4 dicas para estudar melhor online durante a pandemia

Dicas para estudar melhor online

Não é nenhum segredo que a pandemia COVID-19 forçou todos nós a fazermos mudanças substanciais em nossas vidas diárias.

As empresas, onde foi possível, adotaram o trabalho remoto como padrão, já as faculdades têm adotado o ensino à distância como solução para o problema.

Muitos estudantes universitários que antes da pandemia haviam se matriculado em cursos presenciais, precisaram se adaptar ao ensino online.

A transição para os estudos online pode ser uma mudança difícil, especialmente se você for completamente novo no assunto. Algumas tarefas, como fazer a justificativa de TCC e monografia, se tornaram ainda mais nesse período.

Aqui estão 4 dicas para ajudá-lo a se adaptar ao EAD e a manter seu aprendizado normal ao longo do semestre.

1. Prepare sua área de estudo

Quando você está fazendo a transição do ensino presencial para o estudo online, é importante ter um espaço físico dedicado ao seu aprendizado. Isso o ajudará a se estabelecer e entrar na mentalidade de estudar.

A primeira coisa que você deve fazer é ter uma mesa dedicada aos estudos. Garanta que todas as ferramentas importantes para seus estudos sejam mantidas lá, como fones de ouvido, cadernos e livros.

Se você mora em um espaço compartilhado, isso pode não ser possível ou fácil de realizar.

Nesse caso, tente reivindicar uma área da mesa da cozinha, ou da sala de jantar, e certifique-se de que sua família ou colegas estejam cientes do espaço que você está separando para seus estudos.

2. Estabeleça uma rotina – e cumpra-a!

Depois de criar um espaço de estudo, é importante estabelecer uma rotina de estudo regular.

Lembre-se, todos nós somos criaturas de hábitos e você pode usar isso para ajudá-lo a entrar na mentalidade certa. Reservar períodos de tempo regulares é tão importante quanto criar seu espaço de estudo.

Todos nós temos preferências diferentes sobre como e quando gostamos de aprender, e este é um dos benefícios do estudo online.

É importante descobrir quando você é mais produtivo e se prefere longas sessões de estudo ou muitas sessões curtas.

Depois de estabelecer suas preferências, lembre-se de programar seu tempo de estudo de acordo.

Quanto tempo você dedica a cada uma de suas sessões de estudo dependerá da sua carga de matérias e dos compromissos de trabalho/família que você possui.

3. Bloqueie distrações

Um dos maiores assassinos de produtividade quando você está fazendo a transição para o estudo online é a distração. Nossas casas tendem a ficar cheias de distrações como TV, internet, jogos, família, livros e etc…

Bloquear distrações é muito mais fácil falar do que fazer, mas existem algumas dicas e aplicativos que podem ajudá-lo.

Tente deixar seu telefone do outro lado do quarto ou em outro ambiente. O mais importante é mantê-lo fora do alcance e dificultar a procrastinação.

4. Acompanhe seu progresso em objetivos, não em minutos

Quando você inicia sua rotina de estudo, é tentador acompanhar seu progresso pelo tempo que você passou em sua mesa, mas esta pode não ser a melhor maneira de acompanhar como você está indo.

Certifique-se de acompanhar o seu progresso em relação aos seus objetivos de estudo reais, em oposição ao tempo que você gastou relendo o mesmo parágrafo repetidamente.

Se você está escrevendo o seu trabalho de conclusão de curso, um bom objetivo para iniciar é escrever a justificativa de TCC. Após isso, estabeleça como objetivo a finalização do primeiro capítulos.

A maneira mais fácil é definir seus objetivos antes de iniciar sua sessão de estudos. Pense sobre o que você deseja realizar em sua sessão de estudo e divida-o em objetivos alcançáveis. Lembre-se de manter seus objetivos realistas e alcançáveis.

Ativar Notificações
Receber notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários