10 perguntas para Étila Santiago, representante de São José da Coroa Grande no Miss Pernambuco 2013
“Determinada, faço o que posso para conseguir o que quero sem ultrapassar meus princípios. Chata, pois se realmente eu quero, não tem ninguém que tire isso da minha cabeça. Perfeccionista, quando me comprometo a fazer algo, tenho em mim o dever de ser a melhor, pelo menos tentarei o fazer”.
Assim se define a belíssima Étila Santiago, 20 anos, 1,73 m, representante do município de São José da Coroa Grande no Miss Pernambuco 2013, que acontece em 18 de julho. A vencedora garante vaga no Miss Brasil. Agora conheça mais sobre a linda Étila Santiago:
1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?
ÉTILA SANTIAGO: Primeiro concurso que participei eu tinha apenas 15 anos, perto dos 16, todos conhecem ou já ouviram falar do ‘Menina Fantástica’ transmitido pelo Globo. Foi a primeira edição do reality, não entrei na casa, mas foi por aí que tudo começou. Na época todos falavam que eu deveria ser modelo, mas tinha cara de Miss… Sendo que não levava muito a sério. Logo depois tive propostas de concursos de miss, porém tinha sido chamada para morar em SP e trabalhar como modelo. Fui me interessar mais a fundo em concursos de Miss depois dos meus 18 anos, quando eu já tinha viajado para alguns países e nesses lugares sempre me perguntavam o porquê não participava dos concursos… Foi quando eu realmente procurei saber mais sobre.
2. Você acha que miss e modelo ainda sofrem com o estereótipo de que mulheres bonitas não podem ser inteligentes?
ÉTILA: Eu acho que não é bem assim, muitas pessoas infelizmente ainda têm esse preconceito quanto a concursos de beleza ou a pessoas que vivem da estética. Não são apenas com modelos ou misses, mas com fisiculturistas, por exemplo, que também sofrem com isso. Se preocupar com seu bem estar, e sua auto-estima não quer dizer que não tenha capacidade de ser um Doutor. Inteligente é aquele que consegue conciliar as duas coisas na vida.
3. Como é a preparação de uma candidata para um concurso da grandeza do Miss Pernambuco? E aproveitando a pergunta, precisou mudar a alimentação, deixando de lado coisas que adora?
ÉTILA: Posso confessar que não mudei muita coisa em ralação ao que era antes. No meu dia-a-dia eu já tenho minha alimentação regrada e com exercícios regularizados. Faço isso porque gosto e, o que muda, é que o foco agora está voltado para o concurso e querendo ou não ficamos um pouco mais preocupadas.
4. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e jurados ou a competição com as outras candidatas?
ÉTILA: Não é que seja difícil, mas é exatamente esse conjunto de coisas que dá aquele friozinho na barriga. Desfilar é algo que faço frequentemente e para mim não é nenhum bicho de 7 cabeças; competição, para quem é modelo vive isso sempre, num casting, por exemplo, estamos alí para tentar conseguir um trabalho, e cada um faz o melhor para conseguir. É uma competição, certo? Mas a graça do concurso é exatamente juntar os dois e deixar o gostinho na boca de saber o resultado.
5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?
ÉTILA: Eu estou cursando Direito, indo para o 4º período agora. Estou amando o curso e a cada dia me apaixonando mais… Se Deus quiser conseguirei ser Delegada que é uma profissão que admiro muito.
6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?
ÉTILA: Eu gosto muito de ler, ver filmes, dançar (amo dançar) [risos]. Na verdade gosto de fazer coisas diferentes sempre quando dá. Não tive que abdicar de nada.
7. O que um homem precisa para conquistá-la?
ÉTILA: Principalmente entender essa minha carreira, compreensão e apoio. Estar perto, se preocupar, ser atencioso. Eu sou muito romântica, quero e gosto muito desse cuidado, acho fundamental num relacionamento.
8. Quem é sua inspiração e por quê?
ÉTILA: Minha inspiração no mundo Miss é a Natália Guimarães, para mim deveria ter ganhado o Miss Universo 2007. Linda em todos os aspectos, corpo, rosto, jeito…
9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.
ÉTILA: Sou muito vaidosa, passo protetor solar, hidratante no rosto todos os dias. Faço exercícios diariamente, menos no domingo, pois é essencial o relaxamento do músculo. Porém, ao contrário do que pensam, já em relação ao meu cabelo, não faço muita coisa, mas hidrato de 15 em 15 dias, pois é cacheadinho e os fios muito fininhos.
10. Para terminar, que conselho daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?
ÉTILA SANTIAGO: Foco. Pois não é fácil! Precisa ter uma cabeça centrada. Tanto modelo como Miss passam por muitas provações e esses desafios são apenas para nosso crescimento profissional, mas quem não tem foco, não consegue passar por eles.