Acredite, a Bélgica aparece como a melhor seleção do mundo, mesmo não tendo conquistado nada. Ao menos é o que acontece no ranking da FIFA, que foi atualizado em 05 de novembro.

A Alemanha aparece na segunda colocação enquanto a Argentina aparece na sequência.

O critério desse ranking não leva em conta apenas torneios (claro), mas quaisquer partidas oficiais disputadas pelas seleções, do contrário é claro que uma Copa do Mundo definiria o ranking, já que vale infinitamente mais que uma simples Copa América.

A eliminação da seleção brasileira na Copa América, com um futebol medíocre, pra variar, fez com que o “time da CBF” caísse para a 6ª colocação, recuperando uma posição na penúltima atualização e perdendo três nesta última; o Brasil aparece agora na 8ª posição.

Fora isso, nenhuma grande surpresa no top 10, a não ser pela aparição da Áustria. Tudo continua praticamente na mesma, alguns países apenas trocaram de colocação. A França, por exemplo, não conseguiu voltar para a lista das 10 melhores seleções, enquanto Portugal, a esquadra do eleito melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, manteve o 4º lugar.

O Brasil já chegou a aparecer em 19º lugar, o que representou a pior colocação da seleção brasileira em todos os tempos, mas subiu depois de conquistar a Copa das Confederações 2013

A queda do Brasil nos rankings do ano passado se deve aos seguintes detalhes: 1) o fato de ser o “dono da casa” e não precisar disputar eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, fez com que o Brasil jogasse apenas partidas amistosas, que valem menos pontos e 2) a seleção brasileira ficou mais de três anos sem ganhar de um adversário de alto nível, desde 2009, quando derrotou a Argentina por 3 x 1. De lá pra cá os adversários escolhidos foram quase sempre muito fracos.

LEIA TAMBÉM: Melhores times do mundo hoje.

A desculpa da CBF é que grande parte dos jogos são determinados por força de um tal contrato que impede a escolha plena por parte da entidade (será que alguém acredita nisso?).

Ranking da FIFA: 10 Melhores Seleções de 2015

Este é o mais recente top 10 das seleções, divulgado pela FIFA:

  • 1. Bélgica (1.440)
  • 2. Alemanha (1.388)
  • 3. Argentina (1.383)
  • 4. Portugal (1.364)
  • 5. Chile (1.288)
  • 6. Espanha (1.287)
  • 7. Colômbia (1.233)
  • 8. BRASIL (1.208)
  • 9. Inglaterra (1.179)
  • 10. Áustria (1.130)

A próxima atualização do ranking da FIFA será divulgada em dezembro, e pode ter algumas alterações, já que alguns jogos de eliminatórias serão disputados.