10 dicas essenciais para cuidar bem da pele durante o verão

Hidratação, alimentação, proteção solar e uma boa noite de sono são algumas das dicas para manter a pele saudável nos dias mais quentes

São Paulo, janeiro de 2022 – A estação mais quente do ano está aí e, com ela, a tendência a se passar mais tempo ao ar livre. Para aqueles que tiram férias neste período ou mesmo para os que aproveitam os finais de semana para ir à praia, piscina ou fazer outros passeios durante o dia, é preciso um pouco mais de atenção com a exposição solar.

De acordo com Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA Italy, mesmo quem não pretende se expor ao sol para ficar com a pele mais bronzeada, também precisa tomar alguns cuidados. “Com os dias quentes, longos e maior incidência de luz solar, é natural que mesmo em atividades corriqueiras realizadas durante o dia, a nossa pele absorva mais os raios UVA e UVB, sendo que ambos são nocivos e ficam mais intensos durante o verão. Envelhecimento precoce, câncer de pele e alergias são alguns dos problemas que podem ser causados por essa exposição”, explica.

Pensando nisso, separamos 10 dicas que podem ajudar a manter a pele mais saudável durante o verão:

  1. Hidratação: em primeiro lugar, repor a água que o corpo perde no suor é essencial. Por isso, beber muita água neste período não é exagero. Sucos naturais também ajudam a evitar a desidratação do corpo e, além de saudáveis, podem ser ótimas opções de refrescos. Mas além da hidratação por meio da ingestão de líquidos, também é necessário atenção redobrada com o ressecamento que pode ser causado pelo sol. Por isso, é recomendado o uso diário de hidratantes, como o Nutribalm Lipid Replenish, hidratante corporal com niacinamida clareadora da ADA TINA Italy. Com ceramidas essenciais (uma composição rica e equilibrada de ceramidas 1, 3 e 6), o Nutribalm possui alto efeito de hidratação, inclusive, para peles secas e ressecadas. Além disso, ele também atua na prevenção do envelhecimento da pele, deixando-a mais protegida e saudável. Já para as mãos, uma opção é o Proteand B5, creme ultrarreparador e hidratante da ADA TINA Italy, que combate e previne o ressecamento da pele das mãos.
  2. Proteção solar: um bom protetor solar deve ser utilizado diariamente, mesmo durante o inverno ou dentro de casa. Mas principalmente no verão, esse produto deve ser o seu melhor amigo e estar por perto o tempo todo, sendo reaplicado quando necessário para não deixar a pele desprotegida em momento algum. Além de evitar queimaduras e vermelhidão, o protetor solar também é o principal responsável por cuidar da pele quando o assunto é envelhecimento, manchas e câncer de pele. Por isso, saber escolher a opção que mais se adequa às necessidades do seu tipo de pele, é essencial. Para peles mistas e oleosas, por exemplo, uma opção é o Normalize Matte Intense FPS 50, da ADA TINA Italy, um protetor solar com alto efeito matte e com a exclusiva tecnologia Solent – desenvolvida pela marca -, que oferece 12 horas de proteção solar consecutivas sem a necessidade de reaplicação ou retoques (exceto em contato com a água). Além disso, ele também controla o brilho e a oleosidade excessiva da pele e, mesmo durante os dias mais quentes do verão, ele é resistente ao suor, sendo capaz de deixar a pele mais seca e com aspecto matificado. Outra sugestão é o Soleize Mineral FPS 66, que é um protetor solar físico com cor, anti-melasma, textura mousse, efeito matte e toque seco. Indicado inclusive para peles mais delicadas, como as peles com rosácea, peles sensibilizadas e com sinais de vermelhidão, ele oferece alta proteção contra UVA e UVB, luz azul e visível, além de também contar com a tecnologia Solent, ou seja, com 12 horas de duração. Sua alta capacidade de proteção da pele acontece por meio da dupla proteção de micropartículas minerais que absorvem e refletem os raios solares.
  3. Roupas e acessórios: optar por roupas de algodão para realizar atividades ao ar livre é a melhor escolha neste período, já que esse tecido contribui com a proteção dos raios solares mais do que tecidos sintéticos. Além disso, sua pele e olhos também irão agradecer o uso de óculos escuros, chapéu, boné ou viseira. Já para quem vai para a praia ou piscina, se proteger com guarda-sol de lona ou algodão é essencial para evitar exposição direta. Mesmo assim, esses materiais ainda permitem a passagem de até 50% dos raios ultravioletas, por isso, manter a pele 100% do tempo com um bom protetor solar é indispensável.
  4. Alimentação: para quem quer aproveitar o verão para deixar a pele mais bronzeada, é possível fazer isso de maneira saudável. Além do uso contínuo do protetor solar, investir em alimentos ricos em betacaroteno deve ser a principal escolha na hora das refeições. Isso porque o betacaroteno é um antioxidante que combate os radicais livres e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ele ajuda a minimizar os efeitos nocivos do sol e contribuir com o aumento saudável de produção de melanina, responsável pelo tom alaranjado do bronzeado. Neste caso, é possível apostar em legumes e frutas como beterraba, cenoura, mamão, manga, melancia, laranja, tomate, abóbora, maracujá e melão.
