para informar o prejuízo ou até mesmo para solicitar o guincho para a retirada do veículo do local da inundação.
No primeiro momento, você não poderá efetuar nenhum reparo no veículo danificado, pois a seguradora irá realizar uma inspeção para verificar se o dano que você sofreu foi parcial ou total. No caso de dano parcial, você participará no prejuízo do dano com o pagamento da franquia. Porém, se o dano for inferior à franquia cobrada, você arcará sozinho com o prejuízo.
O dano total só é caracterizado se os prejuízos causados ao veículo resultantes de um mesmo sinistro atinjam ou ultrapassem 75% do limite máximo de garantia. Nesse caso, o consumidor não participará com nenhuma quantia, e a indenização será total.
Para obter a indenização, você deverá apresentar a documentação solicitada pela seguradora e preencher o formulário de aviso de sinistro. Fique atento ao prazo, pois a seguradora não poderá exceder o limite máximo de trinta dias, se você cumprir todas as exigências contratuais. A contagem do prazo só poderá ser suspensa em caso de dúvida fundada e justificável, para serem solicitados novos documentos.
Caso você não consiga obter a indenização a que tem direito, faça uma denuncia à Susep (Superintendência de Seguros Privados) no site www.susep.gov.br. Se você for associado da PRO TESTE, entre em contato pelo telefone (21) 3906-3900 para que eles façam a intermediação do caso.
Posso exigir que a seguradora devolva dinheiro pago em apólice recusada?
Sim. Se houver recusa da apólice, a seguradora deve deixar claro o motivo e, caso tenha recebido valores do consumidor, deverá restituí-los no prazo de dez dias.
Vale lembrar que a empresa tem até 15 dias para comunicar a aceitação ou não do seguro, segundo as normas da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Neste caso, ela deverá restituir os valores pagos por você com a devida correção monetária.
Motivos comuns para a recusa incluem carros com chassis remarcados, veículos que não são mais fabricados ou que apresentem irregularidade de emplacamento, por exemplo.
A seguradora pode recusar a sua proposta porque atua com base no risco do mercado. Também por este motivo, quanto maior a possibilidade de ocorrer algum problema com um bem segurado (um sinistro), maior será o valor pago pela consumidor.
Denuncie seguradora que não devolver seu dinheiro
Se a sua seguradora não aceitou sua proposta e não quer restituí-la, denuncie-a aos Órgãos de Defesa do Consumidor e à SUSEP.
Se você já foi vítima desta prática abusiva, entre em contato com a PRO TESTE. Se já for associado, ligue para (21) 3906-3900. Se ainda não for, descubra como podem ajudá-lo pelo telefone (21) 3906-3906
Meu carro sofreu perda total, em quanto tempo a seguradora deverá me indenizar?
O prazo é de 30 dias após a entrega de toda a documentação exigida. Devem ser aplicados juros se não houver pagamento no prazo previsto.
Segundo circular nº 241 da SUSEP, órgão responsável pelo controle e fiscalização das operações de seguro no Brasil, o prazo para liquidação do sinistro, ou seja, para receber a indenização contratada é de 30 (trinta) dias. Segundo a norma, a contagem inicia-se a partir da entrega de todos os documentos exigidos na apólice emitida pela companhia de Seguro.
Atenção! A norma é clara, o prazo não começa a contar da data do acidente com veículo, e sim, quando o consumidor entregar à seguradora todos os documentos necessários previstos no manual do segurado (ou condições gerais) que deve informar, de maneira clara e objetiva, esses procedimentos.
Quando o consumidor entrega a documentação, a análise da seguradora deve ser imediata, ou seja, a existência ou não de alguma pendência documental deve ser informada o mais breve possível pela seguradora. Estando a documentação completa, o prazo de trinta (30) dias começa a correr. Se houver necessidade de complementação, com novos documentos prazos o prazo é suspenso, sendo reiniciado quando comprovadas essas exigências sendo que o segurado deverá preencher este requisito para início do prazo, que só volta a contar no dia que o último documento faltante é entregue. Ressalte-se que a apólice poderá indicar um prazo menor. Se ocorrer esta hipótese, este será o prazo que deverá ser respeitado.
