“Vejo-me como uma pessoa simples, porém muito esforçada, fazendo da frase “força, foco e fé” uma verdade concreta. Alguém que coloca Deus em primeiro lugar na vida e faz do slogan “ser cristão”, um estilo de vida. Tenho sempre em minha companhia bons livros e artigos. Valorizo muito meus amigos e minha família, e amo as coisas simples da vida. Sou alguém que acredita fielmente no amor e que, esse amor, quando praticado ao próximo, tem a capacidade de mudar o mundo ou a sua forma de enxergá-lo.”

Com estas sábias palavras a belíssima Miss Parnamirim, CRISTINA ALVES, se definiu. Do alto de seus 24 anos e 1,73 m, ela estará no Miss Rio Grande do Norte 2013; concurso de beleza mais importante do estado que elege a representante potiguar do Miss Brasil e será realizado no dia 08 de agosto, no Vila Hall. Agora te convido a conhecer um pouco mais sobre a linda:

Cristina Alves

Cristina Alves
Foto: Editorialismo (editorialismo.com.br)

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

CRISTINA ALVES: Sou modelo desde 2007, quando iniciei na Tráfego Models, com a equipe de George Azevedo. O fato de viver no mundo da moda e de acompanhar os processos de algumas amigas (Daliane Menezes, Kelly Fonseca, Larisa Lima, entre outras) nos concursos de beleza, foi despertando em mim a vontade de participar ativamente desses concursos. Comecei a assistir aos eventos e a sonhar em ser Miss. Decidi participar apenas agora, porque é o melhor momento da minha vida, sinto-me mais madura e segura em todos os aspectos, tanto no âmbito profissional como no pessoal.

2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

CRISTINA: Claro que sim. Infelizmente, muitas pessoas ainda ligam a busca pela beleza à falta de capacidade intelectual. Posso dizer que isso é um pré-conceito ultrapassado, tendo em vista que, a maioria das minhas amigas que trabalham como modelos ou são Miss, possuem curso superior ou estão cursando a faculdade; e são bem inteligentes [risos].

3. Como é a preparação de uma candidata para um concurso da grandeza do Miss Rio Grande do Norte? E aproveitando a pergunta, precisou mudar a alimentação, deixando de lado coisas que adora?

CRISTINA: Com certeza. O primeiro cuidado é com o corpo. Manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos é essencial, não apenas para ser Miss, mas como meio de cuidar da saúde constantemente. Algumas visitas a clínicas de estética também são essenciais [risos]. Como tenho uma boa genética, não precisei cortar muitas coisas da minha alimentação, apenas aquilo que, realmente, não faz bem a ninguém. [Risos].

Cristina Alves
Foto: Humberto Lopes

4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e jurados ou a competição com as outras candidatas?

CRISTINA: Como sou modelo desde 2007, já tive oportunidade de participar de algumas peças de teatro e, sempre acabo trabalhando muito com a oratória. Logo, desfilar para o público não se torna um grande problema. Sobre a competição com as outras candidatas, acho que isso ocorre em qualquer carreira profissional que você escolha seguir. O mercado de trabalho é competitivo. Então, acredito que desfilar para os jurados seja mais difícil, porque são imprevisíveis os critérios utilizados por cada um. Vejo com uma análise muito subjetiva.

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

CRISTINA: Sou advogada, estou terminando uma pós-graduação em Direito Administrativo e, atualmente, já trabalho na área jurídica paralelamente. Desejo iniciar um mestrado em Direito Público em breve e, futuramente, seguir carreira como professora de ensino superior.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

CRISTINA: Não precisei abdicar de muita coisa [risos]. Como já disse aqui, eu amo as coisas simples da vida e não tenho hábitos muito noturnos. No tempo livre, gosto de estar com meus amigos, minha família, gosto de ir à praia, assistir a um bom filme, viajar e claro, ir à igreja. Atualmente, estou congregando na Bola de Neve Church.

7. O que um homem precisa para conquistá-la?

CRISTINA: Primeiro, ele precisa amar mais a Deus do que a mim. Porque acredito que o amor a Deus faz com que você ame o seu próximo como a si mesmo e, com isso, você pode encontrar respeito, companheirismo, sinceridade e confiança, criando uma base firme de sustentação para um relacionamento saudável.

8. Quem é sua inspiração e por quê?

CRISTINA: Eu costumo procurar inspiração em pessoas próximas a mim. Posso dizer que no mundo Miss, minha inspiração, hoje, é Kelly Fonseca, Miss Rio Grande do Norte 2012, uma pessoa maravilhosa e super querida, que com toda a sua garra e dedicação conquistou o 2º lugar no Miss Brasil. E, claro, não poderia deixar de citar Larissa Costa, Miss Rio Grande do Norte e Miss Brasil 2009, um grande exemplo de mulher guerreira e perseverante, que acreditou no sonho de ser Miss e lutou até o fim para concretizá-lo.

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

CRISTINA: Risos… Eu não tenho um segredo de beleza. Na verdade, li uma frase recentemente que se aplica muito ao que eu penso, “sou exigente com a beleza. Pra mim, ela tem que vir de dentro”. A beleza começa no seu interior, estar bem consigo mesma, acreditar em si própria. Tem um provérbio que diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13”, e eu acredito muito nisso.

10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

CRISTINA ALVES: Não é tão fácil como é divulgado pela mídia ou retratado nos filmes. Mas, como disse Shakespeare em “O menestrel”, “nunca de deve dizer a uma criança que seus sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso”. Então, posso dizer para as meninas que nunca desistam dos seus sonhos, acreditem, sempre, que eles podem se tornar reais, tenham força de permanecerem firmes diante das dificuldades, fé que tudo vai acontecer no momento certo e foco para continuar.