Dicas para a Bateria do celular durar mais tempo | iPhone ou Android

Por  |  7 Comentários

Com dicas simples é possível atrasar bastante o tempo entre as recargas na bateria do seu celular/tablet, seja ele iPhone/iPad ou Android. E um “truque” na hora de recarregar seu celular ou tablet, pode fazer com que o processo termine bem mais rápido: basta colocar em modo avião. A diferença na velocidade de carregamento é bem grande, pode testar.

E depois de executar as dicas abaixo, vá ao nosso mega post com os melhores aplicativos para iPhone. Afinal, primeiro a obrigação depois a diversão.

Não se esqueça que, além de todas as dicas, existem outros fatores que determinam a duração da bateria. E sobre esperar a bateria descarregar totalmente, esqueça, isso é desnecessário hoje em dia. As baterias modernas (com a tecnologia íon de lítio), não sofrem mais do chamado “efeito memória” das baterias que equipavam os celulares de antigamente, quando tínhamos de esperar a carga chegar quase a 0% para recarregar.

Sugiro seguir a dica da própria Apple, que afirma ser importante completar pelo menos um ciclo de carga ao mês, ou seja, efetuar uma carga completa (100%) e utilizar o aparelho até ele desligar por pelo menos uma vez ao mês. No restante to tempo, plugue o carregador quanto estiver em 90%, 80% ou 70% sem nenhum problema.

+ Melhores Celulares do Mundo Hoje
+ Melhores Tablets do Mundo

E fique atento com a temperatura recomendada para o iPhone/Android. Ela fica entre 0º e 35ºC. O ideal é uma temperatura próxima a 22°, o que é difícil na maior parte do ano no Brasil. Mas, se sua casa e/ou trabalho dispõe de ar-condicionado, ótimo, sua bateria vai agradecer e durar mais. Nos dias mais quentes, não deixe o celular/tablet exposto ao sol.

Otimizando a bateria do iPhone/iPad:

Otimizando a bateria do iPhone/iPad

1. Desligue o Wi-Fi e o 3G

Ajustes > Wi-Fi
Ajustes > Geral > Rede > Ativar 3G

Wi-Fi e o 3G

Se você assina um plano 3G e/ou conecta seu iPhone a internet via Wi-Fi, desligue ambas quando souber que irá passar algum tempo sem precisar navegar. O iPhone gasta bastante bateria quando conectado em tempo integral. Quando quiser navegar, ative a rede manualmente. Desligue também a opção “Solicitar Conexão”.

Se precisar manter a internet ativada, para receber notificações de Twitter, Facebook ou Whatsapp, por exemplo, prefira o Wi-Fi, pois a 3G consome mais bateria, já que o smartphone precisa constantemente requisitar a conexão com as antenas da operadora, mais sujeitas a oscilações do que o roteador Wi-Fi da sua empresa ou casa.

2. Diminua o tempo do Bloqueio Automático

Ajustes > Geral > Bloqueio Automático

Se puder deixe o iPhone bloquear em 1 Minuto. Quanto menor o tempo, menos bateria ele vai consumir.

3. Diminua o Brilho

Ajustes > Brilho

Acho que a informação é óbvia, mas: quanto maior o brilho, maior o gasto de bateria. Portanto, diminua o máximo que puder sem comprometer o seu conforto visual, evidentemente, e desative também a opção “Brilho Automático” para que o aparelho não gaste recursos regulando a intensidade da tela.

4. Desative o Push do Mail

Ajustes > Mail, Contatos… > Obter Novos Dados > Push

Se você costuma acompanhar seus e-mails pelo iPhone uma boa medida para economizar bateria é desativar o Push. Assim, o sistema não precisa ficar “sempre alerta” ao servidor de e-mails para avisá-lo quando chegar uma nova mensagem. Se puder, defina a opção de verificar e-mails Manualmente. Este é o ajuste mais econômico. Não se aplica, claro, para quem utiliza o smartphone no trabalho e precisa estar online full time.

5. Desative o Equalizador do iPod

Ajustes > iPod > EQ

Costuma ouvir músicas no iPhone? Saiba que a função iPod consome mais bateria quando o equalizador está ativado. Ele é responsável por melhorar o áudio das músicas, mas provavelmente você não notará nenhuma diferença ao desativá-lo. Faça o teste e se puder, desligue-o para economizar bateria.