  5. Limpeza: com o calor, há também o aumento da produção do sebo da pele, principalmente em pessoas com pele oleosa. Além de obstruir os poros, o sebo e a oleosidade podem causar um aspecto mais pesado ao rosto. Por isso, manter a pele limpa é essencial durante os dias mais quentes e esse cuidado deve ser diário. A Acqua Micellare, da ADA TINA Italy, é uma opção de água micelar demaquilante e purificante não oleosa, com ação 6 em 1, ou seja: limpa, demaquila, purifica, hidrata, refresca e normaliza o pH da pele. Outra sugestão é o Depore Concentrate, gel de limpeza antioleosidade da ADA TINA Italy, que limpa profundamente a pele sem ressecar, remove a oleosidade e brilho excessivos, além de reduzir os poros e tratar a acne.
  6. Banho de água doce: pode parecer uma dica óbvia, mas ao sair da praia ou piscina, é muito comum que as pessoas ainda demorem um tempo até tomarem banho ou ducha. Porém, quanto antes você conseguir retirar o sal e o cloro do corpo, melhor. Essas substâncias ressecam a pele e facilitam a formação de fissuras, que podem permitir a entrada de microrganismos. Por isso, não ignore aquela ducha na praia, na entrada do prédio ou ao lado da piscina. Além de tirar o incômodo da areia e suor, a água ainda irá remover o excesso de sal e cloro do corpo. E, ao chegar em casa ou na hospedagem, aproveite o calor para tomar um banho com a água mais fria ou morna e troque o traje de banho por roupas secas e limpas.
  7. Depilação: sol e tratamentos na pele, como a depilação, nem sempre formam uma boa combinação. Por isso, é importante ficar atento a alguns detalhes. O ideal é que a depilação seja feita, pelo menos, 48 horas antes da exposição solar. Quando feita no dia ou na véspera, por exemplo, pode causar manchas escuras na pele, principalmente se o método utilizado for cera. E mesmo nos tratamentos feitos à laser, a recomendação também é de que haja um período mínimo entre a depilação e a exposição ao sol. Por isso, sempre se informe antes com a clínica escolhida para saber qual a melhor data para realizar a sessão à laser antes de se expor ao sol.
  8. Maquiagem: todo cuidado com os excessos quando o assunto é maquiagem no verão. Com o calor, os poros tendem a ficar mais abertos e, ao utilizar maquiagem, principalmente durante o dia todo ou em muitas camadas, esses poros ficam bloqueados. Por isso, mesmo na praia ou à noite, a dica é apostar em protetor solar com cor. Desta maneira, além de manter a pele protegida, ainda é possível garantir um tom uniformizado e homogêneo, sem danificar os poros. A linha Biosole BB Cream FPS 60, da ADA TINA Italy, é uma boa opção com diversas tonalidades para peles oleosas. Com toque seco oil free, ele disfarça manchas e imperfeições, além de garantir 12 horas de proteção solar. Outra sugestão é a linha Biosole Fluid Sun Color Defense FPS 98, também da ADA TINA Italy, que é um protetor solar com cor que uniformiza e tonifica instantaneamente a pele com uma cobertura leve e natural, sendo indicado para peles com extrema sensibilidade ao sol e que também oferece até 12 horas de proteção solar.
  9. Sono: outra dica que pode parecer óbvia, mas, durante o verão, as festas vão até mais tarde, o dia clareia mais cedo e, com isso, mesmo sem perceber, é comum que as pessoas durmam menos horas para aproveitar mais os dias longos e quentes. Por isso, manter a rotina de dormir, pelo menos, 8 horas por noite é essencial para manter a pele com um aspecto saudável e descansado e, principalmente, prevenir sinais de envelhecimento. Além de uma boa noite de sono evitar olheiras, você ainda terá mais disposição no dia seguinte para aproveitar mais um dia de verão.
  10. Calor x umidade: essa combinação é a principal causadora de fungos e, por isso, é mais comum no verão. Para evitar esse tipo de problema (causador de doenças como micoses), é importante estar sempre atento a manter a pele (e roupas) seca e limpa, especialmente em regiões mais quentes e úmidas do corpo, como pés, axilas, virilhas e unhas. Além disso, utilizar chinelos ao redor de piscinas ou em vestiários e chuveiros de uso coletivo, evitar calçados fechados por muito tempo e não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas e chapéus, são pontos essenciais para evitar a proliferação de microrganismos na pele.

E além dessas 10 dicas, ainda é importante ressaltar que, qualquer alteração na pele, como o surgimento de manchas, alergias ou feridas que demorem para desaparecer, é recomendado buscar uma consulta dermatológica o quanto antes.

Sobre a ADA TINA Italy

ADA TINA Italy

ADA TINA Italy é uma marca italiana de clinical skin care com alta concentração de ingredientes e eficácia incomparável. A marca ADA TINA Italy tem o comprometimento com seu life concept: respeito à natureza, respeito à pele e respeito aos animais, oferecendo produtos com DNA italiano, veganos, não testados em animais, livre de parabenos e seguros para uso por gestantes. A empresa também possui o selo PETA, que atesta a ADA TINA Italy como uma empresa 100% vegana. São dermocosméticos altamente eficazes que garantem resultados visíveis para a pele e bem-estar de quem os utiliza.

Instagram Adoro Plantas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui