O ranking das melhores seleções de futebol do mundo, divulgado pela FIFA em 07 de junho 2018, confirmou a Alemanha como a melhor seleção do mundo no momento; o Brasil manteve a segunda colocação.

Depois da Copa teremos finalmente uma excelente novidade; a FIFA anunciou que a fórmula do Ranking mudou! A média de pontos de cada partida disputada pelas seleções não será mais utilizada, como acontecia até aqui. Isso para evitar manipulações, como escolher uma sequência de adversários fracos apenas para subir na lista.

Agora o ranking será baseado no chamado método Elo de cálculo. Esse sistema soma ou subtrai pontos do total de pontos existentes de uma determinada equipe. Assim, os pesos de cada pontuação serão determinados pela força dos dos oponentes e pela importância de cada partida.

Esse novo ranking entrará em vigor já a partir de 15 de julho, imediatamente depois da Copa do Mundo de 2018.

Todos os grupos da Copa do Mundo de 2018

grupos da Copa do Mundo de 2018

Mas voltando a falar de Brasil, o time de Tite aparecia no topo há três edições, mas caiu há algum tempo; mesmo assim é bom lembrar que o Brasil não liderava a lista desde maio de 2010 – antes ainda da Copa da África do Sul.

Isso aconteceu pela excelente campanha após a contratação de Tite; vitórias seguidas, somadas a maus resultados de adversários diretos, possibilitaram a retomada da primeira colocação no ranking da FIFA, apesar dessa queda para segundo lugar. O Brasil, é bom lembrar, é a seleção que mais tempo ocupou o topo do ranking, desde que a FIFA começou a formulá-lo em 1993.

É bom lembrar que a Seleção Brasileira passou por uma fase bem ruim. Principalmente depois da eliminação na última Copa América, com um futebol medíocre; o “time da CBF” caiu para o 9º lugar, a pior colocação desde o início de 2014. Desde a chegada de Tite o time só subiu no ranking.

Ainda sobre o TOP 10, Portugal, grande campeã da última edição da Euro (apesar de um futebol horroroso, mas eficiente nas duas últimas partidas) e time do craque Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, aparece na 3ª colocação, seguida pela Argentina, que por pouco não ficou de fora da Copa do Mundo da Rússia.

LEIA TAMBÉM: Melhores times do mundo hoje.

Ranking da FIFA: Melhores Seleções de 2018

Este é o mais recente TOP 10 divulgado pela FIFA; em junho de 2018:

  • 1. Alemanha (1558 pontos) [cabeça-de-chave]
  • 2. Brasil (1431 pontos) [cabeça-de-chave]
  • 3. Bélgica (1298 pontos) [cabeça-de-chave]
  • 4. Portugal (1274 pontos) [cabeça-de-chave]
  • 5. Argentina (1241 pontos) [cabeça-de-chave]
  • 6. Suíça (1199 pontos)
  • 7. França (1198 pontos) [cabeça-de-chave]
  • 8. Polônia (1183 pontos) [cabeça-de-chave]
  • 9. Chile (1135 pontos)
  • 10. Espanha (1126 pontos)

A próxima atualização do ranking da FIFA será divulgada depois da Copa da Rússia, fique ligado.