“Posso me chamar de guerreira. Menina que corre muito, muito atrás de alcançar seus sonhos e objetivos; sempre bastante focada e confiante. Arrisco em dizer da simpatia e doçura, características estas, notadas pelas pessoas que convivem comigo. Procuro dar meu melhor em tudo que faço e faço tudo com muito amor! Não posso esquecer de citar a humildade, que acredito ser muito importante! Menina de personalidade forte. Espontânea, alegre. Muitas características de uma capricorniana!”

Assim se define a lindíssima Stella Abreu, 18 anos, Miss Teen Brasil 2012-2013, que se prepara para coroar sua sucessora no próximo mês de outubro, em São Paulo.

Além de beleza e simpatia de sobra, esta mineira, natural de São Lourenço – cidade no sul do Estado que faz parte do chamado “Circuito das Águas”, na serra da Mantiqueira –, tem 18 anos e muitos títulos pela frente, além de uma carreira de sucesso na TV, com toda certeza. Seu nome, que em italiano significa “estrela”, não poderia ser outro. Agora te convido a ler nossa entrevista exclusiva e saber um pouquinho mais da belíssima.

Stella Abreu

Stella Abreu

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

STELLA ABREU: Desde muito menina, com 3 ou 4 anos, meus pais notavam meu interesse por fotos e filmagens. Com o tempo e meu crescimento passei a alimentar a vontade de ser modelo e trabalhar na televisão. Quando fui adquirindo certa maturidade, dizia, e digo até então, não querer uma vida ‘normal’ como a vida que a maioria leva; queria e desejo algo a mais para mim. Uma vida agitada, sem rotina, fora de escritórios ou consultórios… Na oitava série fui eleita a ‘Rainha da Primavera’ no colégio, mas até então, tudo não passava de uma brincadeira. Foi quando aos 16 anos, desfilando roupas de tear da loja de uma tia, na minha cidadezinha mesmo, um fotografo (Luiz Toledo) me notou. Gostou da minha participação no pequeno desfile de moda e me inscreveu em um concurso de Miss, em uma cidade ainda menor que a minha. Essa seria minha primeira participação em um concurso de Miss e também o primeiro título conquistado. Então, costumo dizer que caí nesse mundo por acidente e me apaixonei. Hoje me considero dependente e amante desse mundo Miss. Depois dessa vitória inesperada passei por muitos outros concursos vivendo o sonho de colecionar faixas e coroas.

2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?

STELLA ABREU: Sim e não ao mesmo tempo. Ainda ouvimos muito aquela frase: “Nossa, você é incrível! Porque não é toda hora que se encontra uma menina belíssima e com inteligência de sobra.” Essa frase já deixa o preconceito escancarado, né. As pessoas imaginam que todas nós, vivemos em um mundo fútil, que busca somente beleza, e a inteligência fica de lado. E pelo contrário! Uma Miss precisa ter conteúdo, personalidade formada, saber falar e se expressar bem. E isto está presente nas disputas. Não é à toa que a maioria dos concursos têm uma prova de entrevista na preliminar e a tão temida pergunta na noite final. E olha, nós temos feito nossa parte brilhantemente, mostrando o quanto somos ricas cultural e intelectualmente. Meninas prontas para assumir essa responsabilidade de ser Miss.

3. Como é a preparação de uma miss para concursos tão importantes como o Miss Teen Brasil e o Miss Teen Pageant?

STELLA ABREU: Não só para esses concursos de maior importância, mas para todos, a Miss precisa estar preparada fisicamente e emocionalmente. É um trabalho árduo que exige muito foco e vontade. Eu vivo de dieta. Nunca como tudo que é gostoso. Então, é preciso ter uma alimentação regrada, rica em legumes, verduras e frutas, tanto para manter o corpo magro, quanto para manter a pele legal. Evitar doces, massas e frituras… Fazer exercício físico diariamente é imprescindível. Também são necessárias boas horas de sono, para evitar olheiras indesejadas e manter a saúde do corpo. E a parte que eu considero até mais importante é o emocional preparado e trabalhado. A miss precisa estar preparada para a vitória e para a derrota. Infelizmente, no final, o sonho acontece para uma só, mas a experiência que se adquire em um concurso é demais. É incrível. As amizades, os aprendizados. E a candidata precisa saber controlar o nervosismo, para que ele não a domine e atrapalhe, precisa usar da inteligência. Então é todo um conjunto. A menina que deseja ser Miss precisa estar ciente que terá de abrir mão de muita coisa para viver essa realidade.

