Volta às aulas – saiba como preparar crianças com espectro autista para o retorno
Especialistas recomendam medidas para aprimorar o aprendizado e manter o aluno confortável durante o ano letivo
O retorno às aulas é um momento de grande importância no ciclo escolar, e para crianças com espectro autista, esse processo exige cuidados e abordagens específicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem atualmente cerca de 630 mil alunos com autismo no sistema escolar, sendo que aproximadamente 200 mil deles estão no ensino regular. Esse dado reflete a crescente inclusão dessas crianças nas instituições de ensino e a necessidade de desenvolver estratégias eficazes para um retorno escolar tranquilo e produtivo. Nesse contexto, a preparação prévia, o suporte adequado e a adaptação das metodologias de ensino são essenciais para garantir que esses alunos se desenvolvam plenamente durante o ano letivo.
Roberta Cassará Scalzaretto, especialista na formação de professores e com ampla experiência no atendimento a crianças com necessidades educacionais específicas, reforça que o primeiro passo para o retorno é entender as características individuais de cada aluno. Ela destaca que a adaptação do ambiente escolar e das atividades, respeitando as necessidades sensoriais e emocionais da criança, é essencial para que ela se sinta segura e confortável. “É importante que as escolas contemplem uma estrutura que possibilite aos alunos com autismo um ambiente mais acolhedor, com horários flexíveis, espaços tranquilos e uma comunicação clara, evitando sobrecargas sensoriais”, explica Roberta. Essas ações visam minimizar os impactos do novo ano letivo e favorecer um aprendizado mais eficaz.
Além das adaptações no ambiente escolar, outro ponto essencial é o preparo emocional dos alunos. A especialista ressalta que o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que pode envolver psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais, é fundamental. O planejamento de atividades e intervenções que promovam o desenvolvimento social e emocional das crianças autistas é uma estratégia eficaz para prepará-las para o retorno às aulas. “Cada criança é única, e as intervenções devem ser personalizadas, levando em conta suas dificuldades e suas potencialidades”, afirma Scalzaretto. Com essas estratégias, a criança se adapta de forma mais tranquila ao ambiente escolar e ao ritmo do ano letivo.
Assistência e apoio especializado para um retorno eficaz
Outro aspecto importante no retorno às aulas é o suporte fora da sala de aula, dado através de, por exemplo, assistência profissional. Jéssica Ramalho, cofundadora e Diretora de Operações da Acuidar, rede de cuidadores especializados, destaca a importância desse apoio para o sucesso educacional da criança. Ela explica que, em muitos casos, contar com um cuidador para auxiliar nas tarefas de casa e na preparação emocional é um bom método.
“O cuidador pode ajudar a criança a organizar sua rotina, aliviar a ansiedade e até acompanhar o aluno nas aulas, sempre que a escola permitir essa interação”, comenta Jéssica. O papel do cuidador vai além do apoio acadêmico, sendo vital na preparação psicológica da criança para a rotina escolar, promovendo mais autonomia e confiança.
Ela ainda ressalta que, em muitas situações, o cuidador se torna o elo entre a escola, a família e o aluno, facilitando o entendimento das necessidades da criança. Quando a criança apresenta dificuldades para interagir com professores ou colegas, o profissional corrobora com o desenvolvimento de estratégias de socialização e comunicação.
Jéssica complementa que, para algumas crianças, o apoio do cuidador pode ser estendido à sala de aula, caso a instituição de ensino permita a presença desse profissional durante as atividades escolares. “Em muitos casos, essa inclusão é importante para que o aluno tenha acompanhamento direto nas tarefas, no auxílio ao conteúdo e até na mediação de conflitos sociais”, explica.
A importância do material escolar adaptado
O material escolar desempenha um papel significativo no aprendizado de todas as crianças, mas ganha relevância quando se trata de alunos com espectro autista. Segundo Rogério Zorzetto, CEO da Prioridade 10, franquia de varejo com itens até R$ 20,00, referência na comercialização de itens escolares, o impacto do material escolar adequado vai além do simples uso de ferramentas didáticas.
Zorzetto observa que, nos últimos anos, houve uma ampliação significativa da oferta de materiais que atendem às necessidades de diferentes perfis de alunos, incluindo aqueles com autismo. “O mercado do setor educacional tem se diversificado, com produtos que atendem desde as necessidades sensoriais até as necessidades específicas de organização e foco”, destaca Zorzetto.
A variedade de produtos disponíveis no mercado ajuda a personalizar a experiência de aprendizado, pois é possível escolher itens que capturam a atenção das crianças de forma mais eficaz. Para alunos com espectro autista, materiais sensoriais como cadernos com texturas, lápis e canetas com diferentes tipos de pegada, além de quadros com cores específicas para facilitar a organização, se tornam diferenciais no processo de aprendizagem. “Eles interagem de forma mais positiva com produtos que consideram mais estimulantes ou confortáveis”, afirma o CEO.
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