6. Desativar Bluetooth e Serviços de Localização

Ajustes > Geral > Bluetooth
Ajustes > Geral > Serv. Localização

Com certeza você não precisa utilizar o GPS em tempo integral, certo? Portanto, desligue o Serviço de Localização, que fica gastando energia sem necessidade. O mesmo vale para a função Bluetooth. Se não utiliza fone de ouvido sem fio ou não precisa fazer nenhuma transferência entre aparelhos com esta função, deixa-a desligada para economizar bateria.

7. Quando puder ative o Modo Avião

Ajustes > Modo Avião

Basicamente o Modo Avião desativa os recursos sem fio do celular para seguir o regulamento das companhias aéreas. É uma função que permite a utilização do celular sem chip e se ativado, deixa de buscar os sinais da sua operadora. É útil quando você está em locais onde o sinal é muito fraco. O sistema gasta bateria tentando localizar o sinal da operadora e mesmo que não encontre ficará buscando (e gastando bateria). Mas lembre-se, se ativar o Modo Avião, não poderá fazer ou receber ligações. Serviços de Localização, como o GPS, não funcionam no Modo Avião. Redes Wi-Fi podem ser ativadas normalmente. Você pode também utilizar aplicativos como o Mapas, mas não será possível determinar sua posição pelos Serviços de Localização.

8. Mantenha o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados

Sempre que um aplicativo recebe uma nova versão, ela chega com recursos de melhoria no consumo de bateria. Por isso, abra a AppStore e veja se algum aplicativo instalado tem atualização disponível. O mesmo vale para o IOS, o sistema operacional do iPhone (pelo iTunes ele mostra se o sistema está atualizado).

9. Desligue Sons e Vibrar

Ajustes > Sons

O desnecessário Sons de Bloqueio ou Clique de Teclado, quando uma tecla é pressionada, consomem bateria. Se não se importar em viver sem eles, desative. O mesmo vale para a opção Vibrar. Este recurso consome mais bateria, por isso, vale desativá-lo também.

10. Desligar Notificações

Ajustes > Notificações

O serviço de notificações fica alerta e te avisa sempre que algum aplicativo tiver alguma atualização, por exemplo, Twitter ou Facebook. Só que isso consome bateria. Não faz questão de ter isso? Ótimo, desative.

Como fazer a bateria do seu celular/tablet Android durar mais:

bateria android

Desligar o 3G

Vá em Configurações > Controles do Wireless > Redes Móveis e clique em “Usar apenas redes 2G”. O caminho pode variar de celular para celular, dependendo do sistema / fabricante.

Se quer a internet ativada direto, para ver notificações do Twitter, Facebook ou Whatsapp, por exemplo, escolha o Wi-Fi, já que a 3G consome mais bateria pelo fato de o smartphone precisar constantemente requisitar a conexão com as antenas da operadora, mais sujeitas a oscilações do que o roteador Wi-Fi da sua empresa ou casa.

Desligar o Wi-Fi

Muita gente não possui um plano de internet 3G. Prefere compartilhar a conexão banda larga de casa ou do trabalho por meio de redes Wi-Fi. Porém, se você deixar o Wi-Fi sempre ativado o gasto de bateria será bem grande, já que o Android ficará permanentemente buscando o sinal da rede. Portanto, se não vai precisar navegar na internet por um tempo, desligue.

Desligar o Bluetooth

Além de consumir bateria o Bluetooth sempre ativado deixa seu smartphone vulnerável para receber vírus. Muita gente mal-intencionada espalha vírus por meio do Bluetooth. Na rua, no metrô, enfim, sempre que não for utilizar, desative o Bluetooth.

Desligar o GPS

Você não precisa, nem vai, usar o GPS a toda hora, certo? Desligá-lo é uma ótima ideia para economizar bateria.

Sincronização

O Android é muito melhor em multitarefa do que o iPhone, que só recentemente passou a permitir que vários programas fossem executados ao mesmo tempo. Porém, quanto mais aplicativos você abrir ao mesmo tempo, mais recursos e mais bateria irá consumir. O mesmo vale para questões de sincronização (de e-mails, Facebook, Twitter…). A melhor configuração é ajustar todos os programas para sincronizar manualmente, ou seja, quando você abrir o Twitter e o Facebook, ele busca as atualizações e poupa bateria já que não precisará ficar buscando todas as novidades em segundo-plano.

Evitar Widgets

Essa dica complemente a anterior: evite widgets de status do Twitter e Facebook. Eles devoram bateria.

Reduzir o Brilho da Tela

Quanto mais claro (mais forte) você definir o brilho, mais bateria irá consumir. Portanto, baixe o nível de brilho para o menor possível – sem comprometer a sua visão, óbvio. Talvez isso dificulte um pouco para quem tem costume de utilizar o smartphone no sol, mas se possível, faça.

