Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo, conquistando tanto o Bola de Ouro 2016, prêmio da revista France Football, quanto a premiação concedida pela FIFA, em 9 de janeiro.

Esta foi a quarta fez que o português faturou o Bola de Ouro – falta apenas mais um para igualar os cinco do argentino Messi, que venceu em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. Cristiano já havia ganho em 2008, 2013 e 2014.

A FIFA também o consagrou como vencedor em sua premiação anual dos melhores do mundo, coroando um ano excepcional do português, que conseguiu abocanhar os dois maiores prêmios de melhor jogador do mundo da temporada 2016. O top 3 foi completado por Messi e Griezmann.

Se pedirmos para 100 pessoas listarem os melhores jogadores do mundo é provável que todas concordem que o topo seja ocupado por Cristiano Ronaldo, Messi ou Neymar. E com razão.

Existia esse prêmio anual, digamos, “oficial” que premiava os melhores do mundo. Tratava-se do Bola de Ouro, da FIFA; o mais respeitado do gênero, realizado todo começo de ano em conjunto pela FIFA e a revista France Football. Essa parceria, que acontecia desde 2010 se encerrou. Agora ambas elegem e premiam individualmente. Coincidentemente, a colocação final dos três finalistas foram idênticas nos dois prêmios.

A lista dos melhores jogadores do mundo em 2016 foi liberada primeiro pela revista “France Football”, que continuará a usar o nome “Bola de Ouro” para o melhor jogador. A diferença é que os escolhidos são eleitos por 193 jornalistas internacionais; quando a premiação era em conjunto com a FIFA havia também votos dos capitães e técnicos das seleções nacionais.

Já o prêmio de melhor do mundo pela FiFA conta com 23 nomes, liberados em 04 de novembro. Novamente o único brasileiro foi Neymar. A diferença, para pior em minha opinião, é que além dos votos de capitães e técnicos, a escolha dos melhores será feita também pela internet. Ou seja, quem tiver maior torcida organizada… O peso é de 50% para os mais votados pela internet e 50% pelos profissionais da área.

Melhores jogadores do mundo em 2016 – France Football

VENCEDOR: Cristiano Ronaldo 745 pontos
2º lugar: Lionel Messi 316 pontos
3º lugar: Antoine Griezmann 191 pontos
4º lugar: Luis Suárez 91 pontos
5º lugar: Neymar 68 pontos

Os outros nomes da lista da France Football em 2016

Andrés Iniesta (Barcelona)
Arturo Vidal (Bayern de Munique)
Diego Godin (Atlético de Madri)
Dimitri Payet (West Ham)
Gareth Bale (Real Madrid)
Gianluigi Buffon (Juventus)
Gonzalo Higuaín (Juventus)
Hugo Lloris (Tottenham)
Jamie Vardy (Leicester City)
Kevin De Bruyne (Manchester City)
Koke (Atlético de Madri)
Luka Modric (Real Madrid)
Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Paul Pogba (Manchester United)
Paulo Dybala (Juventus)
Pepe (Real Madrid)
Pierre Emery Aubameyang (Borussia Dortmund)
Riyad Mahrez (Leicester City)
Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
Rui Patricio (Sporting)
Sergio Agüero (Manchester City)
Sergio Ramos (Real Madrid)
Thomas Müller (Bayern de Munique)
Toni Kroos (Real Madrid)
Zlatan Ibrahimovic (PSG/Manchester United)

Melhores jogadores de 2016 – FIFA

Os três finalistas foram anunciados em 02 de dezembro de 2016:

VENCEDOR: Cristiano Ronaldo
Messi
Griezmann

Os demais melhores jogadores listados este ano:

De Bruyne (Manchester City)
Pogba (Juventus/Manchester United)
Sergio Ramos (Real Madrid)
Payet (West Ham)
Ozil (Arsenal)
Neuer (Bayern de Munique)
Modric (Real Madrid)
Mahrez (Leicester)
Lewandowski (Bayern de Munique)
Toni Kroos (Real Madrid)
Kanté (Leicester City/Chelsea)
Iniesta (Barcelona)
Ibrahimovic (PSG/Manchester United)
Buffon (Juventus)
Gareth Bale (Real Madrid)
Aguero (Manchester City)
Luis Suárez (Barcelona)
Jamie Vardy (Leicester)
Alexis Sanchez (Arsenal)

Seleção da FIFA 2016:

E esta foi a seleção escolhida pela FIFA com os melhores jogadores do ano, em suas respectivas posições:

Neuer (Bayern de Munique)
Daniel Alves (Juventus)
Piqué (Barcelona)
Sergio Ramos (Real Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Modric (Real Madrid)
Kroos (Real Madrid)
Iniesta (Barcelona)
Messi (Barcelona)
Suárez (Barcelona)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Já com relação às mulheres, a brasileira Marta (que joga no Rosengard, da Suécia), não conseguiu seu sexto prêmio. A melhor jogadora do mundo, segundo a FIFA, foi a americana norte-americana Carli Lloyd. Marta e a alemã Melanie Behringer completaram o top 3. A última vez que Marta ganhou foi em 2010.

Apesar de Neymar ter ficado de fora do TOP 3 de melhores jogadores, um brasileiro teve chance de conquistar algum prêmio na cerimônia da FIFA: Marlone, do Corinthians, concorreu ao prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano; não deu pra ele. O vencedor foi o malaio Mohd Faiz Subri, que abocanhou 59,46% dos votos pela internet, contra 22,86% do corintiano. Assista aos 10 gols mais bonitos do ano (segundo a FIFA):

Mas quem disse que nenhum brasileiro foi premiado? O bicampeão mundial de futsal, Falcão, recebeu um prêmio pela carreira e trajetória no esporte. Ele já fora eleito pela Fifa o melhor jogador de futsal do mundo nos anos de 2004, 2006, 2011 e 2012, além de ser o maior artilheiro da história dos Mundiais, com 48 gols anotados.

Melhores técnicos do mundo:

Vencedor: Claudio Ranieri (Leicester)
Fernando Santos (seleção de Portugal)
Zidane (Real Madrid)

E para finalizar, tivemos também o prêmio de Fair Play da Fifa em 2016, que foi para o Atlético Nacional da Colômbia, por conta das atitudes do clube após a tragédia com a Chapecoense.

É isso, estes são os melhores jogadores do mundo 2016. Sempre que possível – e que novas premiações forem divulgadas –, este post será atualizado.