Cabe lembrar ainda que a falta de pagamento da indenização no prazo previsto, resultará na aplicação de juros de mora e incidência de correção monetária a partir da data do inadimplemento.
- Tenha sempre cópia da apólice em mãos;
- Analise se as exigências da seguradora estão previstas nas condições gerais ou manual do segurado;
- Sempre que contatar a seguradora, solicite um protocolo de atendimento;
- Você também pode acionar seu corretor de seguros, que deverá ajudar a reunir a documentação;
- Entre em contato com a seguradora o mais rápido possível para comunicar o sinistro (acidente);
O que faço se, em caso de acidente, meu seguro não cobrir tudo o que o corretor prometeu?
A seguradora deve cumprir as promessas feitas na contratação, mesmo que elas não existam no papel.
O corretor, para fechar a venda, pode ter lhe oferecido coberturas maiores que as especificadas no contrato do seguro. Com isso, no momento de receber a indenização, você pode ter sua solicitação recusada pela seguradora. Entretanto, as seguradoras devem se responsabilizar pela atitude dos seus corretores, mesmo que tenham sido oferecidas vantagens que não constavam no contrato, como forma de atrair o consumidor no momento da contratação.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor, neste caso a seguradora, se responsabilize pelas atitudes dos seus representantes e garanta a manutenção da oferta. Desta forma, você terá direito a indenização, pois a cobertura acordada com o corretor faria parte do contrato de seguro. Contudo, para que a oferta seja mantida, nestes casos, não basta uma reclamação formal junto a seguradora. Você deverá apelar para a justiça.
Para evitar esses problemas, tome alguns cuidados antes mesmo de assinar a proposta do seguro. Para começar, entenda os termos que você vai encontrar no contrato de seguro: seguradora é empresa de seguro; segurado é o consumidor que tem o bem assegurado, ou seja, você; apólice é o mesmo que contrato de seguro; sinistro é o fato coberto pela apólice, roubo, incêndio…; prêmio é o valor que você paga para ter direito a cobertura do seguro; indenização é o que você recebe quando da ocorrência do sinistro; e franquia é o valor mínimo coberto pela seguradora.
Leia integralmente a apólice e não tenha medo de perguntar. Só assine depois de ter esclarecido todas as dúvidas. A apólice assinada pressupõe que você tomou conhecimento do conteúdo do contrato de seguro, ou seja, das cláusulas e da cobertura. Se der por falta de alguma cobertura prometida, peça a inclusão.
Quando ocorrer um sinistro, peça que uma viatura da polícia emita um registro da ocorrência, de forma a registrar o ocorrido. Repasse o documento à companhia de seguro. Em, no máximo, 30 dias você deve receber a indenização.
Se tiver problemas, peça auxílio a à Susep (órgão regulador do setor de seguros) pelo 0800-218484 ou pelo site www.susep.gov.br. Não havendo solução, entre em contato com a PRO TESTE ou recorra à Justiça em até um ano a partir da negativa da indenização.
Seguros mais caros dos EUA
OBS.: Os valores serão atualizados em breve.
Mercedes C63 AMG Coupe
Valor médio do seguro: US$5,532
Audi R8 Spyder Quattro
Valor médio do seguro: US$3,384
Mercedes-Benz CL600
Valor médio do seguro: US$3,307
Mercedes-Benz S600
Valor médio do seguro: US$2,948
Audi R8 4.2 Quattro Coupe
Valor médio do seguro: US$2,903
Porsche Panamera Turbo
Valor médio do seguro: US$2,738
BMW ActiveHybrid 7
Valor médio do seguro: US$2,701
Porsche 911 Turbo/Turbo S Cabriolet
Valor médio do seguro: US$2,674
Mercedes CL65 AMG Coupe
Valor médio do seguro: US$2,669
Mercedes-Benz SL63 AMG
Valor médio do seguro: US$2,615
Mercedes CL63 AMG Coupe
Valor médio do seguro: US$2,613
Jaguar XKR Supercharged Cabriolet
Valor médio do seguro: US$2,585
Audi A8 L Quattro
Valor médio do seguro: US$2,513
Nissan GT-R
Valor médio do seguro: US$2,457
BMW 750XI
Valor médio do seguro: US$2,446
Seguro dos 10 carros mais vendidos do Brasil
OBS.: Valores referentes a 2012; época em que este post foi publicado.