Wallpapers Animados

Adorou os papéis de parede animados? São lindos… Mas comem bastante bateria. Faça um teste, alguns não consomem tanto. Se você vai ficar triste por abandonar os wallpapers animados, teste e compare a diferença de consumo. Se achar que não é tão grande, pode continuar.

Quanto mais Quente, Mais Consumo

Procure evitar deixar seu celular em locais muito quentes. Ao invés de mantê-lo sobre uma mesa que fica exposta ao sol ou em cima do computador que tende a esquentar, prefira aquele cantinho mais fresco. Se tiver um ambiente com ar-condicionado, melhor ainda. Quando mais quente, mais rápido sua bateria irá acabar.

Aplicativo que ajuda a economizar bateria

Toggle Data Widget

Este aplicativo permite que você desative todas as conexões, de dados GPRS, EDGE ou 3G. E o melhor, facilita todo o processo adicionando um widget na Home do seu celular (Menu > Add > Widgets > Toggle Data on your home screen). Lembrando que ao desligar todas as redes você não conseguirá navegar na internet ou sincronizar e-mails, por exemplo. Quando quiser fazer isso, basta ativar a conexão (o widget facilita tudo). A bateria certamente irá durar muito mais. Se você tiver o raro costume de enviar MMS (mensagem multimídia, que no Brasil funciona muito mal), marque a opção “Leave MMS enable, para que este serviço não seja desativado. O envio de SMS, a popular mensagem de texto, permanecerá ativado sempre, não se preocupe. É isso.

Paulistano, atuou como designer de 1993 a 2008 quando começou o Curiosando, onde aborda diversos temas, além da cobertura do Miss Brasil desde 2010.

7 Comentários

  1. Leti

    8 de dezembro de 2014 at 4:56 PM

    Ótimas dicas.
    Saberia me dizer se aquelas cases power bank são compatíveis com iphone 4 e 5 ou só um modelo ?

  2. any

    31 de janeiro de 2014 at 12:48 PM

    Parabéns!!!!!As dicas são ÓTIMAS!!!!

  3. Sissym

    23 de janeiro de 2014 at 4:06 PM

    Rodrigo, to rindo comigo mesma de tantos procedimentos para otimizar a bateria! tenho certeza que todos nós vamos sempre nos esquecer por causa da presa diária!

    Bjs

    • DANIERU DOUGLAS

      8 de fevereiro de 2014 at 6:19 AM

      na minha opinião, acho que seria melhor desliga o aparelho por completo o.O

  4. Rafaela

    1 de novembro de 2011 at 8:01 PM

    isso funciona mesmo?

    • JOEL A. MALAQUIAS

      15 de setembro de 2014 at 10:25 PM

      CLARO QUE FUNCIONA MINHA AMIGA. EU CONHEÇO UM POUCO DE ELETRÔNICA E POSSO AFIRMAR ISSO. DEIXEMOS OS CELULARES E TABLETS DE LADO POR UM INSTANTE E DIRECIONEMOS O NOSSO FOCO AOS VEÍCULOS. IMAGINE POR EXEMPLO QUE UM DONO DE CARRO O ESTACIONOU E ESQUECEU DE DESLIGAR O RÁDIO. MESMO QUE O VOLUME ESTEJA NO MÍNIMO, É PROVÁVEL QUE O DONO TERÁ DOR DE CABEÇA AO LIGÁ-LO. PRINCIPALMENTE SE A BATERIA NÃO FOR NOVA. ESTAMOS NUMA ERA TECNOLÓGICA BEM AVANÇADA, OS COMPONENTES COMO MICROPROCESSADORES, RESISTORES, TRANSISTORES E OUTROS, SÃO DE TAMANHOS BEM REDUZIDOS E COM CERTEZA CONSOMEM MENOS ENERGIA, POIS SE AQUECEM MENOS. MESMO ASSIM, É SEMPRE ACONSELHÁVEL "APAGAR AS LUZES AO SAIR DE CASA". ISSO VALE PARA OS NOSSOS PEQUENOS PORTÁTEIS. ENTÃO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, DESLIGUE OS RECURSOS QUE NÃO FOREM DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO MOMENTO. AS BATERIAS AGRADECEM. ATÉ MAIS…

  5. Francisco

    18 de fevereiro de 2011 at 10:04 PM

    Muito bom o post, as dicas são ótimas!

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>