Entenda os benefícios da rede social TikTok para impulsionar empresas

App mais baixado em 2021 acumulou 656 milhões de downloads; CEO da Etus e especialista em marketing digital destaca a importância da comunicação planejada e estratégica

Com o crescimento e apresentação de uma vertente digital diferente da vista nos últimos anos, o TikTok superou em 2021 os aplicativos da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) e atingiu a marca de app mais baixado, com um total de 656 milhões de downloads, segundo a empresa Apptopia. A rede social chinesa decidiu apostar em vídeos curtos personalizáveis para conquistar o mercado do entretenimento e, ao mesmo tempo, atingir setores comerciais, a investida tem conquistado marcos positivos desde então.

A liberdade na criação e facilidade no manuseio facilitam a experiência do usuário, permitindo maior alcance e uma maior variedade nos conteúdos encontrados. O que antes era um aplicativo de tendências no entretenimento, hoje, aliado a estratégias comerciais já consolidadas no Instagram e Facebook, entra como mais uma ferramenta de conteúdos de impacto no marketing digital.

O cofundador e CEO da Etus, André Patrocinio, explica que ter a marca inserida em ferramentas digitais permite maior engajamento, proporcionando ao usuário uma experiência mais direta e funcional. “O Social Commerce, por exemplo, está cada vez mais presente no dia a dia dos usuários das redes sociais, ou seja, o consumo de produtos e serviços aliados a estratégias de marketing ficou mais acessível”.

André Patrocínio
André Patrocínio, Cofundador e CEO da Etus

“O TikTok é hoje um dos mais populares aplicativos para os produtores de conteúdos digitais, a metodologia de engajamento diferenciada que foge das métricas convencionais de entrega regionalizada do produto, permite um maior alcance e proximidade com o público-alvo pretendido”, esclarece.

O especialista em marketing digital, menciona ainda a influência e o impacto causado pelas redes sociais, em especial o TikTok. “O melhor marketing é aquele que não parece ser marketing, tendo em vista, criar a comunicação humanizada e personalizada, compreendendo os gostos e dores do público que deseja atingir é sem dúvida a forma mais assertiva de criar o vínculo necessário visando o que todos desejam, a venda”, afirma.

Patrocinio destaca que a comunicação humanizada é a ‘bola da vez’, por isso, trabalhar com uma rede social que preza pela proximidade e identificação pode ser um diferencial importante na ação de marketing de uma empresa. “O importante é pensar em uma estratégia de impacto através de métricas aliada a análises de performance e um planejamento de conteúdo inteligente”, explica.

Atribuição inovadora

Recentemente a Etus apresentou uma nova atribuição inovadora e se tornou a primeira no mercado a ofertar o serviço de programação no TikTok, para facilitar as ações das marcas que investem no aplicativo. “Agora, os usuários contam com 13 redes sociais associadas na plataforma que podem ser agendadas de uma única vez”, diz o CEO da Etus.

Outra novidade é o relatório de métricas. “Até o momento não existia nenhuma plataforma que pudesse rastrear os dados do aplicativo e emitir um relatório completo para apresentar os resultados. Por meio do site da Etus o usuário pode obter informações importantes para avaliar sua estratégia no aplicativo e ver se o caminho planejado está indo de acordo com os interesses da empresa ou se algo precisa ser reajustado”, conclui.

Sobre a Etus

Uma agência de marketing digital, dois sócios e uma solução que resolveria um problema interno e posteriormente, melhoraria os processos de várias outras agências. Há 6 anos, os sócios André Patrocinio e Márcio Niasa perceberam a necessidade de otimizar os processos com bom monitoramento. Desenvolveram então um sistema próprio que substituiria várias plataformas, concentrando todas as ferramentas em uma só.

Do uso interno, a Etus cresceu de modo espontâneo. “Conforme íamos utilizando a ferramenta na nossa agência, percebíamos como aquele sistema tinha potencial para resolver as dores e necessidades de outras pessoas. Ao longo de 4 meses usamos internamente, testamos, aperfeiçoamos e quando resolvemos oferecer para o mercado tivemos 100 vendas no primeiro dia”, conta André Patrocínio.

A Etus teve um crescimento exponencial em todo território nacional. Na contramão das empresas de tecnologia, a startup decidiu fincar raízes na cidade onde nasceu, apesar das oportunidades e dos convites para levar a sede para capitais como São Paulo e Florianópolis, consideradas polos de tecnologia.

No ano de 2020 a Etus foi comprada pela Locaweb, líder em serviços digitais no Brasil para empresas de pequeno e médio porte.

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