Volkswagen Gol 1.0 Mi Flex 8V 4p
Valor médio do seguro: R$ 2.583,83
Fiat Uno Mille WAY Economy 1.0 Flex 4p
Valor médio do seguro: R$ 1.991,59
Fiat Palio Economy Fire Flex 8V 4p
Valor médio do seguro: R$ 1.776,63
Volkswagen Fox 1.0 Mi Flex 8V 3p
Valor médio do seguro: R$ 1.704,71
Chevrolet Celta 1.0 MPFI 8V Flex 3p
Valor médio do seguro: R$ 1.565,23
Ford Fiesta 1.0 8V Flex 5p
Valor médio do seguro: R$ 1.599,63
Chevrolet Corsa Sedan 1.0 VHC Flex 4p
Valor médio do seguro: R$ 1.632,98
Renault Sandero Hi-Flex 1.0 16V 5p
Valor médio do seguro: R$ 1.776,29
Volkswagen Voyage 1.0 Mi Flex 8V 4p
Valor médio do seguro: R$ 1.474,65
Fiat Siena 1.0 mpi Fire Flex 8v
Valor médio do seguro: R$ 1.918,41
Sim..as Seguradoras somente aceitam 2`polegadas a mais.
Muito boa as informações, tem muitos riscos excluídos que nem imaginamos que está no contrato e ele sendo muito extenso, muitas vezes não procuramos ler todos.
Meu filho teve o carro roubado dia 06/10/2013 , o veiculo foi achado depois de 4 dias ,batido banco de couro rasgado, batido na traseira lateral, os 4 pneus detonado e, sem estepe e tapetes. O carro esta segurado pela Zurik , meu filho levou o carro na concessionaria da Citroem.
Agora ele ficou sabendo que a seguradora não aceitou o orçamento da Citroen e quer que o veiculo seja levado em uma oficina conveniada com com eles. Gostaria de saber se meu filho pode exigir que o carro seja arrumado na Citroen onde ele quer?
dei perca total no meu carro com habilitaçao vencida .
foi renova asim como queria a seguradora para liquidar o sinistro
mas descobri q minha carta foi bloqueada pelo detran sob suspeita de in
coloquei num advogado para pedir uma eliminar para o desbloqueio da cnh
vai demorar mais ou menos um ano ja se foram 3 meses e a seguradora hdi so vai pagar quando eu entregar a cnh renovada
tem alguma coisa q eu possa fazer para receber sem esperar sair a decisao do juis com habilitaçao????obrigado
Estou com a seguinte dúvida: Meu carro bateu duas vezes, a primeira em Janeiro (não lembro a data exata), quando saía do meu apartamento e acabei não percebendo um carro que estava parado na minha frente. A colisão danificou o para-choque direito e, parcialmente, a porta direita. Algumas semanas depois, um ônibus chocou a sua parte traseira no capô do meu carro enquanto estava num congestionamento em uma rua enladeirada. Não registrei a ocorrência. Vou assumir a culpa e solicitar os reparos junto à seguradora. Minha dúvida é, se eu tenho que pagar duas vezes a franquia, já que se trata de duas situações distintas, ou posso solicitar o reparo e pagar apenas uma vez? Agradecido desde já!