Stella Abreu

4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e para os jurados ou a competição com as outras candidatas?

STELLA ABREU: Desfilar para o público e para os jurados não me incomoda ou amedronta nem um pouco. Eu me realizo fazendo isso. É como se eu recebesse uma energia, sabe?! Me faz muito bem. Me incomoda bastante a disputa que existe entre as misses… Nunca foi do meu caráter apontar as pessoas, então muita coisa negativa que escuto, jogo fora; pra que guardar? Acho que tínhamos que aproveitar mais para fazer amizade, aprender umas com as outras (troca de experiências) e curtir ao máximo os dias que passamos juntas, porque nunca mais volta. Tem que ser uma convivência saudável. Eu sei e adoro admirar as qualidades das outras candidatas, afinal somos escolhidas por estarmos nessas competições. A disputa é meio inevitável, afinal todas buscam a vitória, mas não há necessidade de criar inimizade e confusões.

5. Almeja disputar o Miss Brasil Universo ou Miss Brasil World, por exemplo?

STELLA ABREU: Sim, claro. Porquê não?! Como já disse, me encantei com o Mundo Miss. Sinto que me encontrei, sabe?! Acho que estou no lugar certo. É uma coisa que me faz muito bem e feliz, então porque parar?! Enquanto tiver oportunidade e perfil legal para estar disputando, continuarei vivendo esse sonho! Espero que alguns padrões mudem, para que meninas como eu, possam ter esperança de chegar lá também.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar pela carreira?

STELLA ABREU: É difícil encontrar tempo livre. Aqui em São Paulo a vida é bastante corrida. Faço curso de teatro e TV e trabalho como modelo, então é uma vida bastante agitada. Amo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes! Adoro ouvir músicas, ler, ir ao teatro, dançar e é claro, ir para a balada com minha turma. A parte de abrir mão pela carreira é delicada. Abri mão de estar perto de meus pais pelo meu sonho. Sinto bastante falta, pois não tenho eles muito presentes, mas estou me adaptando. Como já disse, a alimentação é muito restrita, então não tenho prazer quando como [risos]. Perdi muitas amizades também, desde que estou envolvida nessa carreira. Tem momentos que você se sente muito só, porque não tem rotina, então perde a oportunidade de criar um vínculo maior com as pessoas. É necessário abdicar da diversão também! Ficar resguardado em casa, sem balada e tal… Mas é tranquilo. Quando você quer de verdade, não tem essa de difícil.

Stella Abreu

7. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

STELLA ABREU: Sim. Sou miss, mas já trabalho como modelo. Estou estudando teatro em busca do sonho de ser atriz e apresentadora de televisão! Gente, esse mundo é mágico! Me prendeu! [Risos]

8. Quem é sua inspiração e por quê?

STELLA ABREU: Meus pais são meus exemplos, né! Eles são responsáveis pela Stella de hoje, então devo agradece-los todos os dias. Minhas divas do Mundo Miss são Dayana Mendoza, Miss Venezuela eleita Miss Universo 2008. Ximena Navarrete, Miss México eleita Miss Universo 2010 e nossa querida e linda Natália Guimarães! Aaah! não podia deixar de falar das Angels da Victoria’s Secret: Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, Candice, Izabel Goulart… Incríveis, poderosas!

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

STELLA ABREU: Na verdade nem sei se é verdade né, mas é coisa de vó, coisa de mãe [risos]… Para as loiras: Chá de camomila gelado no cabelo pra dar uma clareada é legal, faço as vezes. Uso o milagroso chazinho gelado pra colocar nas olheiras também! É só molhar o algodão e deixar por uns minutinhos! Costumo usar a pomada Bepantol à toa as vezes também. Passo nos lábios, na pele do rosto, para dar uma hidratada… :)

10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

STELLA ABREU: Diria para aquelas que querem de verdade, porque amam, não porque acham que é fácil ou legal, que não deixe que nenhuma palavra destrutiva atrapalhe ou atrase essa vontade. Que corram atrás, com muita garra, humildade e honestidade. E que acreditem em seu potencial. É um mundo lindo, mágico, encantador.