Meu carro foi roubado… ele tem seguro….tudo ok… já recebi a indenização….ok….. porem faltava 6 meses para o vencimento do seguro…. então não tenho mais o meu BEM(carro) para ser assegurado….Então minha pergunta é tenho direito de ressarcimento do valor pago a Seguradora…..de acordo com os meses que falta….ou posso transferi o mesmo para outro veiculo????
vendi meu carro a dois meses ,a seguradora foi avisada ,porem continuam descontando parcelas em meu debito automatico,oque devo fazer tenho direito ao reçarcimento do dinheiro,ja que a mesma foi avisada do cancelamento do seguro,alguem pode me ajudar.
Bom dia
Tive o carro roubado e no ato de afzer o B.O,nao faz diferença de é vc ou seu marido pois vc esta somente registrando o ocorrido.Para vc ter uma ideia o carro esta em nome de minha esposa e o seguro em meu nome.O B.O foi em nome dela ,mas poderia ser em meu também.
Rodrigo, bom dia!! Estava na 23 de maio sentido bairro, quando um Sr. saiu de forma inesperada da esquerda para a faixa da direita, de forma imprudente, onde não tive tempo de frenagem total do veículo e onde o veículo que estava atrás, veio a colidir também na traseira do veículo que eu estava!! O Seguro, só pagou a parte dianteira do meu veículo e não a traseira, alegando que o veículo que estava atrás não estava com a distancia desejada!! Pergunto; este veículo que estava atrás, também não sofre o mesmo alteração de espaço e tempo?, e por este motivo, a seguradora não deveria me indenizar? obrigado
Bom dia, Marcelo,
Concordo com a sua conclusão. Acho que você deveria tentar um acordo com a seguradora através do Juizado Especial Cível (antigo juizado de pequenas causas). A audiência deve ser rápida e é possível conseguir um resultado satisfatório. Mas claro, a seguradora dificilmente vai querer gastar mais. Não custa tentar.
Abraços
Ontem a noite roubaram meu carros, eu estava estacionada em frente a uma estação de trem esperando meu marido, eu sou dependente dele, só que ele está com a habilitação vencida, será que vamos ter problemas com o seguro. Estou grávida de 8 meses e eles me levaram de refém e me soltaram meia hora depois, eu tinha acabado de falar com meu marido por telefone quando eles me abordaram, então quando meu marido chegou que me procurou e não me encontrou já ligou p 190 e pediu uma geral, um srº e uma senhora viram e falaram pra ele que os bandidos me levaram.
eu colidi com uma arvore e nao fiz ocorrencia policial, mais acionei o seguro pra que eu foce rebocado do local,se eu agora depois de 2 dias do fato acionar o seguro e pagar a franquia tenho o direito do consert do auto pelo seguro. obrigado pela duvida esclarecida.
Sou cliente da porto seguro há quatro anos, sempre renovando o meu seguro, para ter tranqüilidade em caso de um sinistro. Achando que se tratava de uma empresa seria nunca questionei do meu corretor, sobre os valores que eram cobrados a cada renovação. Para minha surpresa no momento que preciso utilizar o seguro, escolhendo uma oficina da minha confiança, para o conserto do meu carro, tenho o desprazer de saber que os reparos não foram aprovados. Estou a, mas de 20 dias com o meu veículo parado na oficina da mesma forma em que chegou para os reparos. Tenho vários amigos que assim como eu, são clientes da porto, e ao falar sobre o assunto todos se mostraram preocupados, falando que entraria em contato com o corretor, e em confirmando o fato não renovaram mais com a porto seguros. Estarei postando o fato no facebook, twitter e myspace, para que outros segurados não passem por este constrangimento. Também estarei entrando com ação judicial contra a porto seguros, para assegurar os meus direitos, de ter o meu carro reparado, tempo em que estou com o veículo parado sem iniciar os concertos, pelos meus dias de trabalho perdidos para resolver a questão, e os constrangimentos a mim causados. Cuídado
Sou terceira num sinistro ocorrido dia 25/02/2012.Apos Fazer B.O contactei corretor do Autor do fato sua seguradora á marítima.orientada reboquei o veículo p/ oficina indicada.Foi dado perca total porem a relação dos doc só me foi passada no dia 16/03 , numa sexta feira , num final de tarde, só na próxima segunda pude providenciar os doc , enviei por sedex , e foi recebido no dia 21/03 foi feito conferencia dos doc e dado ok por parte de quem recebeu afirmando está enviando naquele momento para S.Paulo(MATRIZ MArÍTIMA).ocorre que por não ter percebido a falta da chave reserva , embora eu tenha dito que a mesma estava com defeito nada foi dito sobre isso, a Pessoa que recebeu os Doc , não enviou e guardou na gaveta todos os doc , deveria ter feito contato imediato comigo pois tinha todos meus telefones e e-mail.Porem percebendo o que fez somente no dia 27/03, onde ocasionou todo o atraso com isso virando o mes.agora a seguradora mesmo sendo informada por e-mail ´pela própria funcionária de seu erro , nega-se a pagar o meu veículo pela tabela FIPE do Mês de Março e sim a tabela de Abril, com um prejuízo de R$ 900,00.Como Rever essa diferença ? essa diferença me é devida?
bateram no meu carro, acionei o seguro, porem ja tem 2 meses que esta na oficina, e quais sao os meus direitos??? ou nao tenho nem um?? terei que ficar esperando ate quando??? Sera que a seguradora nao tem um prazo para que o carro seja arrumado!!!? :(
gostaria de saber o seguinte financiei 36 vezes de 362 reais meu veiculo mais de 3000 de entrada já paguei 7 prestaçoes qnto vou receber ?
Gostaria que me sanasse uma duvida… Fiz segura na cidade onde morava, agora estou a 200km desta cidade, o correto é: fazer o seguro na corretora da cidade onde estou morando agora, ou continuar com a mesma corretora que é ótima?
meu carro foi furtado um dia apos eu compra-lo,porem ja tirei da concessionaria com seguro,ao acionar o seguro pediram minha carteira de habilitação e estava vencida,mas no ato do ocorrido o meu marido que e o tit do seguro e ele que estava com o carro esta tudo ok,porem o B.O. foi feito por mim,pois eu estava com ele durante a ocorrencia, pode haver algum problema.
meu carro é financiado se ocorrer um sinistro de perda total a indenização é pago a quem ao propietario ou ao banco
As seguradoras, de maneira geral, primeiro quitam a sua dívida com a instituição que financiou a compra, depois pagam a diferença a você. Se, por exemplo, o valor de mercado a ser indenizado for de R$ 15.000,00, mas você deve R$ 6.000,00 à financeira, você receberá a diferença de R$ 9.000,00.
Fonte: http://www.hagaye.com.br/AreaPortalInstitucional/…
Boa tarde Rodrigo, mas no meu caso sou terceira na seguradora, e inicialmente eles me fizeram uma proposta de me indenizar um valor e o salvado do meu veículo.Porém eu estava tentando fazer uma substituição por garantia que é bem complicada e parece que a financeira dificulta muito este processo, então decidi voltar atrás e aceitar esta indenização inicial porém eles alegam que como eu recusei da primeira vez, tenho que aceitar a quitação com a financeira. Ou seja não fui eu que causei o acidente, tentei junto a financeira um procedimento que facilitaria para ambas as partes e agora fiquei sem saber o que fazer.Me d~e uma orientação pois legalmente falando tenho direito de escolha, não tenho???
Boa tarde Thais, com certeza o direito de escolha é seu. Caso eles realmente não queiram entrar num acordo reclame diretamente na Superintendência de Seguros Privados (Susep) – que é o órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro. O site é este: http://www.susep.gov.br. E o telefone é: 0800-021-8484. Com certeza eles podem intermediar essa negociação e até obrigar a seguradora a cumprir tudo que estiver no contrato. Espero que dê tudo certo.